Akira Toriyama é um dos grandes mestres para muitos fãs de mangá e, independentemente de ser fã ou não de sua obra, é impossível negar o grande impacto que Dragon Ball (sua obra mais famosa) teve tanto no Japão quanto mundialmente. Além de fazer parte da infância e adolescência de muitos de nós por canais abertos e fechados através de sua série animada, seu personagem principal, Goku, é tão conhecido que até mesmo quem não acompanha a cultura pop japonesa já ouviu (ou falou) seu nome em algum momento. E é de grande felicidade para os fãs que o autor foi finalmente indicado para o Hall of Fame 2019 do Eisner Awards, uma das premiações mais tradicionais envolvendo histórias em quadrinhos.

A página dos indicados divulga rapidamente o perfil do autor como: Akira Toriyama é um artista japonês de mangá, de jogos e designer de personagens que criou o popular Dr. Slump, o qual ganhou o prêmio mangá Shogakukan de 1981, vendeu mais de 35 milhões de cópias no Japão e foi adaptado em duas séries de anime. Sua obra seguinte, Dragon Ball, foi muito mais popular e vendeu mais de 350 milhões de cópias mundialmente. As adaptações animadas levam os créditos como o que impulsionou a popularidade do ‘anime’ no Ocidente e Toriyama é considerado um dos artistas que mudou a história do mangá. Ele também fez o design de personagens para vários jogos famosos como Dragon Quest, Chrono Trigger e Blue Dragon.

Junto com Toriyama também está entre os concorrentes o autor Naoki Urasawa, novamente um nome de peso quando falamos de mangá. De acordo com a página da Comic-Con, Naoki é um artista e músico japonês que produziu um fluxo constante de mangás que ganharam prêmios desde 1981, diversos deles foram adaptados para anime. Seus trabalhos incluem Return, Pineapple Army, Yawara!, Master Keaton, Monster, 20th Century Boys, Pluto e Billy Bat. Ele também é considerado um dos artistas que mudou a história do mangá. Desde 2008 ele dá aulas de mangá na Universidade Nagoya Zokei. Naoki já recebeu o prêmio de mangá Shogakukan três vezes, prêmio Tezuka Osamu Cultural duas vezes, prêmio mangá Kodansha e prêmio Eisner duas vezes.

Entre os 14 concorrentes, 4 serão escolhidos por voto de profissionais de quadrinhos através do site www.eisnervote.com, com prazo até o dia 14 de junho. Se Toriyama e Urasawa forem escolhidos, não será a primeira vez que japoneses entram para o Hall da Fama. Osamu Tezuka (2002), Kazuo Koike (2004), Goseki Kojima (2004), Katsuhiro Otomo (2012) e Rumiko Takahashi (2018) estão entre os outros mangakás reconhecidos pela premiação.

Os dois mestres do mangá não são os únicos autores japoneses na mira do Eisner Awards este ano. Para a categoria Melhor Adaptação de Outro Meio está concorrendo o Frankestein: Junji Ito Story Collection do autor de horror Junji Ito, adaptação do Frankestein (1931) de Mary Shalley. Na categoria específica de Melhor Edição Americana de Material Internacional – Ásia concorrem Abara: Complete Edition de Tsutomi Nihei, Dead Dead Demon’s Dededede Destruction de Inio Asano, Laid-Black Camp de Afro, e Tokyo Tarareba Girls de Akiko Higashimura.

E como uma querida e ótima surpresa para nós, a obra Pétalas, do autor brasileiro Gustavo Borges, também está concorrendo ao Eisner na categoria Melhor Publicação para Leitores Jovens (até 8 anos). A obra conta a história de uma família de raposas que tem a vida transformada por um estranho visitante. A graphic novel foi lançada em 2015 e logo em 2017 foi lançada em Portugal pela editora Kingpin Books e na Polônia pela Timof Comics, sendo a versão portuguesa bilíngue e assim distribuída no Reino Unido e Estados Unidos. Gustavo é o único autor brasileiro concorrendo pelo prêmio.

A cerimônia de premiação acontece na San Diego Comic Con no dia 19 de julho.

[Via Comi-Con website]