Em palestra realizada no último sábado (13), durante o evento Anime Friends, a Editora JBC anunciou a publicação de Sailor Moon Eternal Edition. Trata-se de uma nova coleção do mangá original de Sailor Moon para colecionadores, mais “luxuosa”, com 10 volumes no total.

Nos anos 1990, quando Sailor Moon foi publicada pela 1ª vez no Japão, a obra rendeu 18 volumes encadernados. Posteriormente, uma nova edição, chamada de Shinshoban, redistribuiu as páginas e removeu as histórias extras, rendendo 12 volumes. Essa edição de 12 volumes foi a que a Editora JBC lançou aqui no Brasil entre 2014 e 2015, e que ainda pode ser encontrada nas lojas, tanto de forma avulsa quanto reunida em dois boxes. A JBC também lançou as histórias extras em 2 volumes (Sailor Moon – Shor Stories) e o mangá Sailor V (predecessora de Sailor Moon).

Capa japonesa do 1º volume da ‘Eternal Edition’.

Ainda sem data certa para chegar, a Eternal Edition deve ser lançada no Brasil ainda este ano, sendo que a edição digital (eBook) deve vir primeiro. Inclusive, há um site oficial da versão digital (que é inédita no mundo todo), com um link para ler o primeiro capítulo em português.

O pessoal do SOS Sailor Moon registrou o momento do anúncio da JBC:

[Via Palestra Editora JBC no Anime Friends]


Sailor Moon foi criado como um mangá por Naoko Takeuchi no final de 1991, nas páginas da revista japonesa Nakayoshi, sendo finalizado em 1997 (originalmente com 18 volumes). Em 1992, virou uma série animada pela Toei Animation, encerrada em 1997.

Na história, Serena Tsukino (Usagi Tsukino) é uma estudante de 14 anos, chorona e que não vai muito bem na escola. Um dia ela se encontra com uma gata falante e recebe poderes para se transformar em Sailor Moon, uma heroína que luta pela justiça. Outras Sailors, com poderes inspirados nos planetas do sistema solar, juntam-se com o tempo, formando uma equipe de guerreiras.

A série estreou no Brasil em 1996, pela extinta Rede Manchete. Retornou à TV em 2000, pelo Cartoon Network, a partir da temporada Sailor Moon R. Todas as fases seguintes, nomeadas como SSuper S e Stars, foram exibidas pela emissora paga. Sailor Moon R também teve uma rápida passagem pela TV Record, sendo exibido dentro do infantil Eliana & Alegria. Alguns episódios das fases R e S foram lançados em DVD, enquanto a primeira temporada teve alguns episódios lançados em VHS.

Após mais de 10 anos de negociação, a Editora JBC publicou o mangá original por aqui a partir de 2014. Foi usada como base uma reedição fechada em 12 volumes. A empresa também lançou os 2 volumes de Sailor Moon: Short Stories e de Sailor V, história que deu origem a Sailor Moon.

Em 2014, a Toei Animation produziu Sailor Moon Crystal, um remake animado mais próximo à história do mangá. A série foi exibida por aqui via Crunchyroll, com legendas em português.

Uma produção para os cinemas em duas partes, Sailor Moon Eternal, está marcada para estrear nos cinemas japoneses em 2020.