A edição 2018 do Ressaca Friends, que ocorreu no último fim de semana em São Paulo, foi bem prolífica em informações exclusivas de editoras nacionais para canais no YouTube. Enquanto o Mangá Tube conseguiu o furo sobre os vários novos mangás que serão lançados pela Panini (Youjo Senki, Radiant, Pokémon Ruby & Sapphire e detalhes sobre a republicação de Dragon Ball), o Gabriel Sau, do Canal Gabriel Sau, entrevistou o Cassius Medauar, gerente de conteúdo da editora JBC, que lhe revelou alguns detalhes a respeito do que precedeu a publicação digital de Edens Zero.

Já em seu 24º capítulo, Edens Zero é o primeiro mangá a ser lançado digitalmente aqui no Brasil de maneira simultânea ao Japão. Saindo semanalmente desde junho deste ano, Cassius declara que o projeto é incrível, que a equipe têm muito orgulho de ter dado certo, mas que, no entanto, eles não estavam dentro disso desde o início. Ele explica que, à época, acompanhavam as notícias de que o autor Hiro Mashima vinha com um novo projeto e que ele seria publicado digitalmente e simultaneamente em outras 5 línguas além do japonês – francês, inglês, coreano, chinês e tailandês.

Como a JBC já havia trabalhado com a editora Kodansha e com o autor (eles já publicaram Fairy Tail de modo físico e digital, a coletânea de histórias Mashima-En e Monster Hunter Orage, além dos spin-offs Fairy Tail Zero e Fairy Tail Gaiden, títulos tocados por outros artistas com base na obra original), entraram em contato indicando que gostariam de participar também desse projeto simulpub. Após negociações e questionamentos, o contrato foi fechado. No entanto, isso só aconteceu 10 dias antes da data marcada para soltarem o primeiro capítulo.

Cassius conta que a Kodansha foi bem legal com eles, pois enviaram o material para edição assim que o contrato foi fechado, mesmo antes do pagamento, confiando na JBC. Na época, eles só fecharam para publicação digital, pois gostariam de ver como seria a recepção, sem acordar ainda o formato físico. Ele completa ainda que precisaram correr também com os parceiros de distribuição aqui do Brasil (Amazon etc.) e com o tradutor da obra, de modo que tudo funcionasse a tempo.

Ele coloca ainda que esse simulpub foi um ponto de virada em relação à publicação de mangás digitais no Brasil, refletindo no público e em outras editoras, como acrescentou Sau.

Sobre os volumes físicos, ele explica que, assim como o digital, a ideia é tentar lançá-los o mais próximo possível das publicações originais japonesas. O 1º irá sair esse mês, então esperarão que, por lá, saia o 3º, para só então soltarem os 2 restantes por aqui.

Assista a entrevista abaixo, que fala também sobre os outros novos mangás da editora que chegarão em dezembro:

[Via Canal Gabriel Sau]


Edens Zero é a obra mais recente de Hiro Mashima (autor de Fairy Tail e Rave Master), iniciada em junho de 2018, sendo a primeira série em quadrinhos do Japão publicada simultaneamente com o Brasil em e-book. O formato é encontrado nas plataformas Amazon, Livraria Cultura, iBooks e Kobo Rakuten, com adaptação da Editora JBC.

Sinopse oficial:
Em companhia do gatinho falante Happy​, a jovem Rebecca viaja mundo afora gravando vídeos para compartilhar no canal Aoneko​, um tipo de YouTube existente no universo de Edens Zero. Um dia, a dupla vai para o Reino de Granbell​, um abandonado parque de diversões habitado só por robôs. Os dois estavam se divertindo muito, quando surge um garoto misterioso que se apresenta como Shiki​. Quem é esse garoto e o que ele estaria fazendo nesse lugar só de robôs?!