Saudações inca-venusianas! (Awika!) Reiwa (令和). Eis o nome da nova era imperial do Japão que começa logo mais no dia 1º de maio. Iremos ouvir/ler essa palavra nos próximos anos como um novo período para as principais franquias de tokusatsu. O novo Ultraman, por exemplo, será o primeiro da era Reiwa. Já Kamen Rider Zi-O e Ryusoulger não poderão ser contados como parte da era vindoura, embora episódios inéditos sejam exibidos neste período. Mais detalhes ainda nesta edição, que vai abordar também as principais novidades do gênero. Vamo nessa!


Psicose

A BOOM! Studios anunciou a nova graphic novel que dará continuidade aos eventos de Power Rangers no Espaço (1998) e Power Rangers na Galáxia Perdida (1999). Saban’s Power Rangers: Psycho Path gira em torno da misteriosa ressurreição dos Psycho Rangers. Os irmãos Andros (Ranger Vermelho Espacial) e Karone (segunda Ranger Rosa Galática), nativos do planeta KO-35, estarão de volta para enfrentar o quinteto maligno.

O título é escrito por Paul Allor (o mesmo dos quadrinhos de Kong: A Ilha da Caveira) e as artes são do italiano Giuseppe Cafaro (de Power Rangers: Soul of the Dragon). Detalhes sobre a trama deverão ser divulgados em breve. Por enquanto, sabe-se que será incluído o Psycho Verde, que apareceu pela primeira vez na edição 20 de Mighty Morphin Power Rangers.

O lançamento de Saban’s Power Rangers: Psycho Path está programado para outubro nos EUA. Leia a sinopse oficial:

Em Saban’s Power Rangers: The Psycho Path, a luta entre o bem e o mal irá até os confins da galáxia, origens secretas serão reveladas e vidas serão mudadas para sempre nesta épica história que investiga profundamente as origens e motivações dos adversários finais dos Power Rangers, os Psycho Rangers! Eles são mais rápidos, mais fortes e mais inteligentes… mas malignos. Criado por Karone quando ela ainda era a maligna Astronema, os Psycho Rangers foram programados com um grande ódio por todos os Power Rangers. Eles foram derrotados com grande dificuldade pelos Rangers, mas agora alguém os trouxe de volta e eles estão mais assassinos do que nunca.

Quem trouxe esses monstruosos e distorcidos Rangers de volta e por quê? E pode Karone, a ex-Galáxia Perdida Rosa e seu irmão Andros, o Ranger Vermelho de Espaço, parar os Psychos antes que eles deixem o universo de joelhos?”

Veja mais imagens na galeria:


Energia nefasta

Os Psycho Rangers

Na temporada Power Rangers no Espaço, Karone, ainda como vilã Astronema, criou os Psycho Rangers. A finalidade do quinteto não era apenas derrotar Andros e sua turma, mas também de drenar os poderes de Espectro Negro, já que os poderes estavam ligados ao demônio especial.

Eles foram indiscutivelmente os vilões que mais deram dor de cabeça para uma equipe de Power Rangers da era Zordon. Foram derrotados um a um, viveram como espíritos por um tempo, voltaram a infernizar os heróis e foram definitivamente selados em cartões de dados.

O embate parecia estar resolvido até que os Psycho Rangers deram as caras mais uma vez no episódio 30 de Power Rangers na Galáxia Perdida, quando Deviot descobre os tais cartões e libertam os vilões para tocar o terror mais uma vez. É nesse mesmo episódio em que ocorre o segundo crossover entre duas equipes de Power Rangers (a primeira foi entre Alien Rangers e Power Rangers Zeo). As equipes de Leo (Galáxia Perdida) e de Andros (no Espaço) se uniram para proteger a colônia espacial Terra Venture. O episódio seguinte ainda conta com a presença da Psycho Rosa, que arma uma arapuca contra Cassie e Kendrix. Um dos momentos mais dramáticos e violentos da franquia que muda o rumo da temporada.

