Saudações inca-venusianas! (Awika!) Começa agora a última edição da Coluna do Daileon da Era Heisei. Para marcar o final do período atual, falaremos sobre o mais novo Rider. E ainda: trailer final de Godzilla II: Rei dos Monstros, o sucesso de Power Rangers Beast Morphers, o que vai acontecer nos próximos episódios de Kamen Rider Zi-O e Ryusoulger e muito mais. Mas antes de nos despedirmos da era imperial, vamos com a novidade principal da semana: Jaspion!


Nome confirmado

Arte conceitual do filme brasileiro de Jaspion | Divulgação/Rio2C

Nesta quinta-feira (25) a Sato Company e a Toei Company promoveram um painel no evento Rio2C onde o projeto do filme nacional de Jaspion foi apresentado oficialmente. Na palestra estiveram Nelson Sato, CEO da Sato Company, três membros da Toei, incluindo o produtor Shinichiro Shirakura (o mesmo das recentes séries Kamen Rider) e Ricardo Cruz na tradução.

Rodrigo Bernardo, criador da série (Des)Encontros (exibido pelo canal pago Sony) e diretor do filme Talvez uma História de Amor, é o nome escalado para a direção do longa. Segundo ele, o filme está em fase de roteirização e o argumento foi aprovado pela Toei. Por enquanto, ainda não se sabe o nome do ator que fará o herói, que será um brasileiro com ascendência oriental. Sem grandes detalhes, Bernardo afirmou que a trama fará sentido para os fãs que acompanharam o clássico. A arte conceitual é provisória e foi feita pelo artista brasiliense Yuri Sampo.

O filme nacional foi anunciado em 21 de fevereiro de 2018, véspera do aniversário de 30 anos de lançamento de Jaspion no Brasil. Enquanto as filmagens ainda não acontecem, a Editora JBC trabalha na produção do mangá nacional de Jaspion, sob roteiro de Fábio Yabu (Combo Rangers) e arte por Michel Borges (Anarriê).


Produzida em 1985 pela Toei Company, a série O Fantástico Jaspion foi o 4º segmento da franquia conhecida como Metal Hero, inaugurada com a trilogia dos policiais do espaço Gavan (1982), Sharivan (1983) e Shaider (1984). Narra a saga do órfão Jaspion (Hikaru Kurosaki), que recebe a missão de lutar contra o império do temido Satan Goss. Ao lado da androide Anri (Kiyomi Tsukada) e da monstrinha Miya, Jaspion chega à Terra para procurar as crianças que possuem o poder de encontrar o Pássaro Dourado, um ser mítico que teria a chave para a vitória contra o mal.

Em 1988 a série estreou no Brasil na programação da extinta Rede Manchete, iniciando ao lado de Changeman um verdadeiro “boom” de heróis japoneses na TV brasileira. Ícone de uma geração, virou referência do tokusatsu por aqui, sendo sem dúvidas o maior sucesso comercial do gênero no país. Jaspion desencadeou uma série de produtos licenciados, como brinquedos, quadrinhos, artigos para festa, álbuns de figurinhas, dentre tantos outros. Roupas originais foram transportadas para o Brasil e usadas para produzir apresentações em Circo que rodaram o país.

Chegou a ganhar reprises na própria Record nos anos 1990. Em 2009, foi lançada em DVD pela Focus Filmes.


Última expectativa

A Warner Bros. liberou o trailer final de Godzilla II: Rei dos Monstros. É basicamente um copilado das principais cenas mostradas em vídeos anteriores, mas não deixa de lado a grande expectativa para o filme que estreia logo mais em 30 de maio. Veja acima.


Idols do espaço

As idols Rei Kobayashi (à esq.) e Reina Tanaka (à dir,)

Reina Tanaka (29), ex-integrante do grupo musical pop Morning Musume, participará do episódio 7 de Ryusoulger, que vai ao ar no próximo domingo (28) pela TV Asahi. Ela será Cardena, rainha do planeta Pegeus, que procura sua irmã mais nova chamada Fita, interpretada por Rei Kobayashi (21), do grupo Yumemiru Adolescence.

