Saudações inca-venusianas! (Awika!) Como esse colunista havia comentado aqui, a nova série Ultra seria anunciada oficialmente na terceira semana de abril. Não deu outra e você saberá tudo sobre Ultraman Taiga, o primeiro herói da “Família” na era Reiwa. E ainda nesta edição: visual de Kamen Rider Brain, atores de Jiraiya no Anime Friends, as 10 melhores séries Super Sentai da era Heisei e muito mais. Fique com a gente! A Coluna do Daileon está no ar, batendo ponto no feriado!


Filho da lenda

Pôster oficial de Ultraman Taiga

A Tsuburaya finalmente revelou visuais e informações sobre Ultraman Taiga. A estreia está programada para 6 de julho às 9h da manhã na tela da TV Tokyo. O protagonista é um dos três herói previamente registrados em fevereiro e é filho de um dos heróis que formaram a irmandade Ultra na era de ouro.

Taiga é filho de Ultraman Taro, o sexto irmão Ultra da série de 1973. Inexperiente e sem grande força, Taiga não demonstra, mas espera que seu pai o reconheça como um legítimo herói. Dono de um forte senso de justiça, Taiga é entusiasta na defesa da Terra e fundou o Tri Squad (leia: “trái squád”) ao lado de outros dois Ultramen.

Os membros do Tri Squad: Ultraman Titas, Ultraman Taiga e Ultraman Fuma

Ultraman Titas (leia: “táitas”) é um sábio guerreiro vindo do Planeta U40, a terra natal de Ultraman Joneus (herói do anime The☆Ultraman, de 1979). Ele treina rigorosamente seu corpo (por isso é tão musculoso) e seu espírito, e possui habilidades em batalhas pesadas.

E Ultraman Fuma é do Planeta O-50, local onde Ultraman Orb (2016) e os irmãos Rosso e Blu (Ultraman R/B, 2018) adquiriram o poder do guerreiro da luz. Possui rápidos reflexos e domina várias técnicas que exigem velocidade. Fuma tem uma forte personalidade e senso de dever.

Ultraman Tregear será o vilão principal da série

 

Pela primeira vez na franquia da Tsuburaya, um único humano será hospedeiro de três Ultramen. Portanto, o trio Taiga, Titas e Fuma se une ao humano Hiroyuki Kudo, jovem de 22 anos que é membro de número 019 de uma organização de segurança privada chamada EGIS (voltando à tradição de esquadrão anti-monstros na franquia. A última vez foi em Ultraman X, de 2015). Quando criança, Hiroyuki foi atacado por um alienígena e foi salvo pela luz de Ultraman Taiga. O jovem de coração gentil se torna o hospedeiro de Taiga desde então, mas ele não sabe disso e vive uma vida normal com sua família. Hiroyuki é uma pessoa de coração gentil e procura compreender tudo à sua volta, inclusive o desconhecido.

Inicialmente o arqui-inimigo de Taiga será Ultraman Tregear, que apareceu pela primeira vez no filme Ultraman R/B the Movie: Select! The Crystal of Bonds (de 2019). Ele veio da Nebulosa M-78 e antigamente era um amigo próximo de Ultraman Taro, mas ele passou para o lado sombrio.

Os dispositivos de transformação que Hiroyuki usará para enfrentar Tregear e sua horda de monstros gigantes serão o bracelete Taiga Spark e uma espécie de chaveiro Ultra Taiga Accessory, que guarda as chaves dos três Ultramen, capaz de trocar de herói durante a transformação.


Depoimento do ator Yusuke Inoue

Yusuke Inoue interpreta o protagonista Hiroyuki Kudo

Eu sou Yusuke Inoue e vou fazer o papel de Hiroyuki Kudo, o personagem principal.

Quando me deram esse papel, fiquei muito feliz e animado por agora estar interpretando Ultraman, um herói que sempre admirei.

Uma vez que eu contei para minha família, minha mãe me enviou fotos do show do Ultraman que eu costumava assistir todos os anos desde que eu tinha 5 anos. Essas fotos me lembraram o quanto eu admirava Ultraman desde que eu era criança.

Desta vez darei este sentimento às crianças e espero que Ultraman Taiga seja lembrado por muitas gerações.

Como acabei de fazer a minha estreia, o membro recém-contratado Hiroyuki Kudo se coincide comigo. Com o apoio de meus colegas veteranos, acho que estou me tornando um com o personagem.

Com o incrível elenco, equipe e, claro, aqueles que estão assistindo, eu adoraria que todos pudessem aproveitar Ultraman Taiga. Eu agradeceria muito seu impetuoso apoio.


