Exatamente 1 ano após a integrante Keiko Kubota anunciar sua saída do grupo, o Kalafina oficializou ontem (13/03) o fim das atividades delas como um grupo.

Com 5 álbuns de estúdio, 1 EP, 3 coletâneas best of e uma série de singles, o Kalafina esteve no mercado fonográfico idol desde 2008, quando debutaram com a canção “Oblivion”, que serviu de tema oficial para a série de filmes animados The Garden of Sinners (Kara no Kyoukai), lançada naquele mesmo ano. O single durou 24 semanas na Oricon, principal parada musical japonesa, atingindo peak de #8 e vendendo quase 40 mil cópias ao todo.

Em seu line-up, uma série de garotas já marcaram presença em diferentes épocas e formações. Começaram com 4 oficiais em 2008, mas apenas 3 dessas, Wakana, Hikaru e Keiko, continuaram do ano seguinte em diante, com ainda outras 4 meninas colaborando na gravação de vocais ao longo do tempo.

Além da soundtrack dos já citados longa-metragens, o grupo marcou presença em diversos outros animes da última década. Entre as colaborações mais celebradas estão “Magia”, encerramento do espetacular Mahou Shoujo Madoka Magica, “Melody of Light”, em Sora No Oto, “To The Beginning”, para a 2ª temporada de Fate/Zero, “Believe”, para Fate/stay night [Unlimited Blade Works], e “Lacrimosa”, em Black Buttler.

Para quem ainda não conhece mais a fundo seu repertório, ano passado elas soltaram uma imensa compilação em comemoração aos 10 anos de vida do grupo. Ouça abaixo pelo Spotify:

[Via Generasia]