Estreando na programação do canal pago Cartoon Network em julho do ano passado, a versão mais recente de Captain Tsubasa (outrora conhecido por aqui como Supercampeões), terá o seu final veiculado oficialmente no Brasil nos próximos dias 22 e 23 de junho. A exibição segue o padrão curioso (pra não dizer estranho) que a emissora adotou há meses.

Os 4 episódios finais, que vão do 49 ao 52, serão exibidos primeiramente em uma maratona no canal do YouTube do Cartoon Network neste sábado (22), sendo reprisados na TV no domingo (23), no horário ingrato das 23h30. No YouTube, os capítulos ficam disponíveis por alguns dias.

A nova série de Captain Tsubasa estreou em abril do ano passado no Japão, com animação do estúdio David Production (Jojo’s Bizarre Adventure) e direção de Toshiyuki Kato (Full Moon o Sagashite). Ela reconta mais uma vez a saga de evolução do jogador Tsubasa Ozora: apaixonado por futebol desde a infância, ele muda o destino do time de sua nova escola, conhecida pelos atletas “perna-de-pau”.

Outras duas versões já foram exibidas no Brasil com o título de Supercampeões. A primeira (Captain Tsubasa J, no original) foi exibida a partir de 1997 na extinta Rede Manchete. A segunda (Captain Tsubasa Road to 2002, no original), teve alguns episódios lançados em DVD e ganhou exibição pelo Cartoon Network e RedeTV!, além de uma passagem pela Netflix apenas com o idioma em espanhol disponível.

[Via Programação]


Criado por Yoichi Takahashi, Captain Tsubasa surgiu como mangá em 1981, nas páginas da popular revista Shonen Jump (berço de outros sucessos como Dragon Ball e Naruto). A série original rendeu 37 volumes encadernados, se encerrando em 1988, além de um anime de 128 episódios em 1983 (ambos inéditos no Brasil).

Após o fim do primeiro mangá, o autor desenvolveu inúmeros spinoffs, trazendo os personagens clássicos em novos campeonatos. Desde 2013 ele trabalha em Captain Tsubasa: Rising Sun, na revista Grand Jump.