Jiraiya e Manabu no Brasil!

O Anime Friends anunciou neste fim de semana duas atrações de tokusatsu para julho que vem. Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto – os irmãos Toha e Manabu Yamashi da série Jiraiya – estarão em todos os dias do evento que acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo. Saiba mais detalhes aqui.


Rider Cérebro

Você conferiu na edição 42 da coluna que Brain, um dos Roidmude da série Kamen Rider Drive (2014), será o protagonista da nova minissérie de dois episódios.

Drive Saga: Kamen Rider Brain começa dia 28 de abril (última semana da era Heisei) e termina no dia 5 de maio (primeira semana da era Reiwa). A exibição será através do serviço de streaming Toei Tokusatsu Fan Club.

Shota Matsushima volta a interpretar Brain. O elenco será anunciado nos próximos dias. Por enquanto, podemos ver parcialmente o visual do Kamen Rider.


Ultra figures

Aproveitando o lançamento do anime ULTRAMAN, a Bandai e a Tamashii Nations anunciaram as S.H.Figuarts de Ultraman e Ultraman ver. 7.0 (Seven). Eles serão vendidos por ¥6,000 (R$ 209 mais impostos) cada.

Veja mais imagens:


Prêmio de ação

Hideaki Kusaka, dublê recém-aposentado, foi premiado pelo Japan Action Award por sua atuação na indústria do tokusatsu.

Das séries do gênero exibidas no Brasil, Kusaka foi dublê de Satan Goss em Jaspion; Gyodai e Change Robo em Changeman; Monarca La Deus e Flash King em Flashman; Black Mask, Rei Zeba e Great Five em Maskman; e Baboo na primeira temporada de Mighty Morphin Power Rangers (através das cenas originais de Zyuranger como o vilão Totpat).


Curiosidade

Masaya Matsukaze (42), o Mega Blue de Denji Sentai Megaranger (1997), é o dublador de Suiryu na atual temporada do anime One-Punch Man.

Nas séries tokusatsu, Matsukaze foi um dos rostos de Shurikenger em Hurricaneger (2002), Gokugokumaru em Go-onger (2008) e Masataka Shiba, o antigo Shinken Red em Shinkenger (2009).

O ator também contribuiu na dublagem japonesa de animes como Teru Mikami em Death Note, por exemplo, além de games.


Dragões restritos

Boa notícia: o canal oficial da Toei no YouTube liberou temporariamente os episódios 1, 23 e 50 de Kamen Rider Ryuki, além de Kamen Rider Ryuki Special: 13 Riders.

Boa notícia 2: Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão, sua versão americanizada, estreia na mesma plataforma na próxima terça (23), sempre com dois episódios por semana.

Má notícia: as duas séries estão disponíveis apenas no Japão. :/


Bônus!

Ultraman R/B The Movie: Select! Crystal of Bonds será lançado em DVD e Blu-ray em 26 de julho no Japão. O BD será uma edição especial com um disco de extras que incluem making of, comentários com os atores principais e um vídeo com uma entrevista com Takeshi Tsuruno e DAIGO, intérpretes do tema “Hikari no Kizuna”.

O filme estreou nos cinemas japoneses em 8 de março deste ano.


Duplamente monstruoso

Shinkaiju Reigo (Reigo: The Deep Sea Monsters vs. The Battleship Yamato, 2005) e Shinkaiju Raiga (Raiga: The Monster From The Deep Sea, 2009) serão lançados nos EUA pela SRS Cinema. O primeiro filme será lançado em DVD no final de 2019 e o segundo no meio de 2020.

Reigo se passa na Segunda Guerra Mundial onde ocorre uma batalha entre um submarino militar japonês (baseado no histórico navio couraçado Yamato) e um kaiju marinho. Raiga se passa 60 anos depois do primeiro filme. Nesta sequência, outro kaiju surge das profundezas do oceano e ataca o Japão.

Os dois filmes foram escritos pelo diretor e produtor Shinpe Hayashiya (Gamera 4: Shinjitsu) e são estrelados por atores de tokusatsu como Susumu Kurobe (Shin Hayata/Ultraman) e Taiyo Sugiura (Musashi Haruno/Ultraman Cosmos).


Participação especial

Naoki Kunishima (24), o Zyuoh The World de Zyuohger (2015) fará uma participação em Lupinranger VS Patranger VS Kyuranger. O próprio ator anunciou como parte de uma surpresa num evento de divulgação do filme.

O lançamento de Lupinranger VS Patranger VS Kyuranger está marcado para 3 de maio nos cinemas japoneses e 21 de agosto em vídeo.


