Saudações inca-venusianas! (Awika!) Warner pode adiar lançamento de Godzilla vs. Kong no cinema. Anime ULTRAMAN é renovado pela Netflix. Editora JBC oficializa título do mangá de Jaspion. Essas e outras você confere a partir de agora na Coluna do Daileon, que vai para o Brasil, o mundo, o universo, a galáxia, a via láctea, o infinito e além…


Parece que foi ontem

Antes de começar de fato, quero fazer uma breve consideração.

Em 15 de junho de 2018 começava uma nova fase aqui no site JBox. Foi inaugurada a vigente versão 1.0. De lá pra cá chegaram novos colaboradores para contribuir com o engajamento de informações sobre cultura pop japonesa. Eu sou uma dessas novas pessoas. Estreei aqui na casa na mesma data, quando foi publicada a primeira edição da Coluna do Daileon.

Antes disso eu era conhecido no fandom apenas pelo Blog Daileon. É um espaço em que escrevo desde agosto de 2013 e que passou por várias fases. Teve seus altos e baixos, acertos e erros como qualquer outra mídia. Por causa do blog (atualmente hospedado no WordPress), eu passei conhecer vários criadores de conteúdo sobre cultura pop japonesa. Principalmente de tokusatsu.

Sinceramente eu não imaginava que um dia eu pudesse fazer parte da família JBox. Eu já acompanhava o site desde 2009, quando eu estava voltando a acompanhar tokusatsu. Se tornou uma das minhas referências desde então. O convite veio através do Rafael Jiback no final de abril de 2018. Durante a conversa, eu dei a ideia de fazer uma coluna periódica sobre tokusatsu no site. Esse tipo de formato estava em falta no meio escrito e era uma oportunidade de criar um espaço diferenciado onde o objetivo principal é informar/atualizar o público sobre Ultraman, Kamen RiderSuper Sentai, Space Squad, Power RangersGodzilla, MonsterVerse e coisas afim. Mas a coluna também procura se dedicar às séries exibidas no Brasil e cumprir o papel de resgatar e valorizar a história do tokusatsu nas nossas telinhas. E como você deve perceber, costumo complementar as edições com curiosidades, temas especiais e coisas do tipo.

A Coluna do Daileon faz parte da minha rotina há um ano e contribuir para o JBox tem sido um aprendizado para mim. Deixo aqui meus agradecimentos ao Rafael, ao Larc, ao Cloud e aos demais companheiros do portal. Também agradeço pelas participações dos amigos/parceiros Mega Power Brasil, TokuDoc, Serial Cookies, Resistência Tokusatsu, Alexandre Nagado, Ricardo Cruz, Raphael Martins, Matheus Mossmann, Victor Rodrigues, Marcelo Robocop e especialmente aos nossos leitores que nos acompanham semanalmente.

Este é apenas o começo. O segundo ano da Coluna do Daileon está no ar! E vamos que vamos!!!

Oh, galaxy! Oh, galaxy!…


Delonga à vista

A Warner cogitou a intensão de adiar a estreia de Godzilla vs. Kong. Segundo um artigo publicado no fim de semana pelo site Deadline, os presidentes do estúdio Toby Emmerich e Peter Roth estão confiantes com o próximo filme da franquia MonsterVerse e reforçam a possibilidade da estreia acontecer meses depois da atual data prevista, que é 13 de março de 2020.

“[O filme] irá entregar aos fãs o que eles querem“, declarou Emmerich. Na ocasião, ele afirmou que “pode estrear no final” de 2020 para que a Warner consiga impactar o público. Vamos acompanhar.


Status da bilheteria

De acordo com o site Box Office Mojo, Godzilla II: Rei dos Monstros teve uma queda de 67,5% em comparação ao fim de semana de lançamento. Nos EUA, perdeu para Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2 ($47 mi), X-Men: Fênix Negra ($33 mi) e Aladdin ($24,5 mi). A bilheteria de Godzilla II de sexta a domingo foi de $15 milhões.

No Brasil, o filme somou mais de cerca de 82 mil espectadores e acumula, até o momento desta publicação, mais de 458 mil espectadores, segundo dados do site Adorocinema. Porém, ocupa o sexto lugar da semana.

Segundo dados do Box Office Mojo, Godzilla II ultrapassa a marca de $300 milhões. Sendo $84 milhões nos EUA e $216 milhões nos demais países. O orçamento do filme é de $179 milhões. Mas ainda é inferior a Godzilla (de 2014), que arrecadou $529 milhões, e Kong: A Ilha da Caveira (de 2017) com $566 milhões.


