2018 não pode acabar sem nos lembrar que existe um filme live-action d’Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) em produção. O site da GFM Films divulgou o primeiro pôster (abaixo) pra dar um pequeno vislumbre do que veremos nos cinemas.

Pôster do filme.

Knights of the Zodiac: Saint Seiya tem roteiro de Will Geiger,  Blazej Dzikowski e Eugene Son (esse último, responsável também pela nova série animada da Netflix). A direção é do polonês Tomek Bagiński, que é co-diretor da série The Witcher para a Netflix.

A Toei Animation (estúdio responsável pelo anime original) está na produção, junto a empresa de Hong Kong que carrega o pretensioso nome de A Really Good Film Company.
Ainda sem previsão de estreia, o longa deve ter as filmagens iniciadas durante o verão boreal, período que corresponde ao nosso inverno (início do 2º semestre do ano que vem).
[Via GFM Films]

Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estreou nas páginas da revista Weekly Shonen Jump em dezembro de 1985. De autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, que marcou época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.

A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.

Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon NetworkBandPlay TV, e teve passagem recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão. A Crunchyroll também disponibiliza a série por streaming, com dublagem. Foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que atualmente produz a versão em Blu-ray.

O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publica atualmente uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban.

Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás, os títulos Episódio G (Conrad), Lost Canvas, Next Dimension e Saintia Shô (JBC) foram publicados no Brasil. Entre os animes, Os Cavaleiros do Zodíaco Hades (2002), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012) e Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015, apenas legendado) também foram exibidos. Em dezembro, foi lançada a versão animada de Saintia Shô, em exibição no Brasil pela Crunchyroll.

Em 2019, estreia uma nova série animada, um remake da original produzido pela Netflix em computação gráfica.