No próximo mês de abril estreia no Japão a aguardada continuação do anime One-Punch Man. Mas o ponto mais especial para nós é que teremos um brasileiro envolvido diretamente com a música de abertura, um feito inédito nesse tipo de produção.

Ricardo Cruz, o único estrangeiro no grupo JAM Project, é o responsável pela melodia da música “Uncrowned Greatest Hero” (“Seijaku no Apostle” no Japão), que será o novo tema de abertura. Para quem não conhece, o JAM é simplesmente a maior referência quando se trata de animesong no Japão, sendo formado por nomes como o da lenda Hironobu Kageyama, intérprete original de aberturas de Dragon Ball Z, Os Cavaleiros do Zodíaco e várias produções populares.

Fã declarado desses músicos, Ricardo passou a fazer parte do grupo em 2005, quando venceu um concurso que escolheria um novo membro oficial (confira mais em nossa entrevista). Aqui no Brasil, ele foi responsável por temas de Hunter X Hunter e Os Cavaleiros do Zodíaco Hades: A Saga do Inferno, antes de se juntar a outros intérpretes de animesongs nacionais (Rodrigo Rossi e Larissa Tassi) no projeto Danger3. Mais recentemente, também emprestou sua voz a duas músicas de encerramento do anime Dragon Ball Super.

A composição de “Uncrowned Greatest Hero” ocorreu de forma natural na casa do próprio Ricardo. “É um processo normal, que a gente faz com o JAM. Todos os membros mandam versões do que imaginam para ser o tema do anime, do jogo, seja lá do que for. Aí eles escolhem o que acham a mais adequada. Escolheram a minha melodia, aí fizeram um arranjo em cima.” – afirma Ricardo ao JBox.

O músico brasileiro está de malas prontas para o Japão, para onde viaja amanhã para a gravação de suas partes da música e do clipe de divulgação. “É surreal pensar que toda vez que eu ouvir essa trilha tocar pelo mundo todo, vou lembrar exatamente do momento em que criei a melodia aqui em casa, imaginando o Saitama metendo o soco no povo!! Hahaha É um orgulho e uma missão de vida unir o Brasil e o Japão através da música e do que mais eu for inventar daqui pra frente!! Estejam comigo nessa trajetória” – publicou o músico em seu Instagram pessoal.

Além do sabor brasileiro no tema mundial da série, vale destacar o japonês que estará responsável pela letra da música. Trata-se de ninguém mais, ninguém menos que Yukinojo Mori. Talvez você não o conheça de nome, mas com certeza já ouviu algo desse cara, já que ele é o compositor de temas como “Chala Head Chala” e “We Gotta Power” em Dragon Ball Z. É dele também a faixa “Chōzetsu Dynamic!“, a primeira abertura de Dragon Ball Super.

Uncrowned Greatest Hero” será lançada como single no Japão no próximo dia 24 de abril.

https://www.youtube.com/watch?v=0glqBjvku84

A 2ª temporada de One-Punch Man é dirigida por Chikara Sakurai, que já trabalhou em episódios de Naruto Shippuden. No elenco de vozes, além do retorno dos personagens já conhecidos com seus respectivos atores, foi divulgado que Hikaru Midorikawa (Zelgadiss em Slayers) viverá Garou.

A série passou por uma mudança de estúdio, sendo que a 1ª temporada teve animação do Madhouse e a nova fase está nas mãos do J.C.Staff.

A estreia no Japão está marcada para abril de 2019, sendo exibido pela TV Tokyo e via streaming pelo Niconico.

[Via Release, Ricardo Cruz e JAM Project]


Na trave

Ricardo Cruz chegou a participar do processo de composição da 1ª abertura de One-Punch Man, que também foi gravada pelo JAM Project. Na época, ele encaminhou duas demos para a seleção, assim como todos os membros da banda enviaram suas versões. No fim, a música escolhida foi a de Hironobu Kageyama.

Apesar de não ter sua versão preferida pela produção, Ricardo iria fazer parte da gravação oficial. Porém, os prazos apertados para a entrega conflituaram com os compromissos do brasileiro, que acabou ficando de fora. Veja mais em nossa entrevista abaixo, gravada em 2017:


Reinterpretando Animesongs

Ao lado do guitarrista Lucas Araújo, Ricardo Cruz mantém no YouTube o projeto AnisonLab, recriando temas de animes, games e séries tokusatsu. Inclusive, rolam também encontros com intérpretes oficiais, como aconteceu na regravação do tema de Bucky ao lado da cantora Yumi Matsuzawa (vídeo abaixo). Acesse o canal clicando aqui.