O mangá Pokémon Adventures: Black 2 & White 2 estava em hiato desde o ano passado, quando teve a segunda parte do 18º capítulo publicado em 23 de fevereiro de 2018. Mas nesta sexta (15), o 19° capítulo, e primeiro em mais de um ano, foi publicado e disponibilizado gratuitamente no site Sunday Webry, que pertence a editora Shogakukan.

Um dos autores, Hidenori Kusaka, já havia comunicado em janeiro deste ano, através de seu perfil no Twitter, que o mangá seria retomado em breve, assim como o lançamento do 54º volume encadernado de Pokémon Adventures (Pokémon Special, no Japão). Black 2 & White 2 é baseado nos jogos de mesmo título, lançados em 2012 para o Nintendo DS, e sua história é uma continuação direta do arco Black & White.

Em Black 2 & White 2, dois anos se passaram desde que o Time Plasma foi derrotado, e Black foi sugado para a Light Stone junto com o Pokémon lendário Reshiram. Agora o Time Plasma está de volta aos seus maus caminhos, atacando a região de Unova e, liderados por Colress, controlam os Pokémon de outras pessoas e até mesmo Pokémon selvagens, com uso de uma perigosa tecnologia. Felizmente, um novo jovem herói está na trilha dos vilões, e em busca de um cartão de memória (capaz de bloquear os sinais de controle dos Pokémon do Time Plasma) que está nas mãos de uma garota da Escola de Treinadores Pokémon.

O mangá tem história de Hidenori Kusaka e arte por Satoshi Yamamoto. O arco é compilado nos volumes encadernados de Pokémon Adventures, que já possui 53 edições lançadas, e incluem os arcos Adventures (1-7), Adventures: Gold & Silver (8-14), Adventures: Ruby & Sapphire (15-22), Adventures: FireRed & LeafGreen (23-25), Adventures: Emerald (26-29), Adventures: Diamond and Pearl Platinum (30-40), Adventures: HeartGold & SoulSilver (41-42), Adventures: Black & White (43-51). O arco de Black 2 & White 2 é publicado desde julho de 2017.

Em meio à publicação original do arco Black & White, teve início também a publicação de X & Y, com numeração independente (12 volumes). Seguiram com sua própria numeração também os arcos Omega Ruby & Alpha Sapphire (6 volumes) e Sun, Moon, Ultra Sun & Ultra Moon (4 volumes até então).

No Brasil, os arcos de ‘Adventures‘ são publicados separados pela Panini, com sua própria numeração. A editora começou em 2014 pela saga Black & White, completa em 9 volumes. Em seguida vieram Red, Green & Blue, com 3 volumes, Yellow (4 volumes) e Gold & Silver (7 volumes). Neste mês de março será lançado o 1º volume de Pokémon Ruby & Sapphire.

[Via Sunday Webry]