Seguindo o caminho de resgatar séries dos anos 2000 pra levantar seu catálogo de animes, o Amazon Prime Video adicionou recentemente os 13 episódios iniciais de Sonic X, apenas com opção de dublagem em português, realizada pelo estúdio Delart.

Esse anime do ouriço foi exibido por aqui pelo extinto Jetix (canal que substituiu a antiga Fox Kids e depois se transformou no atual Disney XD) e também pela Rede Globo, possuindo ao todo 78 episódios. Ainda na época que era transmitido na TV paga, a Spot Films lançou 4 DVDs no Brasil reunindo 12 episódios, que foram relançados por outros selos “obscuros” posteriormente, até ganhar outro lançamento pela Focus Filmes em 2016 – e também começar a figurar serviços de on demand. Desde então, são somente esses 13 episódios (1 a mais em relação ao lançamento da Spot) que são sempre disponibilizados e inclusive também aparecem no serviço do Looke.

Acesse a página do anime no Prime Video clicando aqui.

Produzido em 2003 pela TMS Entertainment (a mesma de Saint Seiya: The Lost Canvas), Sonic X começa quando o Dr. Eggman coleta todas as 7 Esmeraldas do Caos e está prestes a ter poder supremo pra governar o mundo. É aí que Sonic interfere, causando uma grande explosão que envia ele e seus amigos à Terra. Em nosso planeta, o ouriço é resgatado por um garoto de 12 anos chamado Christopher, que o ajuda a encontrar seus companheiros para coletar todas as poderosas esmeraldas e derrotar o malvado vilão.

A série estreou por aqui em 2004 e teve 65 episódios exibidos pelo Jetix. A Globo chegou a passar mais que isso, começando a transmitir o anime em 2007, porém ao final restringiu a exibição para o sinal da parabólica. Ambos os casos tiveram mais episódios exibidos que o próprio Japão – que só transmitiu 52 pela TV, disponibilizando o restante para download por lá anos depois. Em seu país de origem, Sonic X não teve uma audiência satisfatória, por isso os 26 episódios finais estrearam diretamente no Ocidente, onde a repercussão foi mais positiva.

Os episódios no Ocidente sofreram também com a interferência da 4Kids, conhecida por editar vários animes infantis na virada dos anos 1990 para os anos 2000, tendo atuado em títulos como Pokémon e Yu-Gi-Oh!, alterando diálogos e músicas. Aliás, a música da abertura original japonesa foi interpretada pela lenda Hironobu Kageyama, voz dos temas de Dragon Ball Z.

Em 2009, a Editora Online publicou no Brasil a série Sonix X Em Quadrinhos, trazendo material original publicado nos Estados Unidos pela Archie Comics, baseado no anime. Lá fora a publicação rendeu 40 edições, mas por aqui não foi além da número 5.

[Via Prime Video]