Saudações inca-venusianas! (Awika!) É agosto, mas sem desgosto. A edição de hoje só tem coisa boa e você vai conferir tudo o que rolou nesta semana sobre Ultraman, Garo, Kamen Rider, Godzilla e ainda sobre uma nova produção de tokusatsu que será distribuída mundialmente. Vamo nessa, a festa é nossa! Sextou, galera! =D


Novo Ultraman

Os estúdios Tsuburaya, Toho e Khara anunciaram uma inusitada parceria: o projeto SHIN ULTRAMAN.

Essa nova produção contará com o roteiro de Hideaki Anno e a direção de Shinji Higuchi. Ambos trabalharam juntos no aclamado (e temeroso) filme Shin Godzilla (ou Godzilla Ressurgence), de 2016. Anno e Higuchi também são conhecidos pela criação e pelos storyboards, respectivamente, de Neon Genesis Evangelion, que atualmente está disponível mundialmente via Netflix.

SHIN ULTRAMAN está previsto para 2021, quando ocorrem as comemorações aos 55 anos da série original.


Primeira mão

Na edição desta segunda (29) do programa Senpai TV, da Rede Brasil, Luiz Bannitz, diretor de conteúdo e negócios da Encripta, falou em primeira mão sobre o licenciamento de sete filmes Ultraman, anunciado há cerca de duas semanas. Durante a entrevista, ele também falou sobre uma negociação que está acontecendo entre a Encripta e a Toei Company. Mais informações aqui.

Nota do colunista: Por sinal, Bannitz demonstrou interesse de estar próximo do público. Essa iniciativa, além de agregar novos títulos da Tsuburaya para o mercado brasileiro, também pode aquecer novamente o tokusatsu. Não custa frisar de novo que tudo depende também do retorno do público, para que mais materiais do gênero venham pra cá. E anotem já o que eu escrevo: a Encripta está preparando projetos que podem marcar o início de uma nova era do tokusatsu no Brasil. Todos atentos. ;)


Sonho de Yumi

Ainda no Senpai TV, mais precisamente na edição desta terça (30), Yumi Matsuzawa, cantora de temas de anime do Os Cavaleiros do Zodíaco – Saga de Hades, contou que gostaria de interpretar algum tema para a franquia Ultraman.

Então, como meus filhos assistem bastante Ultraman e alguns programas de tokusatsu, assistindo junto deles, eu tenho essa vontade de cantar para essas séries algum dia.

Assista à entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=kBgaHUJhhwI

Nota do colunista: Embora Yumi nunca tenha cantado nada relacionado a tokusatsu, ela tem um carisma singular que encanta também alguns fãs do gênero. Esse colunista acredita no potencial dessa ternurinha para cantar alguma canção para Kamen Rider e Ultraman. Produtores, atendam já o desejo da deusa do animesong!


Mais Ultras?

Durante o Anime Friends, gravamos uma entrevista com Yuri Petnys, gerente de mercado da Crunchyroll. Dentre as questões envolvendo séries de anime, ele falou também sobre o status das séries Ultraman na plataforma de streaming.

Nós somos um parceiro da Tsuburaya, nós negociamos diversos títulos com eles, nós temos títulos de catálogo de Ultraman, nós tivemos simulcasts de Ultraman, de várias épocas. Tivemos ‘Ultraman Leo’, ‘Ultraman 80’, ‘Ultraman Max’ e nós continuamos presando nossa parceria com a Tsuburaya. Não temos nada para anunciar no momento a respeito de séries de Ultraman, mas com certeza presamos bastante também a nossa fanbase de usuários que gostam de tokusatsu e gostaríamos muito de trazer esses títulos pro Brasil também.

Assista à nossa entrevista completa aqui.


Invasão tokusatsu

O Prime Video, serviço de streaming da Amazon, adicionou nesta semana os clássicos Changeman, Flashman e também a inédita primeira temporada de Garo em seu catálogo. Saiba mais aqui e aqui.