Easter egg

O diretor Michael Dougherty confirmou via Twitter que o esqueleto de Angirus aparece rapidamente numa cena no domínio submarino. Angirus é o segundo kaiju da Toho e apareceu pela primeira vez no filme Godzilla Raids Again, de 1955.


O Regresso de Jaspion

No programa Henshin Online do último fim de semana, Marcelo Del Greco, supervisor de conteúdo da Editora JBC, anunciou o título oficial do mangá de Jaspion. Saiba mais detalhes aqui.


Um ano depois…

A empresa estadunidense Discotek Media anuncia a data de lançamento de Jaspion em Blu-ray. Todos os 46 episódios serão lançados na terra do Tio Sam em 27 de agosto. Vale lembrar que a qualidade do material será em SD (Standart Definition) com áudio em japonês e legendas em inglês. Caso você tenha interesse em adquirir, a pré-venda está disponível via RightStuf.

O anúncio aconteceu em agosto do ano passado, durante o evento Otakon.


Renovado!

A Netflix anunciou a segunda temporada de ULTRAMAN. O anime estreou em abril passado e adaptou os oito primeiros volumes do mangá de Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi. Saiba mais detalhes aqui.


De volta pra casa

Dai Goto (24) interpreta o alter-ego do Another Den-O no atual arco de Kamen Rider Zi-O. Anteriormente, Goto foi Paimon, um dos membros do Time Laranja de Kamen Rider Gaim.


Lembrete

Neste domingo (16) NÃO haverá episódios inéditos de Kamen Rider Zi-O e Ryusoulger. A TV Asahi exibe uma partida do US Open de golfe. As séries retornam no dia 23.


Mais anúncios

Yu Inaba e Chris Peppler (foto), de Kamen Rider Drive, reprisam os papéis de Go Shijima/Kamen Rider Mach e Krim Steinbelt, respectivamente, em Kamen Rider Zi-O The Movie: Over Quartzer.

A Toei aproveitou também para anunciar mais dois nomes para o mesmo filme: Tomoya Maeno será o senhor feudal Oda Nobunaga, personagem real da história do Japão. E Jiei Wakabayashi será Gyusan, o ninja vassalo de Nobunaga. Ambos são veteranos do cinema e da TV na terra do sol nascente. Porém, será a estreia deles na franquia Kamen Rider.

Kamen Rider Zi-O The Movie: Over Quartzer estreia nos cinemas japoneses em 26 de julho, junto com Kishiryu Sentai Ryusoulger: Timeslip! Dinosaur Panic!!.


Trailer

A Toei divulgou nesta quinta (13) o trailer dos filmes de verão de Ryusoulger e de Kamen Rider Zi-O. Veja acima.


Troca repentina

A atriz Momoka (18), que estava escalada para interpretar Pirika Ashikawa em Ultraman Taiga, anunciou no último fim de semana, via Twitter, que será substituída. Ela relatou que sua saída foi motivada por conflito de compromissos.

https://twitter.com/momoka_adesso/status/1136922939566174208?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1136922939566174208&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.jefusion.com%2F2019%2F06%2Fultraman-taiga-actress-drops-down-from.html

Momoka será substituída por Ayuri Yoshinaga (22), que atua na mesma agência de Momoka, a Adesso.

Ultraman Taiga estreia na TV Tokyo no dia 6 de julho, indo ao ar nas manhãs de sábado.


Telefilme

Super Sentai Strongest Battle!!, a minissérie de quatro episódios que precedeu Ryusoulger, será lançado em DVD e Blu-ray no Japão em 10 de julho. O BD contará com um disco de extras com versão do diretor Koichi Sakamoto, onde os quatro episódios serão unidos como um filme. Um evento de lançamento está programado para este sábado (15).


Caveira

O ator e cantor Kouji Kikkawa fará uma entrevista para o volume 6 do mangá Kamen Rider W: Futo Detectives, que será publicado em 28 de junho. Ele foi o Kamen Rider Skull no filme W & Decade: Movie Taisen 2010 (de 2009). Em fevereiro passado, o mangá publicado pela Big Comic Spirits apresentou uma trama que se passa antes dos eventos da Begins Night, retratada no filme mencionado.


Figures exclusivos

A San Diego Comic Con acontece de 18 a 21 de julho e a Hasbro prepara a linha Ligthning Collection para a franquia Power Rangers. Este ano a empresa vai lançar um pack exclusivo com as duas versões de Jason. O primeiro como Ranger Vermelho de Mighty Morphin Power Rangers e o segundo como o Ranger Dourado de Power Rangers Zeo.

