Distribuída no Brasil pela Sato Company, a série tokusatsu O Fantástico Jaspion estreará em breve no Play Plus, plataforma de streaming nacional do grupo Record. A informação já circulava pelos bastidores e acabou vazada pelo perfil do Instagram do cantor Ricardo Cruz (que gravou entrevista à emissora falando sobre o herói japonês). Segundo apuramos, a estreia deve acontecer no próximo dia 25 de janeiro, mas ainda não há confirmação oficial.

ATUALIZAÇÃO 17/01: Em release para a imprensa, foi confirmada a estreia no dia 21 de janeiro. Confira mais detalhes aqui.

Em junho deste ano, a Sato paralisou a publicação de episódios do seriado em seu canal oficial do YouTube, o Tokusatsu TV. Em comunicado na época, a empresa informou que estava retomando as negociações para levar o título e outros heróis para canais de TV e plataformas on demand. Com isso, ficaram e foram repostados os episódios que já estavam no ar gratuitamente, sem publicação do restante da série.

No mês de dezembro, o canal TokuDoc divulgou que a série teria uma reexibição. Muitos fãs interpretaram que o herói voltaria à televisão, o que não procedia.

Essa não é a primeira vez que a Sato tenta emplacar Jaspion via streaming. Em 2015, anunciamos aqui mesmo que o seriado, junto a Changeman e outros clássicos japoneses exibidos pela Rede Manchete, estavam migrando para a Netflix. Porém, as negociações não deram certo e o acordo não foi fechado. Jaspion chegou a fazer parte do WOW Play, serviço on demand da própria Sato Company, que não durou muito tempo.

Em 2019, o herói japonês também será destaque de uma história em quadrinhos oficial, desenvolvida por uma equipe brasileira. O projeto encabeçado pela Editora JBC, em parceria com a Toei Company e a Sato, tem roteiros de Fábio Yabu (Combo Rangers) e arte por Michel Borges (Anarriê).

A Sato Company também possui em suas mãos a autorização para produzir um longa-metragem para os cinemas. Por enquanto, o filme do Jaspion segue em estudo para captação de recursos e montagem de equipe.


Produzida em 1985 pela Toei Company, a série O Fantástico Jaspion foi o 4º segmento da franquia conhecida como Metal Hero, inaugurada com a trilogia dos policiais do espaço Gavan (1982), Sharivan (1983) e Shaider (1984). Narra a saga do órfão Jaspion, que recebe a missão de lutar contra o império do temido Satan Goss. Ao lado da androide Anri e da monstrinha Miya, Jaspion chega à Terra para procurar as crianças que possuem o poder de encontrar o Pássaro Dourado, um ser mítico que teria a chave para a vitória contra o mal.

Em 1988 a série estrearia na programação da extinta Rede Manchete, iniciando ao lado de Changeman um verdadeiro “boom” de heróis japoneses na TV brasileira. Ícone de uma geração, virou referência do tokusatsu por aqui, sendo sem dúvidas o maior sucesso comercial do gênero no país.

Jaspion desencadeou uma série de produtos licenciados, como brinquedos, quadrinhos, artigos para festa, álbuns de figurinhas, dentre tantos outros. Roupas originais foram transportadas para o Brasil e usadas para produzir apresentações em Circo que rodaram o país.

Em 2009, foi lançada em DVD pela Focus Filmes.

Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.