Há quase três semanas, a revista digital Bunshun divulgou que o estúdio Ufotable estava sendo investigado por sonegação de imposto e que o presidente e fundador do estúdio, Hikaru Kondo, foi acusado de receber parte da renda da venda de merchandising.

Na última sexta-feira (12/04), a revista relatou que uma investigação estava sendo feita desde 12 de março dentro do estúdio e foi confirmado que há uma dívida de 400 milhões de ienes em imposto (aproximadamente 11 milhões de reais) de acordo com as autoridades envolvidas no caso. O estúdio também é suspeito de desviar dinheiro do fundo de caridade feito em 2011 para o terremoto de Touhoku, violando o código penal e podendo levar à prisão de até 10 anos.

Desde o início das investigações, Hikaru se trancou em sua casa e por diversos dias discutiu com seu advogado sobre as denúncias. A revista tentou entrar em contato com o presidente para uma entrevista, mas não houve resposta. Supostamente, Hikaru voltou a trabalhar há duas semanas no estúdio da empresa em Tóquio.

O Ufotable é um estúdio de animação fundado nos anos 2000 por Hikaru Kondo e é conhecido por animações como Fate/Zero (Ei Aoki, 2011) e Katsugeki: Touken Ranbun (Toshiyuki Shirai, 2017). Atualmente está fazendo a animação de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, novo anime da temporada exibido por aqui pela Crunchyroll. Além de trabalhar com animação, o estúdio também produz e vende merchandising com personagens de animes que já trabalhou e administra cafés que vendem seus produtos.

[Via Bunshun online]