As unidades são limitadas e custarão US$ 50. Quem não puder comparecer ao evento, poderá adquirir pela loja virtual Hasbro Pulse.

Jason volta a ser interpretado por Austin St. John na segunda temporada de Power Rangers Beast Morphers em 2020.


Tema de encerramento

Após um mês, a dupla de ouro Ricardo Cruz e Lucas Araújo volta a apresentar mais um clipe com tema de tokusatsu no Anison Lab. O vídeo desta quinta (13) é com o tema de encerramento de Kamen Rider Hibiki, chamado “Shonen Yo” (“Ei, garoto”). Na série de 2005, a canção foi interpretada por Akira Fuse.


Vale a pena ler de novo

A Coluna do Daileon completa um ano nesta semana. Além de atualizar os fiéis leitores do JBox, o espaço também se dedicou a resenhas, participação de convidados, materiais especiais e nostalgia na medida. Relembre agora os melhores momentos numa seleção de 10 edições para você ler de novo. Divirta-se! :)

Coluna do Daileon#1

Data: 15 de junho de 2018

Capa: Hero Mama League

Título: Hero Mama League economiza tempo em roteiro, mas não com bons colírios

Matérias secundárias: Lupinranger VS Patranger, Kamen Rider Build, Kamen Rider Zi-O, ULTRAMAN, SSSS.Gridman, Godzilla Island, Jaspion.

Comentário: A primeira edição a gente nunca esquece. Foi publicada pontualmente às 11h da manhã do dia 15 de junho de 2018. Nessa mesma data, o site JBox inaugurava versão 1.0. A ideia inicial era procurar adaptar o estilo opinativo do meu blog para comentar sobre as novas produções. O tema de capa foi Hero Mama League, o especial do dia das mães que serviu como prólogo do filme Kyuranger vs. Space Squad. Demorou quase um mês pra falar, mas o assunto ainda estava em alta no fandom. Como o espaço semanal também é sobre atualizações sobre o gênero tokusatsu, noticiei sobre Kamen Rider BuildLupiranger VS Patranger, SSSS.Gridman, ULTRAMAN e a silhueta de Kamen Rider Zi-O. Minha primeira indicação foi a série Godzilla Island (que ainda está no ar no canal oficial do Godzilla). Finalizei comentando brevemente sobre os 35 anos da inauguração da saudosa Rede Manchete.

 

Coluna do Daileon#11

Data: 24 de agosto de 2018

Capa: Power Rangers

Título: Power Rangers 25 anos! Uma nova era começa

Matérias secundárias: ‘Ito, mahoroba‘, Power Rangers Beast MorphersPower Rangers Legacy Wars, Garo: Red Requiem, Go Go Power Rangers, Uchuu Daisensou, Power Rangers: Soul of the Dragon, Kamen Rider Zi-O, Power Rangers: Beyond the Grid, Ultraman.

Comentário: Essa foi uma edição especial dos 25 anos de Power Rangers. De todas as que escrevi, foi a coluna que mais gostei de produzir até hoje. Eu costumo manter o hábito de preparar materiais especiais com certa antecedência, mas a ideia surgiu cerca de 10 dias antes. Então, fiz questão de convidar criadores de conteúdo que estão envolvidas com a franquia de alguma maneira para uma espécie de “rede de morfagem” comemorativa. Participaram os meus amigos Raphael Maiffre, Ana Luiza Bélico (ambos do Mega Power Brasil), Danilo Modolo (TokuDoc), Alexandre Nagado (Revista Herói, Blog Sushi POP), Lulu Gabriela (Serial Cookies), Matheus Mossmann (Herói Mook, Blog Dynablack Asylum), Rafael Jiback (JBox), Victor Rodrigues (Ilustra Victor) e Bone Lopes (Resistência Tokusatsu). Cada um deles contaram sobre suas experiências com os heróis multicoloridos, que sempre inspiraram mensagens de amizade e união. A edição serviu com expectativa para o episódio comemorativo de Power Rangers Super Ninja Steel, que contou com a volta de alguns Rangers lendários.

 

Coluna do Daileon#13

Data: 7 de setembro de 2018

Capa: Akira Kushida

Título: Akira Kushida! Tributo aos 30 anos de Jaspion no Brasil

Matérias secundárias: Kamen Rider Heisei Generations FOREVER, Dekaranger, Jiraiya, Power Rangers Super Ninja Steel.

