Saudações inca-venusianas! (Awika!) Estamos na edição CIN-QUEN-TAAAA!!! (Woohoooo!!!) E nada melhor que aproveitar esse marco para falar sobre Godzilla. O mais novo filme da franquia MonsterVerse estreou ontem e a coluna de hoje será um pouco maior que o normal para explorarmos as origens do nosso Rei dos Monstros. Tem também as novidades sobre os próximos episódios de Kamen Rider Zi-O e Ryusoulger, além das últimas sobre os seus respectivos filmes de verão.


O despertar dos monstros

Depois do sucesso mundial de Godzilla (2014) e Kong: A Ilha da Caveira (2017), a Warner Bros. e a Legendary Pictures embarcam em mais um capítulo da franquia MosterVerse. Tudo para formar uma ponte para o encontro entre as duas criaturas mais famosas do cinema. Dirigido por Michael Dougherty e escrito por Zach Shields, o filme Godzilla II: Rei dos Monstros apresenta releitura dos gigantes Rodan, Mothra e King Ghidorah. As criaturas são criações do estúdio Toho, que contou com nomes importantes como Eiji Tsuburaya, por exemplo, para a formação de um novo gênero de filmes para o cinema japonês há quase 65 anos.

O novo filme conta mais uma vez com a agência cripto-zoológica Monarch contra a invasão dos Titãs (assim mesmo como os kaijus são referidos na trama). O astro Ken Watanabe (de O Último Samurai) reprisa o papel do Dr. Ishiro Serizawa. Enquanto isso, os destaques ficam para as estreias de Kyle Chandler (Early Edition – Edição de Amanhã), Vera Farmiga (Bates Motel) e da pequena notável Millie Bobby Brown (Stranger Things).

Godzilla II: Rei dos Monstros entrou em cartaz nesta quinta (30) nos cinemas de todo o Brasil e é exibido em versões em 2D e em 3D IMAX. A expectativa é alta e o novo filme promete superar o primeiro, que eliminou a estigma deixada pela adaptação cinematográfica de 1998, do diretor Roland Emmerich. Nesta sequência, o potencial para a expansão desse novo universo de Godzilla está em vigor. O que é ótimo para renovar o interesse pela criatura que deu origem ao tokusatsu.

Muitas surpresas estão reservadas neste filme e as referências podem passar despercebidas para quem não tem contato com a franquia Godzilla. Enfim, a diversão está garantida e esse é um ponto de partida essencial para a imersão na mitologia. Mas a Coluna do Daileon dá uma mãozinha para você começar a se situar nas próximas notas.

Leia a crítica de Godzilla II: Rei dos Monstros


Primeiro encontro

O embate de Godzilla, Rodan e Mothra contra King Ghidorah em 1964 | Foto: Divulgação

Não é a primeira vez que Godzilla, Rodan e Mothra enfrentam King Ghidorah nas telonas. O dragão de três cabeças aterrorizou pela primeira vez em 20 de dezembro de 1964 no filme Sandai Kaijū: Chikyū Saidai no Kessen. Ou Ghidrah, o Monstro Tricéfalo, como foi intitulado em antigos circuitos do cinema japonês no Brasil.

O plano era mostrar Godzilla, Rodan e Mothra se unindo contra uma ameaça extraterrestre. O filme – que é o quinto da franquia Godzilla – gira em torno de uma queda de meteorito. O Professor Murai e sua equipe começam a pesquisar tal fenômeno. Enquanto isso, um ser do planeta Venus toma como hospedeiro uma princesa de um reino fictício, que havia dado como morta em um acidente aéreo, para transmitir uma profecia que estava para se cumprir muito em breve. O dragão de três cabeças havia destruído toda uma civilização venusiana e agora estava a caminho da Terra.

