Parece que desta vez o mangá de Gintama pode realmente estar chegando ao fim. De acordo com uma nota publicada no 76° volume encadernado da obra, lançado neste mês, a obra deverá ser concluída na próxima edição prevista para ser lançada na primavera japonesa, totalizando com 77 volumes encadernados.

Não é a primeira vez que a editora Shueisha anuncia o término da publicação de Gintama. Em agosto de 2018, o autor Hideaki Sorachi se pronunciou na Shonen Jump comunicando que sua obra seria terminada em setembro do mesmo ano, o que como sabemos, não passou de um alarme falso e brincadeira. Na verdade, o mangá somente deixou de ser publicado nas páginas semanais da Shonen Jump, e passou a sair mensalmente na revista Jump Giga. Se desta vez é verdade ou não, provavelmente só vamos saber em fevereiro, quando o último capítulo deve sair na atual revista.

A trama de Gintama gira em torno de Gintoki Sakata, um excêntrico samurai que vive num momento tardio e alternativo do Período Edo (período da história do Japão que durou de 1603 à 1868), onde a humanidade foi conquistada por alienígenas conhecidos como Amantos, responsáveis por também colocarem uma lei proibindo o uso de espadas no mundo.

O mangá começou a ser publicado no Japão no final de 2003, tornando-se um sucesso graças ao seu humor marcante, tendo vendido desde então mais de 55 milhões de cópias. A adaptação animada conta com 8 temporadas, e é exibida oficialmente no Brasil via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português. Parte da série também chegou a ser exibida pela Netflix (com dublagem feita em Miami) e pelo canal pago i.Sat.

A obra também possui 2 filmes animados e 2 filmes em live-action lançados.

[Via Anime News Network]