No último mês de dezembro, foi lançado no mercado japonês uma edição remasterizada do filme Dragon Ball Z: O Combate Final, aquele de 1994 que apresenta o Bio-Broly. Só que os consumidores ficaram irados, e nem foi pela qualidade questionável da produção, e sim porque o estúdio resolveu alterar o material original com censuras específicas no personagem Trunks levantando o dedo do meio.

Abaixo você pode ver como era a versão original e como ficou nesse novo Blu-ray:

à esquerda a versão do Blu-ray e à direita a versão original

No disco chamado de Dragon Ball The Movies Blu-ray #6, além de O Combate Final, também há O Renascimento da Fusão, onde repetiu-se a censura do dedo do meio, como você confere abaixo.

O grande problema que pegou mal pra Toei Animation é que a capa do produto afirmava que aquela era uma remasterização do material dos anos 1990, sem cortes. O encarte ainda citava que parte do conteúdo poderia parecer impróprio nos dias de hoje, mas que mantiveram na íntegra como forma de registrar seu valor histórico. Ciente da presepada, o estúdio afirmou que fará um reembolso a todos os consumidores que se sentiram lesados na compra desse Blu-ray.

A nota da Toei ainda afirma que a decisão de remover o dedo do meio tinha sido feita considerando o impacto do gesto no público infantil. Apesar disso nunca ter sido grande coisa por lá, a importância do mercado internacional tem pesado cada vez mais em certas decisões. Cenas como essas já haviam sido editadas para Dragon Ball Z Kai, versão remasterizada e mais enxuta da série original. Aqui no Brasil, recebemos a versão mexicana de Dragon Ball Z no final dos anos 1990, que cortou vários desses momentos.

Apesar da promessa do reembolso, nada foi dito quanto a um possível relançamento do material em sua versão intocada. Provavelmente, possíveis reexibições na TV japonesa devem contar com as novas edições.

[Via Toei Video, Kotaku e Nappasan]


Dragon Ball surgiu como mangá em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump. Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.

Os quadrinhos viraram uma série animada em 1986, pela Toei Animation. Após 153 episódios, continuou com o título Dragon Ball Z, a partir de 1989. Com os personagens mais velhos, em Dragon Ball Z o foco se consolida na ação, com Goku e outros lutadores enfrentando grandes ameaças contra a Terra.

O mangá original foi publicado no Brasil a partir de 2000, pela Conrad Editora e posteriormente foi republicado pela Panini. O anime Dragon Ball estreou no Brasil em 1996, pelo SBT, que exibiu 60 episódios dublados pela Gota Mágica. Em 2002, a série teve todos os episódios exibidos pela Rede Globo, com uma redublagem pela Álamo, finalizada pela DPN. Uma outra reprise, dessa vez com todos os episódios dublados na Álamo, aconteceu posteriormente no Cartoon Network e Tooncast. Alguns episódios também estão disponíveis pelo NOW.

Dragon Ball Z estreou no Brasil pelo Cartoon Network e Bandeirantes em 1999, sendo exibido também pela Rede Globo. Mais recentemente, teve exibição em HD pela Rede Brasil e possui alguns episódios disponíveis pelo NOW.