As Shobijin tentam intervir nos acontecimentos, tentando convencer Godzilla, Rodan e Mothra a lutarem juntos para deter Ghidorah. Porém, vemos que os kaijus possuem personalidades bastante temperamentais e a tarefa para convencê-los a parar de brigar é praticamente impossível. Se você quer procurar um bom filme para imergir na franquia, Ghidrah, o Monstro Tricéfalo não pode ficar fora da sua lista.

Curiosamente, o lendário diretor Ishiro Honda era contra a “humanização” de Godzilla e essa tendência só ficaria mais forte nos filmes seguintes, onde o Rei dos Monstros se tornou um herói ao invés de ser uma ameaça – apesar de continuar destruindo a cidade em “prol” da humanidade.

Sadamasa Arikawa (diretor de efeitos especiais), Ishiro Honda, Eiji Tsuburaya e Tomoyuki Tanaka nos bastidores de O Despertar dos Monstros (de 1968) | Foto: Divulgação

O elenco se destacou com o retorno da dupla musical The Peanuts como as Shobijin, as fadinha leais à deusa Mothra. A repetição de atores foi mantida com o veterano Takeshi Shimura (Os Sete Samurais, Godzilla), o galã Akihiko Hirata (o eterno astro dos filmes kaiju da era de ouro) e Kenji Sahara (Rodan, Os Bárbaros Invadem a Terra) em novos papéis. Curiosamente vemos Susumu Kurobe como um assassino no filme, apenas dois anos antes de interpretar Hayata, o hospedeiro do primeiro Ultraman.

É claro que os monstros apareceram diversas vezes na franquia, mas Godzilla, Rodan, Mothra e Ghidorah voltariam a se encontrar de novo em O Despertar dos Monstros (Kaijū Sōshingeki, de 1968) e com a companhia de Anguirus, Gorosausus, Minilla (o filho de Godzilla), Manda, Kumonga, Baragon e Varan para uma… digamos… rinha de monstros aos pés do Monte Fuji.


A origem dos Titãs

Godzilla

Foi o primeiro kaiju (monstro gigante) do estúdio Toho. O personagem foi criado em parceria entre o produtor Tomoyuki Tanaka, o diretor Ishiro Honda e o diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya. Oficialmente é o precursor do tokusatsu e até hoje é um dos sinônimos mais importantes do gênero ao lado de Ultraman (também criado por Tsuburaya). Sua franquia é dividida em três eras até o momento: Showa, Heisei e Millennium. A Toho produziu 31 filmes em live action e uma trilogia animada (essa disponível mundialmente via Netflix). Fora do seu país de origem, teve dois desenhos americanos e quatro filmes para o cinema (o mais recente está em produção para lançamento em 2020).

Leia a resenha de Godzilla (1954)

 

Rodan

Com uma impressionante velocidade supersônica, Rodan apareceu pela primeira vez em 1956. Seu filme foi o segundo maior sucesso do produtor Tomoyuki Tanaka e do diretor Ishiro Honda. Os efeitos especiais de Eiji Tsuburaya tiveram evolução a partir desse clássico, que foi o primeiro do gênero exibido em cores. Haruo Nakajima também foi dublê do “monstro do espaço”. Apareceu em seis filmes da cronologia oficial, além de participações em games e livros da franquia Godzilla. Curiosamente, Rodan aparece no livro It – A Coisa, escrito pelo mestre do terror Stephen King. Na história, o kaiju era uma das formas do diabólico Pennywise.

Leia a resenha de Rodan!… O Monstro do Espaço (1956)

 

Mothra

A mariposa gigante estreou em 1961 e é um dos cinco monstros mais importantes da Toho. Seis meses antes do lançamento do primeiro filme, os autores Shinichiro Nakamura, Takehiko Fukunaga e Yoshie Hotta escreveram a novel The Luminous Fairies and Mothra e logo foram contratados pela Toho para roteirizar um esboço do longa da “deusa selvagem”. Mothra é uma criatura originada de uma fictícia ilha e despertou ferozmente quando as Shobijin foram capturadas e tratadas como parte de um espetáculo. A canção de Mothra foi composta por Yuji Koseki, que seguiu na contramão do músico Akira Ifukube (que tinha um ritmo mais carregado) e adotou elementos da música ópera. Mothra esteve em 12 filmes produzidos pela Toho e apareceu também em outras mídias da franquia Godzilla.

