Nessa última semana, os Estados Unidos celebraram George Washington em mais um Dia do Presidente, feriado tradicional por lá. No entanto, as estreias do cinema refletiram o pior índice de bilheterias do período festivo desde 2004, segundo dados divulgados pelo Box Office Mojo.

Alita: Anjo de Combate estreou em primeiro lugar, arrecadando 27,8 milhões de dólares nos primeiros três dias, superando a 2ª semana de Uma Aventura LEGO 2, que arrecadou 21,2 milhões. O número superou as expectativas, mas não é grandioso. Para se ter um comparativo, ano passado, a Semana do Presidente teve arrecadação total de 270 milhões, dos quais 202 foram só pelo arrasa quarteirão Pantera Negra. Este ano, foram arrecadados 109,1 milhões.

Ainda segundo o site, especializado em contabilizar dados de bilheterias mundiais, as projeções acima do previsto para Alita (que em 5 dias arrecadaria 41 milhões contra 30 da expectativa inicial) não são um indicativo de sucesso. Só o orçamento do filme gira em torno dos $ 107 milhões, sendo necessário faturar algo entre 500 e 550 milhões de dólares na bilheteria mundial para se pagar com todos os outros gastos.

Os primeiros resultados do acumulado da bilheteria mundial são de $ 94,3 milhões, sendo que 38,2 milhões são do fim de semana anterior, já que o filme estreou primeiro em 11 países, antes de se expandir para 86 regiões na última semana. O importante mercado chinês estreará o filme no próximo dia 22 de fevereiro, juntamente com o Japão.

Os números são mornos também se considerarmos o peso da “grife” James Cameron. O produtor de Alita é o detentor do 1º e do 2º lugar das maiores bilheterias da história, com Avatar e Titanic. Fato é que o estilo cyberpunk dificilmente dá resultado no cinema, como vimos recentemente com o desempenho de Blade Runner 2049.

Alita: Anjo de Combate estreou nos cinemas brasileiros no último dia 18 de fevereiro, juntamente com os Estados Unidos. O filme é baseado no mangá Battle Angel Alita (ou Gunnm Hyper Future Vision), de Yukito Kishiro, publicado no Brasil pela Editora JBC. Você pode conferir nossa crítica do filme aqui e a do mangá aqui.

[Via Box Office Mojo]