Os fãs incansáveis d’Os Cavaleiros do Zodíaco conseguiram um feito raro. Recentemente, a PlayArte, empresa que cuida do lançamento do anime clássico em Blu-ray, informou que a coleção seria descontinuada faltando dois ‘packs’ para completá-la, tudo por conta do prejuízo que a produção da mídia em alta definição acarretava. Porém, por meio da equipe do site CavZodíaco, a situação foi revertida e os discos do raio azul estão garantidos – com ressalvas.

Segundo publicação do site, desde o anúncio do cancelamento a equipe se empenhou em ir atrás de todas as formas possíveis de lançamento junto à diretoria da PlayArte, que estudou o caso e conseguiu achar uma brecha para uma alternativa final. Ainda não foi divulgado como se dará o lançamento dos Blu-rays da Andromeda Box e Phoenix Box (como serão chamados esses dois últimos boxes), mas já é certo que será uma edição limitada e provavelmente com um valor final mais elevado em comparação às outras três caixas já lançadas.

A versão remasterizada em alta definição da série Os Cavaleiros do Zodíaco começou a ser lançada em Blu-ray por aqui no fim de 2017, com a Pegasus Box (episódios 1 ao 24), seguindo-se ao longo de 2018 com a Dragon Box (episódios 25 ao 48) e a Cygnus Box (episódios 49 ao 73), finalizando a fase conhecida como “Saga do Santuário”. As 3 caixas também foram lançadas no formato de DVD, que já havia sido garantido para as próximas, mesmo com o cancelamento do Blu-ray.

Os 3 packs de Blu-ray já lançados pela PlayArte.

A 4ª caixa, Andromeda Box, cobre toda a Saga de Asgard, enquanto a Phoenix Box cobrirá a Saga de Poseidon. Apesar do alegado prejuízo com os primeiros packs em Blu-ray, encontrá-los nas lojas atualmente é uma tarefa difícil, já que o produto se encontra esgotado na maioria delas.

[Via CavZodiaco]


Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estreou nas páginas da revista Weekly Shonen Jump em dezembro de 1985. De autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, que marcou época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.

A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.

Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon NetworkBandPlay TV, e teve passagem recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão. A Crunchyroll também disponibiliza a série por streaming, com dublagem. Foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que atualmente produz (produzia?) a versão em Blu-ray.

O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publica atualmente uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban.

Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás, os títulos Episódio G (Conrad), Lost Canvas, Next Dimension e Saintia Shô (JBC) foram publicados no Brasil. Entre os animes, Os Cavaleiros do Zodíaco Hades (2002), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012) e Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015, apenas legendado) também foram exibidos. Em dezembro, foi lançada a versão animada de Saintia Shô, exibida no Brasil pela Crunchyroll.