Para os fãs de literatura japonesa, ou os que pretendem se aprofundar, o nome de Osamu Dazai sempre vai estar na lista de livros que precisam ser lidos ou que serão recomendados. E uma notícia boa para os fãs do autor é que seu livro No Longer Human terá um filme animado em CG pelo estúdio Polygon Pictures (Ajin, Blame!), conhecido por ser especializado em animações nesse estilo. O filme foi intitulado Human Lost e tem sua estreia prevista para o outono japonês deste ano (período correspondente à nossa primavera).

Confira o teaser:

O time da produção conta com Fuminori Kizaki (Afro Samurai, Bayoneta: Bloody Fate) na direção, Tow Ubukata (Ghost In the Shell, Heroic Age) na roteirização, Yuusuke Kozaki (Bubuki Buranki, Under the Dog) no design de personagens e Kenichiro Tomiyasu (Metal Gear Rising, Dragon Quest X, Asura Wrath) na arte conceitual.

Considerado um dos melhores trabalhos do autor e o segundo melhor livro do Japão, foi publicado originalmente em 1948. Apesar de ter sido vista como uma obra de ficção, a história é contada em primeira pessoa e tem elementos que podem ser considerados como biográficos, como o suicídio (tema recorrente do autor e também a causa de sua morte).

A história centra no personagem principal Oba Yozo, um cara que se considera um fracassado como adulto, não consegue entender os seres humanos. O ano é 2036, a ciência conseguiu superar a morte com uma tecnologia nano interna, porém apenas os mais ricos conseguem pagar por tal tecnologia milagrosa. E Yozo não é uma dessas pessoas. Com crises de seus sonhos ele se junta à uma gangue de bicicleta de seu amigo para o “The Inside”, onde a elite vive. Nessa jornada, Yozo vai descobrir algo apavorante que irá mudar sua vida para sempre.

Não é a primeira vez que No Longer Human ganha uma adaptação, em 2009 começaram as filmagens para um filme de comemoração de 100 anos do aniversário de Dazai, que foi lançado em fevereiro de 2010. Em setembro deste ano está previsto para ser lançado uma readaptação do filme, com atores diferentes da primeira versão.

Ainda em 2009 foi exibido o anime Aoi Bungaku e os quatro primeiros episódios foram inspirados no livro. Outra referência dos animes podemos ver em Bungo Stray Dogs, onde o personagem Osamu Dazai não só recebeu o nome em homenagem como também sua personalidade tem traços do conto do autor.

Osamu Dazai em ‘Bungo Stray Dogs’.

Finalmente, houve 3 adaptações para mangá. O primeiro foi com os 3 volumes compilados do autor Usamaru Furuya (Genkaku Picasso) em 2009, que inicialmente saíram na revista Comic@Bunch (Gangsta., Btooom!). No ano seguinte foi a versão de Yasunori Ninose, intitulado Ningen Shikkaku Kai (Destruição do humano desqualificado, tradução literal) e serializado na Champion RED (Dead Tube, Saintia Shou). E por último foi um compilado de histórias clássicas transcritas em mangá pela Gekkan (Vagabond, What Did Yo Eat Yesyteday?).

 

[Via moetron]