Em 2020 teremos um novo anime dirigido por Mamoru Oshii. Reconhecido pelo trabalho no clássico Ghost in the Shell, além de outros títulos de sucesso como Patlabor e Urusei Yatsura, o japonês recebeu um patrocínio aparentemente inusitado para um novo projeto.

O anúncio da produção veio por meio da Ichigo, uma empresa imobiliária e de energia sustentável do Japão. Essa empresa abriu no mês passado uma divisão intitulada de Ichigo Animation, que é o “selo” que bancará a produção de Oshii, que não só dirigirá a animação, como também assinará o roteiro e a criação desse projeto – que ainda não teve nem o título divulgado. O artista vem desenvolvendo o conceito desde a década passada.

Claro que há uma pretensão maior ($$$) por trás disso tudo. A investida da Ichigo nessa animação tem como foco promover o Akiba Cultures Zone, um edifício comercial localizado em Akihabara, que é um paraíso de consumo para fãs de anime e mangá. São 6 andares recheados de produtos baseados em cultura pop oriental. Como exatamente se dará essa promoção nós veremos somente no ano que vem.

Esse não é o único trabalho sob os braços de Mamoru Oshii neste momento. O diretor também prepara uma adaptação animada de Chimera, uma série de livros escrita por Baku Yumemakura entre 1982 e 2002. O último lançamento levando a sua assinatura foi a minissérie live-action Sand Whale and Me, em 2017.

[Ichigo via ANN]


Trabalhos de Oshii por aqui

Depois de dirigir episódios de alguns animes de sucesso no Japão na década de 1970, como Gatchaman II, Mamoru Oshii teve seu primeiro grande destaque em 1981 dirigindo a série Urusei Yatsura, baseada na obra popular de Rumiko Takashi. Esse trabalho teve os primeiros episódios lançados por aqui em VHS com o título de Turma do Barulho.

Em 1988, Oshii integrou o grupo responsável por criar Patlabor, série de anime e mangá, que futuramente também renderia versões em live-action. Dois filmes animados e a primeira série de TV foram exibidos por aqui pelo extinto canal Fox Kids, no início dos anos 2000.

Em 1995, o auge da carreira do diretor veio com o filme animado Ghost in the Shell, baseado na obra de Masamune Shirow. Aclamado pela crítica e referência para outras produções icônicas como Matrix, o filme foi lançado por aqui em DVD pela Flashstar e relançado pela Focus Filmes. Atualmente está disponível pela Netflix.

Voltando aos anos 1980, vale pontuar o momento que Mamoru Oshii criou a Kerberos Saga, um universo multimídia com dezenas de títulos em mangá, livros e cinema. Uma parte desse universo é o longa animado Jin-Roh, de 1999, que chegou a figurar a programação do extinto canal Locomotion aqui no Brasil. Mais recentemente, no ano passado, um live-action coreano foi produzido e está disponível para nós pela Netflix com o título de Illang: The Wolf Brigade.

The Sky Crawlers, filme animado que Oshii dirigiu em 2008, também foi lançado por aqui. Baseado numa série de light novels de Hiroshi Mori, o longa saiu em DVD e Blu-ray pela Sony em 2009.