As formas monstruosas dos Psycho Rangers

As contrapartes originais dos Psycho Rangers são conhecidas como Jaden Sentai Neziranger (Esquadrão da Eletricidade Maligna Neziranger), da série Denji Sentai Megaranger (de 1997). Ao contrário da adaptação americana, os Neziranger (ou Nejiranger) foram criados como trajes de aprimoramento de força criados por dois cientistas da I.N.E.T. (International Network of Excel-Science and Technology) para proteger a Terra das garras do diabólico Dr. Samejima. Cada Neziranger tinha um nome diferente para suas formas monstruosas: Nezi Red como Nezi Phantom, Nezi Black como Nezi Vulgar, Nezi Blue como Nezi Bizarre, Nezi Yellow como Nezi Sophia e Nezi Pink como Nezi Jealous.


Nota de falecimento

Morreu nesta quarta (3) o ator Toyoyuki Kimura, aos 71 anos. Ele viveu o personagem Tadao Nambara, um dos membros da ZAT na série Ultraman Taro (1973). A causa da morte não foi divulgada até o fechamento desta edição. Nossas condolências.


A volta de Jaguar?

Pontualmente ao meio-dia desse domingão (31), o canal oficial da franquia Godzilla no Youtube postou esse teaser acima com o anúncio da volta de Jet Jaguar para 2020. A primeira aparição do ciborgue gigante foi em 1973 no filme Godzilla vs. Megalon. Na TV, apareceu em alguns episódios de Godzilla Island. Isso sem contar outras participações limitadas em games do rei dos monstros e na série de quadrinhos Godzilla: Rulers of Earth (da americana IDW Publishing).

Mas se você for um bom observador, vai reparar em alguns detalhes: o vídeo foi postado ao meio-dia de domingo pelo horário de Brasília. Ou seja, à 0h de domingo – 1º de abril! – pelo horário de Tóquio.

Além do mais, a descrição do vídeo já condena o teor da brincadeira. (Pegadinha do Mallandro! Há!)

Glu-glu!! Ié-ié!!


Mentira que virou verdade

No dia da mentira de 2017 a Toei pregou uma peça anunciando uma minissérie chamada Kamen Rider Brain, onde Brain, o vilão Roidmude de Kamen Rider Drive seria protagonista de um V-Cinema com lançamento “marcado” para 2035. (!)

Só que agora é oficial.

Shota Matsushima volta à pele de Brain na minissérie de dois episódios. O diretor Kohei Yamaguchi e o roteirista Riku Sanjo, que trabalharam em Kamen Rider Drive, estarão à frente do projeto.

Kamen Rider Brain estreia em 14 de abril no serviço de streaming japonês Toei Tokusatsu Fan Club.


Viajante do tempo

Parece mentira, mas teremos um quarto Rider do futuro em Kamen Rider Zi-O. Inclusive, falamos sobre ele, Kamen Rider Ginga, na Coluna #34.

Woz ganhará poderes jamais vistos antes através do Ginga MiRide Watch, obtido pelo misterioso viajante do tempo Kamen Rider Ginga.

A Bandai deverá incluir o novo Watch na pre-venda do DX Mirai Driver. Confira na galeria:


Corra!

Mais um spot de TV de Godzilla II: Rei dos Monstros. O quinto vídeo nesse formato se chama “Run” e transmite toda a tensão da invasão dos titãs.

Antes de ir ao ar na TV americana, o comercial foi exibido no evento WonderCon em Anaheim, Califórnia.

O filme estreia no Brasil em 30 de maio nos cinemas.


Corujão a conta-gotas

Denkou Choujin Gridman garante mais uma reprise na TV japonesa. A emissora BS11 exibirá a série a partir de 8 de abril, à 1h30 da madrugada de segunda para terça. A transmissão será semanal. Ou seja, a produção de 39 episódios vai finalizar na última semana do ano, se não houver pausas.