Leia a resenha de Mothra, a Deusa Selvagem (1961)

 

King Ghidorah

Sua chegada à Terra se deu logo após a destruição de uma civilização venusiana. Tomoyuki Tanaka teve como inspiração a Hidra de Lerna para criar o monstro alienígena. Ghidorah seria inicialmente uma serpente de sete ou oito cabeças, mas Tanaka considerou a quantidade excessiva. Outras inspirações em figuras mitológicas como unicórnio, pégaso e qilin também serviram de base na concepção de Ghidorah. Esteve em sete filmes da cronologia oficial e apareceu também em outras mídias da franquia Godzilla.


O verdadeiro Serizawa

O Dr. Serizawa do primeiro filme de Godzilla | Foto: Reprodução

Nos filmes Godzilla (2014) e Godzilla II: Rei dos Monstros (2019), o ator Ken Watanabe vive na pele do cientista Ishiro Serizawa, um dos membros da Monarch e um dos personagens de bastante importância na trama, já que acredita que a existência de Godzilla está no bem da natureza.

Se você assistiu ao primeiro filme japonês de 1954, vai ligar a referência à um personagem marcante da era de ouro. A inspiração veio do Dr. Daisuke Serizawa. O nome Ishiro nada mais é que uma referência ao diretor Ishiro Honda.

O Dr. Serizawa original era um cientista recluso que trabalhou para o Dr. Kyohei Yamane. Ele criou a fórmula Oxygen Destroyer, capaz de causar uma destruição em massa. Percebendo o perigo, manteve em segredo para que não caíssem em mãos erradas e dizimar a humanidade. Serizawa era envolvido romanticamente com Emiko, a filha do Dr. Yamane. Emiko começou a namorar Hideto Ogata, o capitão de um navio de salvamento, que também era amigo do jovem cientista de tapa-olho (sua marca registrada devido à Segunda Guerra Mundial). Serizawa confidencia para Emiko sobre a existência do Oxygen Destroyer e decide usar para deter Godzilla. No final do filme, Serizawa se sacrifica. Porém, sua coragem teve uma consequência que só se manifestou décadas depois em Godzilla vs. Destroyer (de 1995), o último filme da franquia na era Heisei.

Hirata em Ultraman como Dr. Iwamoto

Para os aficionados por filmes kaiju, Serizawa foi o melhor personagem do ator Akihiko Hirata. Astro de filmes da Toho Company e que também participou de séries tokusatsu como Ultraman e Ultra Seven. Os tipos de personagens de Hirata sempre variavam entre cientistas e detetives. Sua imagem sempre esteve atrelada a filmes de monstros gigantes. Seu último filme na franquia Godzilla foi Terror of Mechagodzilla (de 1975).

Hirata foi convidado para atuar no filme The Return of Godzilla, mas sua saúde estava debilitada devido ao seu tratamento contra um câncer de pulmão.

Akihiko Hirata morreu aos 56 anos em 25 de julho de 1984, deixando um legado para seus fãs e para a história do tokusatsu.


In memorian

O filme Godzilla II: Rei dos Monstros já está em cartaz em todo o Brasil. Se você (ainda) tem o costume de sair da sala nos créditos finais, não vá antes de conferir a homenagem ao dublê Haruo Nakajima, o homem que interpretava o rei dos monstros na era de ouro dos filmes kaiju e que faleceu em agosto de 2017.

E mais um motivo pra você ficar até o fim: há cena pós-crédito.


Só um vai cair

E sem perder tempo, Godzilla vs. Kong ganha seu primeiro pôster para a Licensing Expo, que acontece na semana que vem.

Previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2020.


