Saudações inca-venusianas! (Awika!) Natal chegando e o fim de ano tá assim de notícias para 2019. Depois de tempos, o nosso Tarzan Galático volta a ser capa da coluna com expectativas para o mangá da JBC. Habemus novidade sobre Ryusouger, Ultraman, Godzilla e também de uma nova série tokusatsu que tínhamos noticiado meses atrás. Lembra qual é? Pois vamos juntos embarcar no DenLiner rumo ao futuro.


Preparando terreno

A CCXP aconteceu neste fim de semana e o painel da Editora JBC apresentou na sexta (7) uma palestra conduzida pelo editor Marcelo Del Greco, o roteirista Fábio Yabu e o ilustrador Michel Borges. O assunto da vez, é claro, é sobre o mangá de Jaspion. Detalhes foram revelados por eles.

O plano da JBC é de lançar o mangá em formato físico e digital. Há possibilidade também da publicação ganhar uma edição de luxo, com capa dura e colorida. Nada está confirmado e tudo está em processo de análise para aprovação. “Não será uma revista para bancas de jornal, isso nós já sabemos. Queríamos lançar em livrarias, mas elas estão fechando. Teremos de pensar em como vamos atingir nosso público. Fato é que o digital será importante nesse processo“, comenta Del Greco.

O editor ainda fala sobre a inspiração do Henshin Universe. “Queremos fazer uma espécie de Vingadores com os heróis conhecidos japoneses. No entanto, queremos primeiro trabalhar com Jaspion com carinho e criar um mangá inesquecível.

A trama se passa cerca de 30 anos depois da batalha final do herói contra o Poderoso Satan Goss e será fechada. Dependendo do engajamento do público, outras histórias serão feitas para expandir o Henshin Universe e incluindo outros heróis da Toei Company. Sem contar os easter eggs que vão surgir na história.

Não compensaria escrever algo que as pessoas já conhecem. Mas também é preciso respeitar a memória afetiva dos fãs. Não se brinca com as recordações de infância“, diz Fábio Yabu.

É bom lembrar que já comentamos aqui que Changeman e Flashman não foram  liberados, uma vez que a Hasbro, a nova dona de Power Rangers, está administrando também as séries Super Sentai que não foram adaptadas na TV. Muito provavelmente pela inclusão de outras equipes na mitologia de Power Rangers nos quadrinhos.

A previsão de lançamento do mangá nacional de Jaspion é para algum momento de 2019.


Sobre Jaspion

Produzida em 1985 pela Toei Company, a série O Fantástico Jaspion foi o 4º segmento da franquia conhecida como Metal Hero, inaugurada com a trilogia dos policiais do espaço Gavan (1982), Sharivan (1983) e Shaider (1984). Narra a saga do órfão Jaspion, que recebe a missão de lutar contra o império do temido Satan Goss. Ao lado da androide Anri e da monstrinha Miya, Jaspion chega à terra para procurar as crianças que possuem o poder de encontrar o Pássaro Dourado, um ser mítico que teria a chave para a vitória contra o mal.

Em 1988 a série estrearia na programação da extinta Rede Manchete, iniciando ao lado de Changeman um verdadeiro “boom” de heróis japoneses na TV brasileira. Ícone de uma geração, virou referência do tokusatsu por aqui, sendo sem dúvidas o maior sucesso comercial do gênero no país.

O projeto de um mangá nacional do Jaspion foi anunciado em julho deste ano pela Editora JBC, que firmou uma parceria com a própria Toei Company junto a Sato Company – ou seja, trata-se de um produto oficial. Os quadrinhos contam com roteiro de Fábio Yabu (Combo Rangers) e arte por Michel Borges (Anarriê) e devem trazer uma história que se passa após os acontecimentos da série de TV.


Novo trailer

Nesta segunda (10) foi ao ar mais um trailer de Godzilla II: Rei dos Monstros. O destaque foi o embate entre Godzilla e King Ghidorah, além das aparições de Mothra e Rodan. (Será que tem mais algum escondido nas rochas?) O filme estreia dia 30 maio de 2019 nos cinemas brasileiros.


