Nesse sábado (22/06), em São Paulo, vai rolar a POC-CON, uma feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizada por artistas LGBTQ+. Com entrada gratuita ao público, um dia antes da Parada do Orgulho LGBTQ+ de SP, o evento ocorre no Osaka Naniwa-Kai (endereço abaixo em “serviço”).

Duas editoras de mangás marcarão presença, a NewPOP e a Panini. A informação veio através mapa de lojistas disponibilizado pelas redes sociais do evento:

A NewPOP vem publicando aqui no Brasil uma série de mangás nas demografias yuri e yaoi  (tais como Citrus, Loveless, NO.6Sunset Orange, Joy, dentre outros), além de contar com light novels em seu catálogo protagonizadas por homossexuais (Gravitation). Já a Panini, recentemente, lançou o mangá O Marido do meu Irmão.

Embora não esteja com estande, já que não possui nenhum representante no catálogo atual, vale relembrar que a Editora JBC foi a primeira a publicar um mangá de temática boys love aqui no Brasil. No caso, o quadrinho de Gravitation, da autora Maki Murakami, saindo aqui entre 2007 e 2008. E pouco tempo depois, em 2008, a empresa também trouxe o mangá Utena, um shoujo que aborda, dentre outras temáticas, a homossexualidade.


Serviço:

POC-CON: Feira LGBTQ+ de Quadrinhos e Artes Gráficas
Dia: 22 de junho de 2019
Local: Rua Domingos de Morais, 1581 – ao lado do metrô Vila Mariana (em São Paulo)
Horário: Das 10h às 19h
Preço: Entrada gratuita, mas são aceitas doações de alimentos não perecíveis para ajudar a Casa 1 (ONG em São Paulo que acolhe pessoas LGBTs que foram expulsas de casa ou que estão em situação de rua por sua orientação sexual e identidade de gênero. ).

Release:

Vem aí a primeira POC-CON!, uma feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizada por artistas LGBTQ+!

Os quadrinhos brasileiros estão vivendo uma época de ouro: centenas de novos talentos emergiram nos últimos anos e tem alcançado reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior e os eventos de quadrinhos tem se proliferado Brasil afora. Neste cenário tão efervescente, muitos autores LGBTQ+ também estão despontando e trazendo novas cores à nona arte brasileira.

Organizada por Mário César e Rafael Bastos Reis, a POC-CON pretende reunir e dar visibilidade aos talentos multicoloridos das artes gráficas em uma feira aberta ao público na época da parada do orgulho LGBTQ+ de São Paulo, que todos os anos arrasta uma multidão para a Avenida Paulista para celebrar as diversidades sexual e de gênero e reafirmar a luta por direitos de minorias marginalizadas.

Em tempos onde querem que meninas vistam rosa e meninos vistam azul, celebraremos os quadrinhos e artes gráficas brasileiros em um espaço onde cada um pode usar livremente a cor que bem entender.

A POC-CON acontecerá no sábado pré-parada LGBTQ+ de São Paulo, dia 22 de junho de 2019, das 10h às 19h, no Osaka Naniwa-Kai (Rua Domingos de Morais, 1581 – próximo ao metrô Vila Mariana – São Paulo/SP). Entrada gratuita.

[Via site POC-CON e @poc_con 1/2]