Mais nomes

Você conferiu na edição anterior da coluna sobre os novos Riders que aparecerão no filme Kamen Rider Zi-O The Movie: Over Quartzer. O cantor ISSA (um dos intérpretes do tema de abertura de Kamen Rider Zi-O) será o alter-ego de Kamen Rider Barlux no filme. Agora temos mais dois atores.

Syuusuke Saito (26) vai interpretar Jougen, alter-ego de Kamen Rider Zamonas. Em 2013, ele foi o Kyoryu Black em Kyoryuger. Saito disse que não poderia estar mais feliz em estar em Kamen Rider após Kyoryuger e frisa que seu novo personagem é legal (bom, ele não diria o contrário, né?).

Kagen, o alter-ego de Kamen Rider Zonjis, será vivido por Papaya Suzuki (52). Ele foi coreógrafo dos temas de encerramento de Zyuohger e Kyuranger. Comentou que é fã de Kamen Rider desde a infância e acha que esse Rider é interessante e perfeito para ele.


Trilha sonora

Soul Sound 2, a segunda trilha sonora de Ryusoulger, será lançada em 21 de agosto e incluirá a músicas do filme de verão Time Slip! Dino Panic!!.


Teaser

O canal oficial da Toei lançou o teaser trailer dos filmes de verão de Ryusoulger e Kamen Rider Zi-O, que estreiam no Japão em 26 de julho.


Clássico de U40

Material de anúncio de The☆Ultraman para a exibição original nas noites de quarta pela emissora japonesa TBS | Foto: Reprodução

O canal da Tsuburaya no YouTube lançou no dia 23 o primeiro episódio de The☆Ultraman, anime de 1979 que introduz o herói Ultraman Joneus (também conhecido como Ultraman Joe, Ultraman Jonias e Ultraman J), vindo do Planeta U40. Na série, seu hospedeiro humano é Choichiro Hikari, oficial da Scientific Defense Guard.

Com boa parte da trilha sonora interpretada pelo cantor Isao Sasaki (o Professor Nambara de Jaspion), The☆Ultraman deverá ter seus 50 episódios distribuídos semanalmente às quintas-feiras. Porém, o áudio é original japonês e legendas em chinês e cada episódio fica no ar por uma semana.

O segundo episódio está disponível aqui.

Nota do colunista: Ultraman Titas, um dos guerreiros da vindoura série Ultraman Taiga, também é do Planeta U40.


Kaiju dançarino

Sabe a dancinha de Ryusoulger? Então, depois de alguns atores e até o Shin-chan, agora é a vez do kaiju Gallas cair no ritmo. Quem o acompanha no vídeo é a atriz Nao Nagasawa, a Hurricane Blue de Hurricaneger, que está no elenco de Gallas.

A série continua em exibição no Japão pela plataforma de streaming Toei Tokusatsu Fan Club.


Poder dourado

Habemus scans das publicações de junho de Kamen Rider Zi-O e Ryusoulger! Vamos à elas.

Kamen Rider Den-O (de 2007) será homenageada nos próximos episódios. Another Den-O já tinha aparecido no filme Kamen Rider Heisei Generations FOREVER. Por enquanto não sabemos quando exatamente irá ocorrer o arco e quais atores veteranos irão voltar. Ainda sobre o filme citado, Takeru Satou fez uma participação surpresa, reprisando o papel de Ryotaro Nogami.

E finalmente temos uma visão completa da forma final do herói-título, o Grand Zi-O (ou como sarcasticamente chamo, “Kamen Rider Troféu Imprensa”.). A primeira imagem dele apareceu há três meses numa lista de brinquedos da série. Agora podemos ter uma visão mais ampla do Zi-O em sua forma suprema (ou seja lá o que isso significa).

