E aí que vai rolar mesmo a tão esperada adaptação em live-action de Akira, mangá clássico do Katsuhiro Otomo, cujo longa-metragem original, de 1988, impactou a indústria da animação a partir daquele ponto.

Sendo uma produção da Warner Bros., com Leonardo DiCaprio à frente, foi confirmado que a direção ficará por conta do Taika Waititi (Thor: Ragnarok). A sinopse foi revelada através de um relatório da Production Weekly, mostrando que algumas alterações serão feitas para adaptar a obra original no contexto norte-americano:

“Quando os poderes telecinéticos de um jovem são descobertos pelos militares, ele é levado para ser transformado em uma arma viva. Então, seu irmão precisa se apressar para salvá-lo, antes que Manhattan seja destruída por seus poderes. Kaneda é dono de um bar em Neo-Manhattan, ficando chocado com o sequestro de seu irmão, Tetsuo, por agentes do governo. Desesperado, Kaneda concorda em se juntar à líder rebelde Ky Reed e seu movimento no underground, cuja intensão é revelar ao mundo o que realmente aconteceu  na destruição da cidade de Nova Iorque 30 anos atrás. Embora acreditasse que as teorias de Ky Reed eram ridículas, a opinião de Kaneda muda perante os eventos ocorridos. Ky acha que Tetsuo libertará o menino Akira, o responsável pela destruição de Mahattan há 3 décadas.”

A mudança mais evidente é a da locação, indo de Neo-Tokyo para Neo-Manhattan – algo que já era ventilado desde as versões iniciais do projeto. Além disso, soma-se a adição de uma nova personagem, a líder rebelde Ky Reed (não fica claro, mas aparenta ser uma releitura de um ou mais personagens, como a Kei ou o Kai*), cujo papel foi oferecido à atriz Kristen Stewart (Crepúsculo, Café Society, Para Sempre Alice), e o fato de o Kaneda se tornar um dono de bar em tal versão.

[Via OtakuPT]

*Agradecimentos aos leitores Arle e Saint pelos apontamentos sobre personagens semelhantes à Ky Reed.


Sobre Akira

Criado em 1982 por Katsuhiro Otomo, AKIRA surgiu como mangá nas páginas da revista Young Magazine, sendo finalizado em 1990. Em 1988, em meio à produção das histórias em quadrinhos, o longa-metragem animado foi lançado nos cinemas japoneses, impactando para sempre a indústria e impressionando por sua qualidade técnica.

A história apresenta uma Tóquio pós-apocalíptica, consequência de 30 anos que se sucederam de uma III Guerra Mundial. Nesse cenário cyberpunk as gangues de adolescentes são muito comuns e uma delas é composta pelos amigos Kaneda e Tetsuo. Em uma noite de farra comum, Tetsuo sofre um acidente ao se assustar com uma criança de feições envelhecidas. É o ponto onde tudo muda na vida do rapaz, que desperta poderes psíquicos e se torna cobaia de estudos do governo. Como primeira reação, Kaneda tentará resgatar a qualquer custo o seu amigo, mas a barreiras e mistérios envolvidos são bem maiores do que se imagina.

AKIRA foi lançado em cinemas do Brasil pela Sato Company no começo dos anos 1990, aliado ao lançamento do mangá em edição americana (com páginas espelhadas e colorizadas) pela Editora Globo. Atualmente, a Editora JBC publica a obra em formato original, com 3 de seus 6 volumes já disponíveis.