As duas vão participar do tema de encerramento. Ou para um bom entendedor: elas vão cair na dancinha. (hehe)


Discipulado

Yuichi Nakamura (à esq.) e Shingo Kawaguchi (à dir.) participam de Kamen Rider Zi-O

Dois personagens de Kamen Rider Hibiki (2005) estão confirmados para o novo arco de Kamen Rider Zi-O. Shingo Kawaguchi (41) reprisará o papel do guitarrista Todoroki/Kamen Rider Todoroki. E Yuichi Nakamura (31) volta como Kyosuke Kiriya/Kamen Rider Kyoki, o rival do protagonista. Ambos se esforçando para serem discípulos de Hibiki.

Em 2009, Kawaguchi havia interpretado uma versão alternativa do herói em Kamen Rider Decade. Em 2013, viveu Masahiro Yamamoto/Kamen Rider Mage nos últimos episódios de Kamen Rider Wizard.

Um ano após o final de Hibiki, Nakamura ficou conhecido como Yuto Sakurai, o secundário Kamen Rider Zeronos em Kamen Rider Den-O.

O arco será nos episódios 33 e 34 que vão ao ar nos dias 28 de abril e 5 de maio na TV Asahi.


Era do gelo

O episódio 14 de Ultra Q ganha uma edição especial em DVD e Blu-ray pelo projeto ULTRAMAN ARCHIVES, com imagem em preto-e-branco e em alta definição. O lançamento está programado para 19 de junho. Este é o segundo e último episódio em que o monstro de gelo Peguila aparece na primeira série Ultra.

O material terá disco de extras com entrevistas e informações de bastidores.

Nota do colunista: escrevi uma matéria sobre Ultra Q no Blog Daileon. Na ocasião, convidei meu amigo Danilo Modolo do canal TokuDoc para participar do texto.


Enciclopédia virtual

Foi inaugurado nesta quarta (24) o site Kamen Rider Picture Book. A página é um banco de dados oficial desenvolvido pela Toei que apresenta informações sobre os Riders, os monstros e os itens de transformação, além de um glossário com informações sobre a franquia.

Por enquanto, estão disponíveis apenas informações sobre Kamen Rider Build. Mas outras informações serão liberadas com o tempo.

Acesse a página Kamen Rider Picture Book (somente em japonês) aqui.


Sucesso absoluto

A Hasbro comemora o sucesso de Power Rangers Beast Morphers. Apesar dos números de audiência estarem abaixo de Power Rangers Super Ninja Steel – considerando a mudança de horário de meio-dia para a atual faixa das 8h da manhã na Nickelodeon americana, Brian Goldner, CEO da produtora, declarou numa conferência de negócios:

Estou muito satisfeito com os números de audiência da série. Power Rangers é líder de classificação e seu horário está oferecendo uma liderança muito forte e a Nickelodeon tem sido uma parceria muito boa para ajudar a comercializar a nova série.

Goldner garantiu que teremos novidades para o ano que vem: “Então, estamos obviamente muito animados com Power Rangers, não apenas para este ano e nove meses, mas para 2020, já que teremos um impacto de um ano inteiro”.

Nota do colunista: Essa afirmação faz cair por terra um boato sem nexo que surgiu recentemente sobre um suposto fim da franquia. Nossos heróis multicoloridos seguem firmes, fartos e generosos. :)


Invasor da galáxia

Sabe o que vai acontecer em Kamen Rider Zi-O na era Reiwa? Vem cá que eu te conto.

Um meteorito alienígena cai na Terra com um inimigo chamado Kamen Rider Ginga. Tudo indica que o Rider do espaço veio para conquistar o universo e seus poderes são maiores que a forma Zi-O Trinity. Para deter Ginga, Kamen Rider Woz desenvolve o Mirai Ride Watch baseado nos poderes desse forasteiro. Assim, Woz se transforma em Kamen Rider Woz Ginga, sua forma mais poderosa.

As novas scans incluem também cenas do novo arco baseado em Kamen Rider Hibiki. Veja:


Cavaleiro do fogo

E quer saber o vai acontecer em Ryusoulger na próxima era? Então chega mais.

No próximo mês deveremos ver Dime Volcano, o sexto Kishiryu. O dimétrodon de fogo é o primeiro de uma nova geração de Kishiryus chamados de Kishikyoryu, que superam os poderes atuais dos Ryusoulger.

Ryusoul Red ativa uma forma blindada chamada Mere Mera Armor ao dominar o comando de Mera Mera Soul. O líder do esquadrão poderá realizar incríveis ataques de fogo.

