A curiosa história de Yasuke, provavelmente o primeiro negro a pisar em solo japonês, e também o primeiro (e único) samurai de origem africana, vai virar filme. Segundo o portal Deadline, o ator Chadwick Boseman (Pantera Negra) viverá esse personagem histórico no longa que tem roteiro de Doug Miro (da série Narcos, da Netflix).

A história de Yasuke remonta ao século 16, quando as missões jesuítas portuguesas chegaram ao Japão. O missionário Alessandro Valignano trazia consigo esse escravo de Moçambique, que logo despertou a atenção do povo local, que não tinha contato com homens de pele escura. Com o Damiô (uma espécie de governante da época) Oda Nobunaga, interessado na unificação das províncias japonesas e na cultura europeia, Yasuke desenvolveu uma amizade que lhe transformaria em um importante samurai. Relatos diziam que ele tinha 1,82m de altura (muito superior à média japonesa), com a força equivalente a 10 homens.

A lenda de Yasuke é um dos segredos mais bem guardados da história, a única pessoa de origem não asiática a se tornar um samurai“, aponta Chadwick Boseman ao Deadline. “Esse não é só um filme de ação, é um evento cultural, uma troca, e estou empolgado a fazer parte disso” – completou.

O projeto de um filme retratando a história de Yasuke já vinha sendo desenvolvido há um tempo, unindo agora as produtoras Picturestart (de Erik Feig), De Luca Productions, Solipsist e ‘X ception. Por enquanto não há previsão de início das filmagens ou lançamento.

[Via Deadline]