É relativamente comum nos afeiçoarmos a personagens de ficção, de repente até criar um forte vínculo emocional com a história representada em livros, séries e filmes. Mesmo assim, não deixa de ser curioso ver até que ponto algumas relações feitas podem chegar – ainda mais quando manifestadas por figuras que por senso comum são vistas com certa “seriedade”.

É o caso recente de Shigeyuki Hiroki, embaixador do Japão na Suécia. No cargo desde outubro do ano passado, o representante do país oriental começou a usar o Twitter há pouco tempo, mas chamou atenção com uma postagem específica, onde aparece em uma foto segurando uma pelúcia do personagem Pikachu, de Pokémon (material de divulgação da Expo 2025, que será realizada em Osaka, no Japão).

Embaixador Shigeyuki Hiroki e seu “filho” Pikachu | Reprodução @japanisverige

No texto que acompanha a imagem, Shigeyuki pontua: “A primeira vez que vi o Pikachu, senti que ele era como o meu filho. Quando [o game] ‘Pokémon Go’ saiu em 2016, Pikachu e os outros milhares de personagens ganharam novos amigos em todo o mundo. Agora fico feliz em ver o filme do ‘Detetive Pikachu’.

O embaixador não deu muitos detalhes de como essa relação Pikachu-filho se deu, mas temos uma singela mídia espontânea para o filme que entra em cartaz hoje nos cinemas brasileiros.

Certo é que Shigeyuki é um grande apreciador da cultura pop de seu país de origem. Depois de falar sobre o Pikachu, ele ainda abriu espaço para comemora os 45 anos de outro ícone, a Hello Kitty:

Este ano a Hello Kitty faz 45 anos, por isso pertencemos à mesma geração! Nós estamos aqui em Estocolmo, mas espero que muitos de vocês possam ir ao Japão para encontrá-la na “Kitty Land”, oficialmente conhecida como Sanrio Puroland.

Um homem que sabe valorizar os grandes produtos de exportação de sua nação.

[Via @japanisverige]


O filme

Dirigido por Rob Letterman (O Espanta Tubarões), Detetive Pikachu traz Ryan Reynolds (Deadpool) na voz original do personagem Pikachu, que na trama encarna um detetive que ajuda o jovem Tim Goodman (Justice Smith, ator de The Get Down) a resolver o mistério do sequestro de seu pai. Junto ao time também está a repórter Lucy Stevens (Kathryn Newton, atriz de Big Little Lies), acompanhada de seu Psyduck. O elenco também conta com Ken Watanabe na pele do detetive Yoshida, amigo do pai de Tim.

A produção é inspirada em um game de mesmo nome, lançado para o Nintendo 3DS. A estreia é hoje! Assista ao trailer:

Uma sequência do filme já estaria garantida, com o mesmo diretor do filme do Sonic.