Transição

No próximo dia 25 acontecerá no Japão uma cerimônia de passagem de bastão de Kamen Rider Zi-O para Kamen Rider Zero-One. O evento será transmitido ao vivo pelas plataformas digitais Toei Tokusatsu Fan Club e Video Pass.


Nexus!

https://www.youtube.com/watch?v=9CkAc6xbNNU

A Tsuburaya continua investindo com séries de peso da franquia Ultraman em seu canal oficial no YouTube. Depois de anunciar a minissérie Ultra Galaxy Fight: New Generation Heroes para transmissão mundial (em japonês e em inglês), a produtora resolveu relançar Ultraman NexusO primeiro episódio está no ar gratuitamente desde a última terça (30), com qualidade em alta definição. Um novo episódio irá ao ar às terças-feiras a partir das 6h da manhã (horário de Brasília).

Ultraman Nexus foi exibida originalmente entre outubro de 2004 e junho de 2005, totalizando 37 episódios. A trama se passa quatro anos depois dos eventos do filme Ultraman: The Next. A trama é focada em Kazuki Komon, um jovem recruta da equipe Night Raiders, que luta contra criaturas espaciais. Apesar do protagonismo, Komon não é o alter-ego do herói-título. A série é dividida em duas fases, sendo que inicialmente o hospedeiro de Nexus é o misterioso Jun Himeya.

No Brasil, Ultraman Nexus está disponível pela plataforma de streaming Crunchyroll. Porém, apenas com legendas em inglês.

Nota do colunista: Embora os heróis mais recentes sejam os grandes favoritos do público, considero Ultraman Nexus como a melhor série da franquia na era Heisei. Era uma aposta da Tsuburaya para reinventar Ultraman para a então nova geração através do projeto Ultra N. Infelizmente Nexus não vingou, mas era uma trama que quebrou padrões. É interessante ver o herói-título ser coadjuvante e o (verdadeiro) protagonista enfrentar seus próprios demônios sem superpoderes. Exibida num horário ingrato das manhãs de sábado, Nexus era uma série sombria e violenta. Himeya não era o único hospedeiro do gigante prateado e surpresas foram guardadas até o último episódio. Um revival oportuno dessa grande saga que completa 15 anos em outubro.


Primórdios

Os filmes de Godzilla da era Showa serão lançados em Blu-ray-box nos EUA pela distribuidora Criterion, como o seu milésimo lançamento. Todos os primeiros 15 filmes originais (de 1954 a 1975) serão reunidos em oito discos com alta definição, legendas em inglês e dublagem originais para seis dos filmes.

Os extras incluirão comentários em áudio, entrevistas, trailers, ilustrações, etc.

A pré-venda está aberta no site da Criterion, com previsão de lançamento para 29 de outubro. A box custará $224,95, mas atualmente pode ser adquirida por $179,96.


O retorno

Kouga Saejima, o protagonista das duas primeiras séries da franquia Garo, e Karune Ryuzaki, o antagonista da série original, vão aparecer no filme Garo: Gekko no Tabibito. Os personagens serão reprisados por Ryosei Konishi e Masaki Kyomoto, respectivamente.

O filme estreia no dia 4 de outubro no Japão.


Chaves do progresso

Finalmente temos as primeiras imagens de Kamen Rider Zero-One pelas revistas japonesas!

O novo herói utilizará as Progrise Keys para obter dados de animais para os combates. Rising Hopper é a chave que o torna extremamente ágil e rápido, além de ativar o poder Rising Impact para derrotar os inimigos. Sua segunda forma é ativada pela chave Flying Falcon, desbloqueando as capacidades de voo e uma armadura vermelha.

Os Riders Vulcan e Valkyrie usarão as chaves Shooting Wolf e Rushing Cheetah, respectivamente. O primeiro é descrito como “lutador selvagem”, enquanto a segunda possui habilidades precisas. Veja as imagens:

Kamen Rider Zero-One estreia em 1º de setembro e vai ao ar todos os domingos, a partir das 9h da manhã, pela emissora japonesa TV Asahi. Mais detalhes sobre a nova série você confere na Coluna do Daileon#57.