Pôsteres titânicos

Horas antes do lançamento, a Warner e a Legendary lançaram um belo (e que belo) pôster do Godzilla. Na noite desta quinta (13) foram lançados mais três pôsteres com os titãs (como serão chamados os kaijus na mitologia) Mothra, Rodan e Ghidorah. Que demais, hein! Veja:


Sinopse e cacarecos

Mais detalhes sobre Kishiryu Sentai Ryusouger. Já podemos ter uma melhor visualização dos heróis e do logotipo da nova série Super Sentai.

Sobre as Ryusouls, os dispositivos de transformação, são pequenas figuras que parecem cabeças dos respectivos dinossauros que podem se tornar em figuras do estilo medieval – ou cavaleiro. Cada alma destrava um poder diferente para cada herói, junto com as forma especiais de armadura.

Os heróis são: Red Soul, Blue Soul, Pink Soul, Green Soul e Black Soul.

Foram divulgadas algumas Ryusouls: Haya Soul (alma da rapidez), Nobi Soul (alma do crescimento), Omo Soul (alma do peso), Muki Muki Soul (alma da força), Chisa Soul (alma do encolhimento) e Migake Soul (alma da agilidade). O cinto e a espada carregam a Fue Soul (alma da duplicação) e a Tsuyo Soul (alma do poder), respectivamente. Veja:

A Toei disponibilizou também uma sinopse:

Antigamente… bravos cavaleiros lutaram contra o terrível Druidon. Com seus parceiros dinossauros. Eles foram chamados Ryusouger. Eles formaram seus parceiros dinossauros, os Kishiryu, controlavam os poderes das Ryusouls e eram chamados de Ryusouger. Agora, o mundo está em paz graças a eles. Porém, o retorno de Druidon está próximo e os Kishiryu deverão despertar mais uma vez. Agora, um novo Super Sentai jamais visto antes está chegando!

O cartaz não revela a data de estreia, mas deve acontecer em meados de fevereiro de 2019.

Veja mais imagens do catálogo de brinquedos de Ryusouger:


Música, café e Ultraman

Akihabara tem point garantido para os fãs de tokusatsu. O espaço Ultraman Music Cafe foi aberto nesta quinta (13) com músicas da série original de 1966 até a vigente Ultraman R/B, incluindo temas de abertura e de batalha. Possui também um programa de rádio chamado ULTRA TIME!, onde o MC interage com o público e anuncia os pedidos musicais dos clientes. Além de um grande monitor que exibe sequências de luta com música.

O Ultraman Music Cafe vende diferentes bebidas e itens de comida com o tema dos Ultras. Serão dados até 21 tipos de cartões a um cliente por pedido. Haverá diferentes tipos de goods à venda.

O espaço fecha em 31 de dezembro e reabre de 3 a 27 de janeiro de 2019.

Confira o menu aqui.


Ao vivo

Neste domingo (9) foi realizada uma coletiva de imprensa para o filme Kamen Rider Heisei Generations Forever. A conta oficial do título no Twitter transmitiu uma live desse evento.

Lá foi anunciado que o tema principal do filme seria um remix de todos os temas de abertura das séries Heisei Kamen Rider, criado por Daisuke Asakura. Recentemente, Asakura trabalhou na composição de “Be The One“, tema de abertura de Kamen Rider Build. Também foi integrante da banda Access ao lado de Hiroyuki Tamaki, que viveu Masamune Dan em Kamen Rider Ex-Aid.

Kamen Rider Heisei Generations Forever estreia logo mais em 22 de dezembro nos cinemas japoneses.


Shinobi Change!!!

A Shout! Factory anunciou nesta quarta (12) o lançamento de Ninpuu Sentai Hurricaneger em DVD-box nos EUA e no Canadá. A série Super Sentai de 2002 serviu de adaptação para Power Rangers Tempestade Ninja (de 2003). Será a décima segunda série da franquia lançada oficialmente na terra do Super Sam (time is money!) a partir de 26 de março de 2019. A quem interessar, a bagatela vai custar $59,97 (uns R$ 234 mais impostos).


Reboot

Em entrevista exclusiva ao site Hollywood Reporter, o roteirista Jeff Gomez disse que a Tsuburaya contactou a produtora Starlight Runner Entertainment para produzir um reboot americano de Ultraman. A empresa sediada em Nova Iorque já trabalhou em spin-off de franquias como Homens de Preto, Halo e Avatar.