Feriadão de maratona

Os sete episódios de Tokusatsu Gagaga serão exibidos num evento gratuito que acontecerá no NHK Studio Park de 27 de abril a 6 de maio. Ou seja, durante toda a Golden Week.

O drama que conta sobre a rotina da “tokuota” Kano Nakamura (Fuka Koshiba) de forma bem humorada se tornou popular entre os fãs de tokusatsu. Tanto que a série vai ganhar uma reprise na TV japonesa muito em breve.


Canal da dancinha

A moda pegou e não tem jeito. “Que Bom! Ryusoulger“, tema de encerramento de Kishiryu Sentai Ryusoulger, ganhou um canal exclusivo no YouTube só com a dancinha. Vários atores da série e ícones relacionados como Hidewa Tawada (Kamen Rider Shinobi), por exemplo, caíram na dancinha.

O vídeo mais recente é esse acima de Koh/Ryusoul Red (Hayate Ichinose) dançando com Shin, do anime Shin-chan.

Nota: Até o colunista que não é muito chegado a dancinhas… curtiu. Apenas curtiu…


Breve pausa

Arisa Komiya (25) está afastada temporariamente da carreira artística. A atriz que viveu a Yellow Buster em Go-Busters (2012) sofreu uma reação alérgica. Ela foi diagnosticada com urticária e a orientação médica é de duas semanas de repouso. Arisa deve se recuperar totalmente.

Melhoras!


Menção honrosa

Morreu nesta quarta (17) o mangaká Kazuo Koike, aos 82 anos. Famoso pelo mangá Lobo Solitário, ele também contribuiu para o gênero tokusatsu.

Koike roteirizou “O exílio de Spectreman”, arco situado nos episódios 5 e 6 de Spectreman (1971), da extinta P-Productions. Ao lado de Tomio Sagisu assinava a produção de Denjin Zaborger, série de 1974 da mesma produtora. Também chegou a escrever as letras dos temas de abertura das séries Super Sentai Denziman (1980), Goggle V (1982) e Dynaman (1983).

Saiba mais detalhes aqui.


Os melhores da era atual

Uma recente pesquisa foi realizada entre os japoneses de 10 a 60 anos para saber quais são as séries Super Sentai da era Heisei favoritas do público. Foram entrevistadas 6.753 pessoas que elegeram os seguintes títulos:

  1. Samurai Sentai Shinkenger (2009)
  2. Kaitou Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Patranger (2018)
  3. Hyakujuu Sentai Gaoranger (2001)
  4. Ressha Sentai ToQger (2014)
  5. Kaizoku Sentai Gokaiger (2011)
  6. Ninpuu Sentai Hurricanger (2002)
  7. Tokusou Sentai Dekaranger (2004)
  8. Mirai Sentai Timeranger (2000)
  9. Ninja Sentai Kakuranger (1994)
  10. Kyuukyuu Sentai Go Go V (1999)

Turboranger, o primeiro esquadrão multicolorido da era Heisei, e seus antecessores; de Battle Fever J a Liveman

A era Heisei iniciou em 8 de janeiro de 1989 com a sucessão do Imperador Akihito ao trono. A primeira série da franquia foi Kousoku Sentai Turboranger, que estreou em 25 de fevereiro daquele ano com um “especial” que reuniu os dez esquadrões anteriores (note que Battle Fever J era o pioneiro; Gorenger e JAKQ foram incluídos oficialmente em meados dos anos 1990). Atualmente está no ar Kishiryu Sentai Ryusoulger, a última série Super Sentai da era Heisei.

A era Reiwa foi anunciada no primeiro dia deste mês e começará logo mais em 1º de maio. Ou seja, a próxima série Super Sentai será a primeira da nova era.

Nota do colunista: Por vários anos o primeiro episódio de Turboranger foi erroneamente chamado no fandom brasileiro como “episódio zero”. Na realidade é o primeiro de um total de 51 episódios. Vale reforçar que o mesmo não foi feito para inaugurar a era Heisei, uma vez que o a era Showa acabou devido à morte do Imperador Hirohito em 7 de janeiro de 1989. A série deveria estrear em 18 de fevereiro e por isso sofreu atraso de uma semana no cronograma da TV Asahi.


Essa foi a edição da coluna nesse “feriadão” de Semana Santa. Curtam bem a Páscoa, aproveitem os chocolates com moderação, mas sem deixar de refletir sobre o maior herói de todos os tempos, aquele que foi pendurado numa cruz e venceu a morte no terceiro dia. Té sexta que vem com a última edição da coluna na era Heisei. Fui, gente boa! :)