No dia 12 desse mês a emissora TOKYO MX também iniciou a reprise de Gridman, que vai ao ar diariamente, de terça à sexta às 18h30 (sofrendo pausas programadas em virtude do campeonato de beisebol). Saiba mais na Coluna #38.

Curiosamente, ambas as emissoras exibiram o anime SSSS.Gridman no final de 2018.


Baixa inesperada

Jason Bischoff não faz mais parte da Hasbro. O agora ex-diretor criativo de Power Rangers informou seu desligamento via Twitter. Bischoff atuava na franquia desde 2016,  ainda na extinta Saban Brands, e foi um dos responsáveis pela expansão do universo dos heróis multicoloridos, ao lado de Melissa Flores.


Grande Buda na Europa

O vídeo promocional acima divulga os lançamentos do filme Daibutsu Kaikoku (ou “A Chegada do Grande Buda”) na Europa. A primeira exibição será em 13 de maio na capital francesa Paris e em 18 de maio na cidade alemã Düsseldorf.

O filme é um remake do (possível primeiro) filme tokusatsu de mesmo nome dirigido em 1934 por Yoshiro Edamasa (1880~1944). A nova versão tem a presença do ator Akira Takarada, astro do primeiro filme de Godzilla. Saiba mais nas edições #24 e #25.


Cenozoico na área

A desenvolvedora nWay anunciou mais três Rangers para o game Power Rangers: Battle for the Grid. Trini com a armadura do Black Dragon (Zord de Lord Drakkon), Udonna, a Ranger Branca de Power Rangers Força Mística e (surpreendendo a todos) o Ranger Azul Cenozoico do filme de 2017.

O game foi lançado no final de março para o Xbox One e Nintendo Switch e na última terça (2) para o PlayStation 4.


Review

Saiu nossa resenha sobre o anime ULTRAMAN, que estreou nesta segunda (1º) na Netflix. Confesso que o verme dentro de mim foi mais forte que eu (hahahahaha). Quebrei o protocolo e acabei assistindo toda a série em poucas horas (parei só pra dormir). Não costumo me alongar com maratonas, mas a exceção foi especial.

A série transmite a mesma emoção do mangá. Teve algumas alteraçõezinhas aqui e acolá, mas nada que atrapalhe a diversão. E digo mais: a quem não curte animações em 3D, dê uma chance para esse Ultras aí. Garanto que vocês não irão se arrepender. Vai na fé.

O texto não tem spoilers. Leia aqui e seja feliz ;)


De volta à Pedreira

Saiu no canal oficial do nosso amigo Ricardo Cruz a primeira parte da entrevista com Hiroshi Watari, o lendário ator japonês que estrelou os clássicos Sharivan e Spielvan e que é carinhosamente lembrado pelos brasileiros como o Boomerman em Jaspion.

Watari contou curiosidades sobre os bastidores dessas séries durante o percurso para Yorii, cidade onde fica a famosa Pedreira da Toei. Local que marcou as séries do estúdio nos anos 1980 e 90, especialmente as que foram exibidas no Brasil. Neste vídeo inicial, Watari fala sobre a intensa rotina diária de gravações da época.

A jornada seguirá em mais duas partes. Fiquem ligados.


As eras do tokusatsu

O Secretário-geral do Gabinete Yoshihide Suga no momento do anúncio oficial da era Reiwa | Foto: Reprodução/TBS

Aconteceu na última segunda-feira (1º) o anúncio oficial do nome da próxima era imperial do Japão. A era Reiwa começa no dia 1º de maio de 2019. O Imperador Akihito vai abdicar o trono no dia 30 de abril, findando assim a era Heisei, que começou em 8 de janeiro de 1989, um dia após a morte do Imperador Hirohito (da era Showa).

