Fechando o ciclo de lançamentos de séries tokusatsu pelo selo da Sato Company, o Amazon Prime Video adicionou National Kid. A série de 1960 foi a primeira do gênero a ser exibida no Brasil e se une aos títulos Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraiya, Jiban, Garo, o filme Garo: A Flauta Secreta e sem contar a série exclusiva da plataforma de streaming Kamen Rider Amazons (intitulado mundialmente como Amazon Riders).

Estão disponíveis no momento 25 episódios e a duração de cada um varia entre 10 a 15 minutos. Vale ressaltar que a versão que a Sato possui é a mesma do DVD nacional lançado pela Focus Filmes entre 2009 e 2010. Na primeira box vieram as sagas National Kid contra os Incas Venusianos, O Retorno dos Incas Venusianos, National Kid contra os Seres Abissais, A Revolta dos Seres Abissais, National Kid contra o Império Subterrâneo e A Vingança do Império Subterrâneo. Todas elas com a redublagem para o relançamento em VHS no ano de 1993, também pela Sato Company. Tal relançamento da época foi baseado em uma coletânea da Toei Video de 1987 que compilou as sagas como se fossem “filmes”. E a segunda box com as sagas O Mistério do Menino Espacial e National Kid contra os Zarrocos do Espaço eram inéditas em vídeo no Brasil, seguiam o formato episódico original de 25 minutos e com nova dublagem, onde o dublador Affonso Amajones substituiu o saudoso Emerson Camargo, que estava afastado na ocasião.

National Kid continua disponível com alguns episódios no YouTube pelo canal Tokusatsu TV, da própria empresa de Nelson Sato.

 

Acesse a página da série no Prime Video aqui.

Exibida originalmente entre 4 de agosto de 1960 e 27 de abril de 1961 pela emissora NET (atual TV Asahi), National Kid foi uma produção da Toei Company que apresentava um herói vindo da quarta dimensão para proteger a Terra contra invasores do espaço durante 39 episódios semanais. A série também serviu como merchandising para a fábrica de eletrodomésticos National Eletronics Inc (atual Panasonic). A criação foi do mangaká Daiji Kazumine, que apresentou também uma adaptação em quadrinhos de julho de 1960 a dezembro de 1961.

National Kid chegou ao Brasil em 1964 e foi exibido pelas emissoras TV Record, TV Rio (atual RecordTV Rio) e TV Piratini de Porto Alegre (afiliada da Rede Tupi e atual SBT Rio Grande do Sul). Cult da história da TV brasileira, o clássico ganhou uma sobrevida a partir de setembro de 1993 pela Sato Company, que relançou parte da série em VHS. Chegou a ter uma curta exibição nas noites de sexta-feira entre 29 de março a 10 de maio de 1996 como parte do bloco JapAction, pela extinta Rede Manchete. Em 2002, a Cinemagia lançou dois discos com a saga dos Incas Venuzianos. Mais tarde, a Focus Filmes lançou duas boxes da série entre 2009 e 2010.

A voz do herói ficou marcada pela interpretação do veterano Emerson Camargo nas duas primeiras dublagens. O dublador contribuiu também para as versões brasileiras de Ultra Seven, Patrine, Winspector, além de alguns filmes da franquia Ultraman. Camargo morreu aos 72 anos no dia 14 de abril de 2017.

[Via Prime Video]