Dime Volcano poderá se combinar com Tyramigo para formar o poderoso robô gigante Kishiryuoh Dime Volcano.

Surge um novo inimigo. Seu nome: Waizuru. Um feiticeiro de armadura azul que se junta aos Druidon. Waizuru será dublado pelo veterano Hikaru Midorikawa, a voz de Gridman (herói-título da série de 1993).

Veja as scans:


Matrimônio discreto

Kashu em sua recente participação em Kamen Rider Zi-O como Shouichi/Agito

Toshiki Kashu (40), o ator que viveu o protagonista Shouichi Tsugami em Kamen Rider Agito, revelou num programa matinal da TBS desta segunda (22) que se casou no último dia 3 de abril com uma mulher de 34 anos que trabalha no setor imobiliário. Eles se conheceram há algum tempo num izakaya (um tipo de bar japonês).

Kashu agradeceu aos fãs em sua conta oficial no Instagram.

Recentemente, o ator reprisou o papel do Rider de 2001 nos episódios 31 e 32 de Kamen Rider Zi-O (leia mais aqui).


(The) end justiφ’s the means

Tem tokusatsu no Anison Lab desta semana. Ricardo Cruz e Lucas Araújo apresentaram ontem o clipe da música “Justiφ’s“, tema de abertura de Kamen Rider Faiz (2003).

Para quem mora ou vai passar férias em São Paulo, a dupla estará no palco do The House no dia 12 de julho, apresentando o segundo show do projeto musical. Os ingressos podem ser adquiridos através deste link.


Por que falar de tokusatsu?

Na sexta-feira passada saiu mais um vídeo do canal TokuDoc onde nosso editor Rafael Jiback conversa com Danilo Modolo sobre a importância de abordar sobre tokusatsu num veículo totalmente dedicado à cultura pop japonesa (como é o caso do nosso portal). Curiosidades sobre a história e a evolução do JBox são contadas no programa. Assista acima. ;)


Start your engine!

A última minissérie da franquia Kamen Rider estreia logo mais no próximo fim de semana. Drive Saga: Kamen Rider Brain contará com apenas dois episódios que vão ao ar a partir da 0h (de Tóquio) dos dias 28 de abril e 5 de maio. Sendo o último domingo da era Heisei e o primeiro da era Reiwa, respectivamente.

Shota Matsushima retorna ao papel do Roidmude Brain, vilão da série Kamen Rider Drive. Estão confirmados o ator Tomoya Warabino (31) e a atriz Fumika Baba (23), reprisando os papeis dos Roidmudes Heart e Medic, respectivamente. Chris Peppler (61), a voz de Mr. Belt e sua forma humana, Krim Steinbelt, na série original de 2014, também estará de volta.

Um trailer foi postado na conta oficial do 20º aniversário dos Heisei Kamen Riders no Twitter onde podemos conferir algumas cenas da minissérie e o traje completo de Kamen Rider Brain (até então tínhamos apenas uma visão parcial). Confira:

Kamen Rider Brain foi mencionado pela primeira vez em 1º de abril de 2017 e anunciando o “lançamento” para 2035. (!) Só que era apenas uma brincadeira feita pela Toei no dia da mentira. Dessa vez o negócio virou coisa séria.

Drive Saga: Kamen Rider Brain é escrito por Riku Sanjo e dirigido por Kyohei Yamaguchi. Ambos trabalharam em Kamen Rider Drive.


Figura em ação

Não menos importante para o momento, a linha S.H.Figuarts (da Bandai e da Tamashii Nations) anunciou em blog oficial uma figure baseada em Kamen Rider Brain. A página chama orgulhosamente o personagem como o último Rider da era Heisei e o primeiro da era Reiwa (isso é, fora do line-up regular da TV), já que a minissérie será apresentada no período de transição.

A espada de Brain é uma reciclagem da Sunglasseslasher de Kamen Rider Ghost. Até o fechamento desta edição, não tivemos informações sobre a data de lançamento e o preço do produto. Confira as imagens:


Adeus, era Heisei! Obrigado por um período cheio de inovações! Que venha a era Reiwa! Nos encontramos por lá com mais uma edição da Coluna do Daileon! ♫Sayonara bye-bye…