Fãs de artistas musicais japoneses, ainda que em tempos de maior acesso a materiais lançados através de serviços de download, como o iTunes, ou de streaming, como Spotify e Deezer, sabem o quão difícil é poder conferir suas apresentações ao vivo feitas em turnês, shows isolados ou especiais com qualidade aceitável e dentro da legalidade. Nesse ponto, os seguidores da Utada Hikaru podem se sentir aliviados, já que foi anunciado que a Netflix colocará em cartaz o registro da última turnê dela lá no Japão, Laughter in the Dark, com previsão para chegar à plataforma no dia 26 de junho.

A gravação ocorreu na apresentação feita no Makuhari Messe International Exhibition Hall, no dia 9 de dezembro de 2018. Essa foi uma data especial, pois foi comemorado o aniversário de 20 anos de debut dela na indústria fonográfica japonesa, sendo também o último show dessa turnê por lá. A título de curiosidade, a Laughter in the Dark Tour foi a primeira turnê doméstica da Utada em 12 anos. Nesse meio tempo, ela divulgou seu segundo álbum em inglês, This is the One, com a In The Flesh Tour, fora do Japão.

Além disso, uma porção de acontecimentos ocorreram em sua vida. Em 2010, ela anunciou sua aposentadoria da vida artística, dentro e fora do Japão, fazendo apenas algumas pontas em trilhas sonoras. No entanto, o falecimento de sua mãe, a cantora Fuji Keiko, em 2013, o casamento com o italiano Francesco Calliano, o nascimento de seu primeiro filho em 2015 e demais questões de vida privada lhe trouxeram uma nova inspiração, rendendo os recentes álbuns Fantôme (2016) e Hatsukoi (2018). Boa parte do setlist da Laughter in the Dark Tour é preenchida por faixas desse repertório:

Anata

Michi

traveling

COLORS

Prisoner Of Love

Kiss & Cry

SAKURA Drops

Hikari

Tomodachi

Too Proud (feat. Jevon)

Chikai

Manatsu no Tooriame

Hanataba wo Kimini

Forevermore

First Love

Hatsukoi

Play A Love Song

Ore no Kanojyo

Automatic

Goodbye Happiness

O show, acompanhado de alguns registros documentais, também estará disponível aqui para download pelo iTunes. E no Japão, ele também será vendido em formato físico Blu-ray/DVD, em edições limitadas, vindo com materiais exclusivos, como um photobook de 60 páginas, uma réplica do passe de bastidores da tour e os videoclipes de “Anata”,“Hatsukoi” e “Forevermore”, canções trabalhadas como singles em seu último álbum.

https://www.youtube.com/watch?v=A37bu5BFaWs

https://www.youtube.com/watch?v=uULHI-soUOk

https://www.youtube.com/watch?v=RQG2kRd9SpE

[Via Utada Hikaru Official Website e Filmes-Netflix]