A série clássica de Sailor Moon está voltando ao Brasil em sua versão em alta definição! Os planos para o retorno da série foram revelados pelo diretor de licenciamento da Toei Animation, Daniel Castaneda, em entrevista exclusiva ao JBox (confira no vídeo abaixo).

Segundo Daniel, a previsão é que a série clássica seja exibida em uma emissora de TV aberta a partir do 1º trimestre do ano que vem. Com a exibição do anime completo, espera-se que em seguida seja exibida a versão mais recente, Sailor Moon Crystal – mas tudo depende do êxito da primeira.

O diretor relembra que Sailor Moon (em sua versão remasterizada) foi exibido com sucesso este ano no México, pela TV Azteca, o que motivou a exibição de Crystal em seguida.

Sailor Moon Crystal | © 2014 Toei Animation

Outro item muito importante quando se fala de Sailor Moon no Brasil é a sua dublagem. Em 1996, quando estreou na Rede Manchete, Sailor Moon foi dublado pela Gota Mágica. Quando retornou no 2000 pelo Cartoon Network (tendo uma passagem também na TV Record em seguida), a partir da temporada Sailor Moon R, a série foi dublada na BKS com um elenco totalmente diferente, que se seguiu até o último episódio da fase Sailor Moon Stars.

Daniel afirma que será feita uma redublagem da série e o elenco escolhido tende a ser o mesmo da BKS, que foi quem dublou a maior parte dos episódios.

Mais detalhes como a emissora que deve veicular a série no Brasil devem ser revelados em breve.


Sailor Moon foi criado como um mangá por Naoko Takeuchi no final de 1991, nas páginas da revista japonesa Nakayoshi, sendo finalizado em 1997 (originalmente com 18 volumes). Em 1992, virou uma série animada pela Toei Animation, encerrada em 1997.

Na história, Serena Tsukino (Usagi Tsukino) é uma estudante de 14 anos, chorona e que não vai muito bem na escola. Um dia ela se encontra com uma gata falante e recebe poderes para se transformar em Sailor Moon, uma heroína que luta pela justiça. Outras Sailors, com poderes inspirados nos planetas do sistema solar, juntam-se com o tempo, formando uma equipe de guerreiras.

A série estreou no Brasil em 1996, pela extinta Rede Manchete. Retornou à TV em 2000, pelo Cartoon Network, a partir da temporada Sailor Moon R. Todas as fases seguintes, nomeadas como S, Super S e Stars, foram exibidas pela emissora paga. Sailor Moon R também teve uma rápida passagem pela TV Record, sendo exibido dentro do infantil Eliana & Alegria. Alguns episódios das fases R e S foram lançados em DVD, enquanto a primeira temporada teve alguns episódios lançados em VHS.

Após mais de 10 anos de negociação, a Editora JBC publicou o mangá original por aqui a partir de 2014. Foi usada como base uma reedição fechada em 12 volumes. A empresa também lançou os 2 volumes de Sailor Moon: Short Stories e de Sailor V, história que deu origem a Sailor Moon.

Em 2014, a Toei Animation produziu Sailor Moon Crystal, um remake animado mais próximo à história do mangá. A série foi exibida por aqui via Crunchyroll, com legendas em português.