A morte de Hirohito parou o Japão e consequentemente as emissoras de TV interromperam suas respectivas programações para uma cobertura oficial sobre o marco na história do Japão. Com isso, as séries tokusatsu Choujuu Sentai Liveman, Sekai Ninja Sen Jiraiya, Kamen Rider Black RX e Dennou Keisatsu Cybercop, que eram exibidas nos finais de semana, tiveram seus episódios adiados em uma semana. Mahou Shojo Chuka na Pai Pai!, Kidou Keiji Jiban, Kousoku Sentai Turboranger só estrearam uma semana depois das datas programadas. Sendo essas, portanto, as primeiras produções lançadas na era Heisei (necessariamente nessa mesma ordem).

Em agosto de 2016, o Imperador Akihito comentou em rede nacional sobre sua idade avançada e saúde debilitada. Por causa da legislação dos tempos de guerra, o Imperador não pode interferir nas leis do Japão, no que se refere sobre a abdicação do trono. Para que isso acontecesse, os atuais legisladores tiveram que criar uma lei onde Akihito pudesse abdicar o trono.

O anúncio foi realizado às 11h41 da manhã (de Tóquio) pelo Secretário-geral do Gabinete Yoshihide Suga, que levantou a placa com os dois kanjis. Segundo o tradutor de japonês Thiago Nojiri (que já trabalhou com mangás pelas editoras JBC e NewPOP), “Rei“(令) significa “promissor”, “florescente”, “auspicioso”, e “wa“(和) significa “serenidade” ou “calmaria”. O nome foi selecionado por um grupo de nove pessoas. As opiniões ficaram divididas entre os japoneses por causa da impressão autoritária passada pelo primeiro kanji (que poderia significar “ordem”). Porém o significado é outro. A escolha foi inspirada num clássico da poesia japonesa Waka, do século VII.

O que deve mudar a partir de maio?

Os 20 Heisei Kamen Riders

Kamen Rider Zi-O e Ryusoulger serão exibidas durante a era Reiwa, mas são duas séries lançadas ainda na era Heisei. A nova era das séries Kamen Rider e Super Sentai só começará oficialmente quando seus substitutos forem lançados. O novo Ultraman que chega logo mais será o primeiro da era Reiwa.

Mas isso pode mudar em algum momento por conveniências das próprias produtoras japonesas. Um bom exemplo disso são os filmes dos Riders Shin, ZO e J que foram produzidos na era Heisei, mas que foram incluídos como parte da era Showa. O primeiro Rider da era Heisei acabou sendo Kamen Rider Kuuga. Os primeiros Ultras pós-1989 foram o australiano Ultraman Great (Ultraman: Towards the Future, 1990) e o americano Ultraman Powered (Ultraman: The Ultimate Hero, 1993). Mas como eles não tiveram grandes inovações, o pioneirismo da era Heisei ficou com Ultraman Tiga (de 1996). Já Godzilla teve três eras até o momento: Showa, Heisei e Millenium. O filme The Return of Godzilla atualmente é incluído como o primeiro da era Heisei, apesar de ter sido lançado em 1984. Mas tal serviu para o início de um novo ciclo na franquia do Rei dos Monstros. A era Millenium começou em 1999 com o filme Godzilla 2000 (exibido no Brasil) e outros cinco filmes vieram depois como parte desse período.

Poderá haver algum caso isolado que dependa muito da inovação conceitual de cada franquia na era Reiwa. Há um texto do mestre Alexandre Nagado em seu blog que explica com mais profundidade sobre essas mudanças.

O tempo dirá quais serão as tendências e as evoluções do gênero tokusatsu. A era Showa serviu como experimentações, enquanto a era Heisei foi de sofisticação e excessos de apetrechos. Esse é um bom momento para prestarmos atenção nas mudanças que poderão ocorrer gradativamente.

Agora muita atenção com a pronúncia do nome Reiwa. Muita gente pode confundir e ler como “Heiwa”, com som de “Rei” em português. Na realidade o “Rei” de Reiwa deve ser dito com o mesmo “R” de “arara” e “areia”.


Tô indo… mas vou sem pressa. Nos falamos na semana que vem. Falou!