Em contato com a assessoria da Editora Panini, foram confirmados os detalhes gráficos e de preço do mangá Dragon Ball Ultimate – edição de luxo, “definitiva”, do clássico de Akira Toriyama. As informações já haviam aparecido em respostas a leitores na fanpage da editora.

O 1º volume de Dragon Ball Ultimate, previsto para ser lançado no mês de março, terá formato de 14,7 x 21cm, com páginas em papel couché fosco 150g. A nova edição seguirá o padrão do chamado “kanzenban” japonês, o mesmo utilizado no passado pela Conrad Editora. Trata-se de uma reedição do material original, completo em 34 volumes (no passado, a Conrad lançou no Brasil 16 volumes desses 34).

Assim como a chamada Edição Definitiva que foi cancelada por aqui, o número de páginas coloridas variam de acordo com o volume. Essa primeira edição também acompanhará um marcador de páginas de brinde e o preço de capa será de R$ 64,90 (o mesmo valor inicial de Cavaleiros do Zodíaco – Kanzenban, da Editora JBC). Como já dito anteriormente, Dragon Ball Ultimate terá capa dura.

A periodicidade da publicação será trimestral. Se seguir assim até o final, serão necessários mais de 8 anos para completar a coleção.

Dragon Ball surgiu em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump (também publicado aqui pela Panini). Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.

O título foi publicado pela primeira vez no Brasil em 2000, pela Conrad Editora, sendo ao lado de Cavaleiros do Zodíaco o primeiro mangá em sentido de leitura oriental no país. Dividindo as sagas nos títulos Dragon Ball e Dragon Ball Z, as 42 edições japonesas se transformaram em 83 edições nessa primeira versão. Em 2005, a mesma editora começava a publicar a Edição Definitiva, que foi cancelada perto da metade.

Entre 2012 e 2015, a Panini republicou a obra, seguindo a numeração japonesa original.

[Via Assessoria Panini Comics]

Essa postagem foi atualizada no dia 14/02, às 13h53, com a confirmação a respeito da periodicidade da publicação.


Desencontro

Anunciado em dezembro, durante o evento CCXP, Dragon Ball Ultimate ficou marcado inicialmente por mais incógnitas que certezas quanto à versão que seria publicada. Inicialmente, foi divulgado que seria uma edição totalmente colorida (a chamada “full color“, com páginas coloridas digitalmente, lançada no Japão a partir de 2013), mas semanas depois o editor Levi Trindade comentou que apenas as páginas originalmente coloridas chegariam dessa forma, com o restante em preto e branco.

Na mesma entrevista, Levi ainda afirmava que a pretensão da Panini era a de publicar uma versão “3 em 1”, compreendendo 3 volumes do mangá original em um único encadernado. Nessa equação, a edição de luxo teria 14 volumes, mas no fim das contas, o contrato firmado foi coma edição kanzenban de 34 volumes.