O blog Mais de Oito Mil publicou hoje (01/02) uma matéria a respeito da reação do site de downloads ilegais de animes e doramas Anime CX quanto às recentes medidas anti-pirataria da Crunchyroll (leia aqui).

Nela, é repercutida uma postagem compartilhada na fanpage desse site no Facebook, onde é feita uma nota de solidariedade a outros sites que, nos últimos dias, supostamente, vêm sofrendo ameaças verbais de representantes do serviço de streaming oficial. A postagem alega que a empresa adquiriu ilegalmente dados pessoais dos administradores de tais sites de pirataria e enviou representantes em suas residências em diversas partes do país, exigindo que entregassem os domínios dos sites, que posteriormente seriam redirecionados para o da própria Crunchyroll.

 

Também circula pelo Facebook a publicação acima do site AnimesTelecine, explicando que, após um acordo com representantes legais da Crunchyroll, eles estão encerrando suas atividades por conta de uma ação de direitos autorais. Já o AnimesOneHD, mais um site de download ilegal, está redirecionando em sua url diretamente para a home page da Crunchyroll (confira aqui).

Procurada por nós, a Crunchyroll não entrou em detalhes, mas garantiu que todas as ações tomadas estão dentro da lei brasileira.

É válido citar também que, em geral, os dados dos donos de domínios costumam ser disponibilizados oficialmente pelos registradores de domínios, à exceção que tenha sido utilizado algum que fosse especializado em anonimidade.

Entre alguns comentários a favor dos serviços piratas, é possível notar críticas à qualidade das legendas oficiais da Crunchyroll. Pegando o site AnimesTelecine como comparativo (imagens abaixo), percebemos que a legenda utilizada era a mesma da plataforma de streaming legalizada.

Legenda oficial da Crunchyroll | Cena do anime The Rising of the Shield Hero

 

Legenda do site AnimesTelecine | Cena do anime The Rising of the Shield Hero

[Via Mais de Oito Mil, Animes CX, AnimesTelecine e Crunchyroll]