Comentário: Em meados de agosto, comecei a escrever um roteiro para o quadro Perfil JBox, lá no nosso canal no YouTube. Era um documentário sobre a carreira do cantor Akira Kushida. Nosso amigo Ricardo Cruz nos ajudou com materiais de vídeo. A estimativa era do vídeo sair perto do episódio The Space Wolf Symphony, do projeto Anison Lab. Quando o medley foi anunciado para o dia 6 de setembro, resolvi que a edição do dia seguinte seria mesmo sobre essa belíssima homenagem aos 30 anos de Jaspion no Brasil. A véspera de feriado foi muito intensa por causa de um serviço específico no trampo. Cheguei tarde em casa, mas antes de dormir eu tinha que assistir o vídeo e comentar sobre o que assisti. Afinal, faltava só a matéria de capa sair pra finalizar a edição. E é um dos meus vídeos favoritos do excelente projeto musical da dupla Ricardo Cruz e Lucas Araújo. Mais especial ainda para o Ricardo que produziu e gravou ao lado de uma lenda viva do tokusatsu.

 

Coluna do Daileon#18

Data: 12 de outubro de 2018

Capa: Marcelo Robocop

Título: Entrevista com Marcelo Robocop (feat. Serial Cookies)

Matérias secundárias: Kamen Rider Zi-O, Power Rangers: Legacy Wars, Ryusoulger, Jaspion, Garo: Kiba no KIba, Godzilla, Kamen Rider W.

Comentário: Quando eu assisti a entrevista com o Marcelo Robocop no SBT, eu falei “quero uma entrevista com ele”. Fui atrás do contato dele e fui muito bem recebido pelo mesmo. Ele é realmente uma simpatia em pessoa, assim como na TV e na internet. Fiquei mais feliz ainda quando ele disse que me acompanhava no blog. Conversando com a Lulu do Serial Cookies, ela me disse que também estava para entrevistá-lo. Daí tivemos a ideia de fazer mais essa parceria. Ou seja, a mesma entrevista que saiu nessa edição também foi publicada no Serial Cookies. Tudo no mesmo dia. O dia das crianças foi um dos motivos para realizar a entrevista, justamente por evocar a nostalgia.

 

Coluna do Daileon#22

Data: 9 de novembro de 2018

Capa: Ricardo Cruz

Título: Entrevista com Ricardo Cruz

Matérias secundárias: Kamen Rider Heisei Generations FOREVER, Redman Dark, Super Sentai, Ultraman, SSSS.Gridman, Kamen Rider Hibiki, Círculo de Fogo.

Comentário: Faltava uma semana para o primeiro show do Anison Lab e fiz questão de entrevistar o Ricardo. Lá ele contou curiosidades sobre projeto musical que apresenta releituras de temas de sucesso das séries de anime e de tokusatsu às quintas-feiras. Ricardo também contou sobre a participação de Akira Kushida e seus projetos para agregar novos formatos para o canal. Ricardo também é uma simpatia em pessoa. Um mês depois da publicação dessa entrevista, me encontrei com ele pessoalmente aqui em Fortaleza (de onde essa coluna é escrita) no evento Sana Fest. Entrevistei ele e também Rodrigo Rossi e Larissa Tassi, que se apresentaram como o trio Danger 3.

 

Coluna do Daileon#26

Data: 7 de dezembro de 2018

Capa: Ultraman R/B

Título: Ultraman R/B: as aventuras dos Irmãos Ultra ganham as telonas

Matérias secundárias: Ryusoulger, Jaspion, Jiraiya, Kamen Rider Kuuga, Ultraman New Generation Chronicle.

Comentário: Quando uma série tokusatsu completa aniversário de estreia no Brasil, reservo o final da coluna para relembrá-la. Só que nessa edição eu fiz um pouco diferente. Relembrei sobre a reestreia de Jiraiya na extinta Rede Manchete, que completava 20 anos. Não por eu ter memória disso e tal, mas porque o clássico fez parte da fase final da emissora. Foi uma volta que pegou os fãs de surpresa, depois de vários anos anos fora do ar. Jiraiya estava nas mãos da extinta Tikara Filmes, distribuidora do sr. Toshihiko Egashira, que adquiriu e renovou os direitos que estavam com a Top Tape. Jiban também estava no pacote, mas infelizmente não deu tempo para ser reprisado. A crise da Manchete culminou na sua própria extinção e Jiraiya teve exibição incompleta e exaustivas reprises que passaram pela fase de testes da RedeTV!. Maskman teve o mesmo destino e foi relembrado na edição 31.

