Foi confirmado que uma versão full japonesa do reality show Produce 101 irá acontecer. O projeto é resultado de uma parceria do conglomerado nipônico Yoshimoto Kogyo com a gigante do entretenimento sul-coreano CJ E&M, detentora do formato original, que já rendeu 4 temporadas no país vizinho (a atual em andamento) e uma na China.

O programa tem como intuito formar o grupo idol ideal. Para isso, são convocados trainees de diferentes agências e gravadoras, que competem em várias etapas de provas remetentes ao mercado musical idol sul-coreano, cantando e dançando individualmente e em equipe, até que, ao fim, os 11 melhores formem um grupo, cujo prêmio é um contrato temporário de promoção, rendendo singles, videoclipes, álbuns e turnês durante espaços de tempo específicos a cada temporada.

Na primeira temporada, realizada em 2016, 101 garotas competiram, formando ao fim o girlgroup I.O.I, sendo um grande sucesso de público e vendas. Na segunda temporada, o mesmo ocorreu, mas com garotos de diferentes produtoras, formando o boygroup Wanna One, outro sucesso fonográfico. A terceira temporada modificou um pouco o formato, recrutando 48 calouras sul-coreanas e 48 integrantes de grupos relacionados ao AKB48. Ao fim, foi formado o IZ*ONE, um girlgroup de nacionalidade mista, com meninas de ambos os países, cujas atividades são divididas para ambos os cenários asiáticos:

A quarta temporada segue o formato normal, novamente com garotos. A versão chinesa, que também foi ao ar durante o ano passado, resultou no girlgroup de MandoPop (pop cantado em mandarim, voltado para países com esse idioma) Rocket Girls.

As audições para o programa começarão no dia 31 de maio, buscando 101 rapazes entre 16 e 30 anos, que morem no Japão, sejam fluentes no idioma, tenham completado os estudos e não tenham contrato fechado com nenhuma produtora, gravadora ou agência musical.

O Produce 101 Japan está previsto para ir ao ar no segundo semestre deste ano. Os 11 vencedores formarão um grupo que deve iniciar suas atividades no início de 2020.

[Via Arama! Japan]