Ah, a maturidade que mora nas diferenças de idioma. A notícia vem do mês passado, mas só agora o pessoal do site Anime News Network percebeu e por tabela nós consequentemente vimos também. Clássico da produtora japonesa Tatsunoko, a série O Gênio Maluco (Hakushon Daimaoh, no original) vai comemorar seus 50 anos neste 2019. Mas se você nasceu nos anos 2000 ou mesmo nos anos 1990, provavelmente nem sabe do que estamos falando, né?

O Gênio Maluco | 1969 Tatsunoko

Lançado no Japão em 1969, o anime chegou ao Brasil pela distribuidora Network em algum momento dos anos 1970, sendo exibido até meados dos 80, passando pela Record e SBT. Depois, em uma versão editada nos Estados Unidos pela Saban, foi exibido como Bob, o Gênio pela Globo. Focado na comédia de situações, as histórias dos episódios não seguiam nenhuma saga. Certo dia, o pequeno Zeca (Kan no Japão) encontra em seu porão uma estranha garrafa com cara de palhaço. A poeira local faz o garoto espirrar e de dentro dessa garrafa surge um Gênio (Hakushon) nada convencional. O ser não é capaz de realizar os desejos direito e some a cada novo espirro de Zeca. Junto a esse Gênio, moram na garrafa também a sua filha, Geniazinha (Akubi) e sua mulher (Eppah).

Pois bem, saltamos então para outubro de 2018. Alguém muito louco na Tatsunoko resolveu começar os preparativos para os 50 anos da série através de um “live-action” no YouTube. Em um canal dedicado, atores vestem fantasias de espuma dos personagens e interagem com civis, sejam desconhecidos ou personalidades (como integrantes do grupo musical AKB48, por exemplo). Na história da web-série, o Gênio está com uma dívida de 100 milhões de ienes e decide se tornar um youtuber junto de sua filha para tentar quitar o rombo.

Em dezembro, um novo personagem foi criado para aumentar a família e dar o título pitoresco dessa matéria. Chamado Püta-kun (ぷぅ), ele é o filho mais novo do Gênio, detesta a derrota e encara sua irmã mais velha como sua grande rival. Desde sua inclusão, Puta pode ser visto com frequência nos episódios da série no YouTube – e consequentemente imaginamos que deva ter cacarecos derivados comercializados.

Puta-kun empunhando uma ameaçadora galinha de borracha em uma das esquetes da série.

Por enquanto, essa produção nonsense é o que temos para as bodas douradas d’O Gênio Maluco. Nada mais coerente com seu título brasileiro, né? Se você entende algo de japonês (ou não), bom divertimento.

[Mantan Web via ANN]