O nascimento de Grand Zi-O ainda permanece em mistério. Veja as imagens:


O retorno de Gaisorg

Na edição passada vimos o rosto do ator que vai encarnar Ryusoul Gold em Ryusoulger. Kanaro, o Cavaleiro do Destino, fará sua estreia no próximo dia 23. Ele possui duas armas: a Mosa Changer e o Mosa Blade. Gold já dominou o poderoso Ryusoul chamado Biri Biri Soul, que ativa poderosas armaduras elétricas em combate.

O novo herói tem dois propósitos na superfície: de lutar contra Druidon e encontrar uma noiva. Kanaro é auxiliado por Oto, sua irmão mais nova.

Mosa Rex é o único Kishiryu aquático revelado até o momento e é descrito como o mestre de Kanaro. Mosa Rex pode se converter numa forma mecha chamada Kishiryu Neptune.

E essa vai pra quem assistiu a minissérie Super Sentai Strongest Battle!!. Gaisorg está de volta. Assim como ele caçou heróis Super Sentai para saber quem era o mais forte, o cavaleiro lendário agora irá desafiar os Ryusoulger.

Confira as imagens:


 

Rider Cookies

 

Nesse fim de semana fiz mais uma visitinha ao portal Serial Cookies. Eu e minha amiga Lulu Gabriella fizemos mais um Top Cookies, desta vez apontando as 5 melhores séries Kamen Rider da era Heisei. Confira aqui e não esqueça de preparar cookies deliciosos para a diversão.

Henshin!!!


Ilha dos monstros

O canal americano Syfy estreia o filme Monster Island neste sábado (1). A partir de 13 de junho será lançado em DVD e em streaming. A trama conta sobre o surgimento de um kaiju e uma equipe que devem contar com a ajuda de um especialista em monstros gigantes para salvar a humanidade.

Produzido pela Asylum Entertainment, Monster Island conta com os designs de Matt Frank, o mesmo dos quadrinhos do anti-herói da Tsuburaya Redman. O roteiro e direção é de Matt Atkins e é estrelado por Margot Wood, Natalie Robbie, Donna Cormack-Thompson, Adrian Bouchet e Chris Fisher. Eric Roberts e Toshi Toda fazem participação especial no filme.

Resta saber se a versão brasileira do Syfy (da programadora Globosat) irá exibir também Monster Island num futuro próximo.


O Rider mais forte

O portal japonês Goo Ranking fez uma pesquisa para saber qual o Heisei Kamen Rider mais forte, segundo opinião dos japoneses. Entre 15 e 19 de abril, 3455 pessoas votaram e eis o resultado:

1. Kamen Rider Decade/Tsukasa Kadoya (devido à sua capacidade em se transformar em outros Riders da era Heisei);

2. Kamen Rider Den-O/Ryotaro Nogami (apesar do herói ser fraco, sua capacidade de viajar no tempo e se transformar em formas diferentes são vantagens do herói);

3. Kamen Rider Hibiki/Hitoshi Hidaka (por ele ser como um oni, ao invés de ser um Rider tradicional);

O ranking prossegue com as seguintes posições:

4. Kamen Rider Kabuto/Souji Tendou;

5. Kamen Rider Gaim/Kouta Kazuraba;

6. Kamen Rider Kuuga/Yusuke Godai;

7. Kamen Rider Fourze/Gentaro Kisaragi;

8. Kamen Rider Ex-Aid /Emu Hojo;

9. Kamen Rider W/Shotaro Hidari & Philip;

10. Kamen Rider Agito/Shouichi Tsugami;

11. Kamen Rider Build/Sento Kiryu;

12. Kamen Rider Zi-O/Sougo Tokiwa;

13. Kamen Rider OOO/Eiji Hino;

14. Kamen Rider Wizard/Haruto Soma;

15. Kamen Rider Ryuki/Shinji Kido;

16. Kamen Rider Faiz/Takumi Inui;

17. Kamen Rider Blade/Kazuma Kenzaki;

18. Kamen Rider Kiva/Wataru Kurenai;

19. Kamen Rider Drive/Shinnosuke Tomari;

20. Kamen Rider Ghost/Takeru Tenkuji