Através de uma live em sua página no Facebook ontem (25/03), a editora NewPOP anunciou que publicará aqui no Brasil a série de novels Record of Lodoss WarSegundo o divulgado, a obra irá seguir a recente versão japonesa, que saiu por lá em comemoração aos 30 anos dessa franquia. Com 7 volumes no total, ela virá no tamanho da light novel de Log Horizon, 12,8 x 18,2 cm, um pouco maior que o comum deles em publicações do tipo. De acordo com a editora, o título deve alcançar um público mais amplo que o leque atual de consumidores de novels da empresa.

Temos na história um lugar chamado Lodoss, criado em consequência à última batalha entre os grandes deuses. Ele é uma ilha com diferentes reinos em busca de paz. No entanto, um desequilíbrio político tem início quando uma antiga bruxa desperta, aflorando o mal de maneira silenciosa. Tentando impedir essa ameaça, um grupo com 6 guerreiros de raças distintas, liderados pelo jovem Parn, enfrenta desafios para impedir que Lodoss volte para um período de guerras, desgraças e destruição.

Capa japonesa da 1ª edição da novel “Record of Lodoss War”

Com autoria de Ryo Mizuno e Hitoshi Yasuda, Record of Lodoss War começou como uma série de artigos numa revista, que recontavam as sessões de RPG de um grupo de jogadores que se denominavam Grupo SNE (Group SNE). Lançada originalmente no Japão em 1988 pela editora Kadokawa, a franquia rendeu também diversos mangás por lá, com 4 deles, inclusive, publicados no Brasil anos atrás pela Panini: Lodoss War – A bruxa cinzenta, Lodoss War – A Dama Pharis, Lodoss War – A história de deedlit e Lodoss War – A lenda do cavaleiro.

Essas aventuras evoluíram numa série de romances que venderam cerca de 10 milhões de cópias. E os romances deram origem a mangás, duas séries de OVA (Record of Lodoss War, de 1990 e Legend of Crystania: The Chaos Ring, de 1996), uma série de TV (Record of Lodoss War: Chronicles of Heroic Knight, de 1998) e dois filmes animados (The Legend of Crystania: The Motion Picture, de 1995, e Welcome to Lodoss Island!, de 1998).

O anime acabou se tornando um clássico entre os fansubs (legendagens feitas por fãs) dos anos 1990. Em janeiro de 2005, a Devir lançou oficialmente um box de DVDs com todos os 13 capítulos dos OVAs, mas sem a opção de áudio em português. O material infelizmente está fora de catálogo há anos.

Ainda não há previsão de quando a novel começará a ser publicada.

[Via Newpop e BBM]