A intenção é desenvolver uma nova mitologia do gigante prateado para a era digital fora do Japão e incluir uma série de TV para o mercado de serviços de streaming. Além da série original de 1966, a inspiração também vem da série Ultra Q, também do mesmo ano, para a concepção de uma força policial para enfrentar monstros gigantes e alienígenas.

Ultraman é um dos meus maiores heróis de infância. Estamos honrados por embarcar nesta missão para trazer esta família de personagens de volta ao cenário mundial.“, disse Gomez, que é também CEO da Starlight Runner.


Prévia

Columbia Music Japan divulgou o vídeo acima com uma prévia do CD Kaito Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Lupinranger VS Character Song Album, a ser lançado no dia 26 desse mês. Informações sobre as faixas do álbum e preço (caso queira importar) na edição 25 da coluna.


Astros confirmados

A Ultra Heroes Expo 2019 acontece na Tokyo Dome City Prism Hall de 19 de dezembro a 6 de janeiro de 2019. Os astros confirmados de Ultraman R/B são: Yuya Hirata (Katsumi Minato/Ultraman Rosso), Ryosuke Koike (Isami Minato/Ultraman Blu) e Arisa Sonohara (Asahi Minato).

Retornam: Hideo Ishiguro como Gai Kurenai/Ultraman Orb e Tatsuomi Hamada como Riku Asakura/Ultraman Geed.

Como mencionado em edições anteriores deste semanal, o local desta edição será dividido em duas áreas. Uma para batalha e outra para jogo, com cabine fotográfica e loja de souvenir com itens de edição limitada.

Assista o vídeo:


Gagagagagagaga

Os heróis Juushowan

Lembra que na edição 14 da coluna noticiamos sobre o anúncio da série Tokusatsu Gagaga? Então, esta é uma adaptação do mangá de mesmo nome assinado por Tanba Niwa e que vai ganhar uma versão carne-e-osso na TV japonesa a partir do mês que vem.

A atriz principal é Fuka Koshiba, que interpreta a office lady Kano Nakamura. Ela esconde ser uma otaku por tokusatsu. Sempre se baseando pelo código dos heróis de tokusatsu e se imaginando como uma heroína do gênero para superar seus problemas de rotina. Por ser anti-social, Kano deixa de se encontrar com seus colegas para assistir produções de tokusatsu. Além de colecionar DVDs, livros, figures e coisas do tipo.

Em paralelo, a série apresenta o quarteto Juushowan, cujo os trajes para a versão live action foram divulgados nesta terça (11). O estilo é visivelmente baseado nas séries Super Sentai.

Tokusatsu Gagaga conta também com os atores Haruka Kinami, Takafumi Honda, Rena Takeda (de Kamen Rider Amazons), Mikoto Uchiyama e Kana Kurashina no elenco. O tema principal é interpretado pela banda Golden Bomber, do vocalista Sho Kiryuin, o mesmo do tema de abertura de Kamen Rider Wizard. Chama-se “Gagagagagaga”. (criativo, não?)

A atriz Fuka Koshiba (21)

Eu me perguntava que tipo de música-tema seria quando eu soube que Golden Bomber estava à frente! Eu estava muito animada! A atmosfera é única para a banda e para o tokusatsu. É uma música interessante que retrata a sensação dessa produção que não saiu da minha cabeça desde que a ouvi pela primeira vez. Ela também é usada como tema para os heróis Juushowan, tornando-se uma peça muito importante para essa história. Espero que as pessoas se sintam animadas e alegres enquanto assistem ao programa e ouvem a música tema.“, dia a atriz Fuka Koshiba.

Tokusatsu Gagaga estreia dia 18 de janeiro de 2019 na emissora estatal japonesa NHK.


Acabou-se o panetone, acabou-se o milho, a pipoca e o guaraná e o algodão-doce. Sexta que vem tamo juntos com mais notícias, promessas pro ano que chega daqui a pouquinho e quem sabe um presente do Papai Noel (Santa-chan para os íntimos) que não faz mal a ninguém. Té mais, venusianos. Fui.