 

Coluna do Daileon#38

Data: 8 de março de 2019

Capa: Kamen Rider Faiz

Título: Produtor da Toei fala sobre as dificuldades de filmagens de Kamen Rider

Matérias secundárias: ULTRAMAN, Kamen Rider Zi-O, Gridman, Lupinranger VS Patranger, Godzilla II: Rei dos Monstros, Power Rangers: Battle for the Grid, Winspector, Kabutack, Robotack, cospleyers femininas.

Comentário: A parte final dessa edição foi feita pela Lulu Gabriella (do Serial Cookies). Era dia das mulheres e ela me ajudou, ou melhor, ela mesma selecionou contatos de mulheres que fazem cosplay de tokusatsu para falarem sobre suas inspirações. Tokusatsu não é um entretenimento exclusivo para crianças e/ou para homens. As mulheres também tem vez no fandom. Elas merecem e são exemplo.

 

Coluna do Daileon#42

Data: 5 de abril de 2019

Capa: Power Rangers no Espaço

Título: ‘Power Rangers no Espaço’ ganha saga exclusiva nos quadrinhos

Matérias secundárias: Megaranger, Ultraman Taro, Kamen Rider Brain, Kamen Rider Zi-O, Godzilla II: Rei dos Monstros, Gridman, Power Rangers, Daibutsu Kaikou, Jaspion.

Comentário: No final dessa edição, falei sobre o anúncio do nome do novo período imperial do Japão, a era Reiwa. Acompanhei o momento por transmissão ao vivo nas redes sociais. Foi oportuno para explicar o que pode mudar nas franquias do tokusatsu e o mencionei o impacto que marcou o final da era Showa e o início da era Heisei.

 

Coluna do Daileon#47

Data: 10 de maio de 2019

Capa: Kamen Rider Ginga

Título: Kamen Rider Zi-O: Ginga aparece no arco de tributo ao Kiva

Matérias secundárias: Jaspion, Power Rangers Beast Morphers, Sailor Moon, Sharivan, Garo: Gekkou no Tabibito, Kamen Rider Brain, Changeman, Flashman, Jiraiya, Jiban, Kamen Rider Black, Cybercop, Winspector, Solbrain.

Comentário: Antes da Coluna do Daileon estrear, eu tinha em mente de fazer uma homenagem à Manchete quando a extinção completasse 20 anos. Eu tava embalado pela nostalgia dos 35 anos da inauguração da emissora (comemorada em junho de 2018). O formato que encontrei foi relembrar os 20 grandes momentos das séries tokusatsu na Manchete. É claro que a lista vai mais além do que foi publicado, mas parte das séries que mais fizeram sucesso continuam nas lembranças, no fandom e nos papos de roda. Foi difícil de escolher, pois tinha séries favoritas desse colunista que passaram na saudosa emissora carioca que não estiveram na lista. A balança foi justa. Um dia eu faço o resumo dos 20 grandes momentos do tokusatsu na Manchete que marcaram minha infância… mas só daqui a 20 anos (isso se eu não mudar de ideia. ahahahaha).

Coluna do Daileon#50

Data: 31 de maio de 2019

Capa: Godzilla II: Rei dos Monstros

Título: Vida longa ao Rei! Godzilla domina as telonas na sequência da saga MonsterVerse

Matérias secundárias: Godzilla vs. Kong, Kamen Rider Zi-O, Ryusoulger, The☆Ultraman, Gallas, Monster Island.

Comentário: Originalmente essa edição seria comum. Minha ideia inicial era fazer um texto isolado sobre o primeiro encontro entre Godzilla, Rodan, Mothra e King Ghidorah no filme Ghidrah, O Monstro Tricéfalo (1964) para sair antes da estreia. Só que não deu tempo. Mas já havia me programado para assistir Godzilla II: Rei dos Monstros na estreia e posteriormente escrever essa resenha sobre o filme. Faltando três dias para a edição sair, decidi que faria mesmo uma edição especial sobre Godzilla. A ideia inicial de escrever um artigo sobre o crossover no filme do Ghidorah foi adotado nessa edição. Resolvi também escrever notas sobre as origens dos quatro kaijus, junto com as últimas atualizações sobre o filme até então. A edição 50 serve como norte para quem tem interesse no Rei dos Monstros. Ah, os detalhes dourados da capa foram uma surpresa do Rafael. Desde então eu chamo a edição 50 de “edição de ouro”. Tudo saiu além da minha imaginação (sem trocadilho). :D