Estreou este mês na programação do canal Cinemax, parte do pacote da HBO, o título Lupin III vs Detetive Conan: O Filme. O longa que une duas franquias super populares do Japão foi produzido em 2013, estreando por aqui em plataformas de aluguel digital (com opção dublada em português).

Há pelo menos mais 4 exibições garantidas na grade, neste mês de maio e no próximo mês de junho:
24/05 (sexta), às 14h11
28/05 (terça), às 9h11
02/06 (domingo), às 12h56 [NÃO HOUVE EXIBIÇÃO – Atualização 2/6]
09/06 (domingo), às 14h39

Sinopse pela HBO:
O detetive Conan Edogawa vai à caça do mestre ladrão Arsène Lupin, suspeito de roubar a valiosa Safira Cereja. Mas as motivações de Lupin não são fáceis de entender, e a trama envolvendo o roubo da joia vai se misturando aos misteriosos acontecimentos em torno da turnê de um pop star que acaba de chegar da Itália.

Esse foi o segundo encontro dos personagens, que já apareceram juntos em um especial de Detective Conan em 2009. A produção de 2013, dirigida por Hajime Kamegaki, também ganhou uma adaptação em mangá por Yutaka Abe e Jirou Maruden – que também trabalharam na quadrinização do 1º especial.

[Via Programação e Animation Info]


Sobre Lupin III

Criado em 1967 pelo artista Monkey PunchLupin III nasceu como história em quadrinhos na revista japonesa Weekly Manga Action, chegando ao fim em 1969, rendendo 14 volumes. Na história, Lupin é o maior ladrão do mundo, sendo neto do lendário Arsène Lupin. Anunciando seus crimes com um singelo cartão de visitas, ele é acompanhado pelo exímio pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon e a astuta e sedutora Fujiko.

Depois de alguns projetos cancelados, ganhou a primeira série animada em 1971, com 23 episódios animados pelo estúdio TMS Enertainment. Em 1977, uma nova série iria mais longe, alcançando a marca de 155 episódios.

O personagem tornou-se um marco na indústria de anime, trazendo temáticas adultas em um cenário que era dominado por robôs gigantes para crianças na TV.

Entre várias sequências e filmes, chegou a ser tocado pelas mãos de Hayao Miyazaki, antes do renomado diretor brilhar com seu Studio Ghibli. Isso aconteceu em O Castelo de Cagliostro (1979), ponto importante na carreira do cineasta e também na de Lupin.

No Brasil, o anime original chegou a ser exibido dublado pelo extinto canal Locomotion, sob o título de Cliffhanger. No fim dos anos 1980, o filme O Ouro da Babilônia (1985) foi lançado em VHS pela WR Films. Os filmes O Castelo de Cagliostro e O Segredo de Mamo (1978) foram lançados em DVD pela Focus Filmes, distribuídos posteriormente em plataformas on demand. É possível encontrar também em plataformas de aluguel digital o longa Lupin III vs Detetive Conan: O Filme (2013), que uniu o ladrão com a série Detective Conan. Por fim, a temporada mais recente, Lupin III: Part 5 (2018), foi exibida com legendas em português pela Crunchyroll.


Sobre Detective Conan

Detective Conan, também conhecido no Ocidente como Case Closed, é uma série criada por Gosho Aoyama; seu mangá é publicado no Japão desde 1994, contando atualmente com 95 volumes encadernados lançados. Apesar do título não ser tão popular no Brasil, esta é uma das obras de maior sucesso no Japão, ganhando frequentemente novos capítulos do mangá, e novos episódios do anime.

Na história, acompanhamos os casos investigados por Shinichi Kudou, um detetive que usa suas grandes habilidades de observação e pensamento crítico para desvendar mistérios, sempre deixando a polícia intrigada. A aparência de Shinichi lembra a de uma criança porque numa de suas investigações, ele foi forçado a tomar uma pílula que o mataria, porém, ao invés do veneno, a pílula continha uma poção que transformaria seu corpo. Para não descobrirem que sobreviveu, Shinichi se nomeia “Conan Edogawa” e continua a investigar mistérios e assassinatos, além de ir atrás da organização que quase o matou, para recuperar seu corpo.

A versão animada produzida pelo estúdio TMS Entertainment estreou em 1996 e é exibida até os dias de hoje. Além da série de TV, diversos outros spinoffs e mais de 20 filmes foram lançados. No Brasil, apenas três desses filmes foram lançados de forma oficial. A primeira passagem da série no país foi com um DVD do primeiro filme, lançado em 2008 pela Flashstar. Em agosto de 2016, o longa O Mistério do Atirador de Elite e o crossover Lupin III vs. Detetive Conan: O Filme foram lançados sob demanda pelo Google Play Filmes, iTunes e Claro Vídeo.