Luz e trevas

Veja também as novas scans de Ryusoulger:

Surgem dois Kishiryu gêmeos: os velociraptors Shine Raptor e Shadow Raptor. Eles foram capturados por Druidon há cerca de 65 milhões de anos e são alimentados de luz e escuridão para aumentar seus poderes.

Os Raptors podem se combinar para a formação do Kishiryu Cosmo Raptor e também podem se unir ao Kishiryu Oh para formar uma nova configuração: Kishiryu Oh Cosmo Raptor.

Em particular, Shadow Raptor fará amizade com Ryusoul Gold e vai se combinar com Mosa Rex para formar o Kishiryu Neptune Shadow. Esse novo mecha poderá controlar a gravidade durante os combates. Gold vai obter a Shadow Raptor Armor para se tornar em Ryusoul Gold Darkness Soul, que permite disparar buracos negros nos seus oponentes através do Mosa Changer.

Por fim, Ryusoul Red dominará os poderes de Cosmo Raptor para se transformar em Ryusoul Red Cosmo Soul, uma forma que desencadeia a força da luz e das trevas.


Poder da Terra

E em Ultraman Taiga…

O nosso herói recebe uma poderosa forma dourada e assume o codinome Ultraman Taiga Photon Earth. Sua velocidade é aumentada para mach 1.5, enquanto a velocidade de voo é elevada para mach 8. Seu golpe fatal é o Aurum Strium Beam.

Veja as scans:


O amor não para

É do filme Kamen Rider ZO (de 1993) a releitura do projeto Anison Lab desta semana. Ai ga Tomaranai (O Amor não Para) com a dupla de ouro Ricardo Cruz e Lucas Araújo! Som na caixa, DJ! 😎


Tesouros e músicas

No canal TokuDoc, o nobre amigo Danilo Modolo apresentou uma curiosidade bacana sobre todos os tesouros que aparecem em Lupinranger VS Patranger. Se você assistiu a série Super Sentai de 2018, provavelmente deve ter percebido um ou outro elemento de outras séries da franquia que apareciam em cada episódio. Mas o que você não sabia é que cada tesouro faz referência a um grande hit da música internacional. Ficou curioso? Então assista ao vídeo acima e prepare já sua playlist.


Conquistando o mundo

Uma nova produção de tokusatsu em parceria entre Japão e EUA está para surgir. Recentemente foi anunciada uma parceria entre o diretor Takeshi Yagi e o produtor William Winckler, que está focado na criação e distribuição de mídia do estilo tokusatsu. O projeto será de ficção-científica e fantasia e será voltado para o público mundial.

Nós faremos filmes e séries surpreendentes que combinam contos de histórias japonesas e clássicos de Hollywood. Serão histórias novas, originais, cheias de personagens e aventuras únicas, para cinema e televisão“, contou a dupla em comunicado de imprensa.

Yagi é conhecido por dirigir séries Ultraman como Gaia, Cosmos, Nexus, Mebius e o filme Superior Ultraman 8 Brothers – A Grande Batalha Decisiva (lançado no Brasil em DVD pela Focus Filmes). Também foi produtor de Ultraman Max e Ultraman Ginga.

Já Winckler é veterano em produção de vários animes como Digimon Fusion (a versão gringa de Digimon Xros Wars), Hokuto no Ken e Captain Harlock. Teve notoriedade entre os fãs americanos de tokusatsu por supervisionar a dublagem local dos filmes de Ultraman Ginga S e Ultraman X, lançados na América do Norte em 2017.


Antes de me despedir, quero avisar que meu blog já está de volta depois de umas “férias”. Se você ainda não conhece, acesse aqui. E por aqui estamos rumo à sexagésima edição da Coluna do Daileon. A nave-mãe (ou melhor, minha redação particular) ainda tá em processo de reorganização/planejamento, depois de intensos estudos. Conteúdos bacanas surgirão em breve nos dois espaços. Me aguarde. Tchau, gente!. :)