Depois de Alita: Last Order, chegou a vez de conhecer os detalhes gráficos de A Rosa de Versalhes, outro mangá que chega no 1º bimestre do ano que vem pela Editora JBC.

Assim como os últimos lançamentos da empresa, o título virá com papel luxcream (o mesmo de Akira e Ghost in the Shell), no formato 13,2 x 20 cm. A primeira de 5 edições terá ao todo 408 páginas, sendo que os volumes 1 e 2 chegarão juntos às lojas, entre o fim de janeiro e início de fevereiro.

Anteriormente, a editora já tinha divulgado a capa nacional, projeto gráfico exclusivo do Brasil. A produção foi feita “do zero” por necessidade, já que não houve material enviado pelo Japão. Confira abaixo como ficou:

Capa nacional de Rosa de Versalhes | Editora JBC

Publicado originalmente entre 1972 e 1973 nas páginas da revista feminina Margaret, Rosa de Versalhes rendeu originalmente 10 volumes encadernados (que serão agrupados em pares por aqui), sendo o trabalho mais famoso da autora Riyoko Ikeda. Em 1974 ainda saiu uma compilação de histórias curtas em mais dois volumes, chamado Versailles no Bara Gaiden. Em 2013, 40 anos após o final original, novas histórias foram contadas em Versailles no Bara: Episode-hen, trazendo mais 4 volumes.

Inspirada em personagens reais que rondam a biografia da arquiduquesa da Áustria Maria Antonieta, Rosa de Versailhes é ambientada na França do século XVIII, acompanhando a história de Oscar, uma moça criada com treinamento militar como se fosse um garoto. Conflitos amorosos e a iminência da Revolução Francesa constroem o enredo que vendeu milhões de cópias pelo mundo.

Lady Oscar | © 1979 Nippon Television, TMS

Em 1979, o mangá virou um anime de 40 episódios, com um traço muito familiar para os brasileiros. O falecido Shingo Araki e Michi Himeno, os mesmos responsáveis pelo visual da TV d’Os Cavaleiros do Zodíaco, foram os responsáveis por embelezar Oscar e companhia na animação que se tornou um verdadeiro clássico. Com o título internacional de Lady Oscar, o anime foi sucesso na Europa nos anos 1980, sendo exibido em países como Itália e França.

No Brasil, o anime teve alguns episódios lançados em videocassete nos anos 1990 pela Europa Filmes.

[Via Henshin]