No fim do mês passado, a série tokusatsu Esquadrão Relâmpago Changeman foi adicionada ao catálogo do Amazon Prime Video, com um detalhe “estranho”: apenas com sua segunda metade de episódios, nomeada na plataforma como “2ª temporada”.

O problema foi resolvido nessa última semana. Agora todos os 55 episódios do seriado estão disponíveis, mantendo a divisão em duas temporadas. Quanto ao áudio, o material traz apenas a dublagem clássica em português, exibida na época da Manchete.

Em matéria de tokusatsu, o Prime Video conta com todas as outras séries distribuídas por aqui pela Sato Company: National Kid, Jaspion, FlashmanJiraiyaJiban Garo, além dos filmes Garo: A Flauta Secreta e Garo: Red Réquiem. Vale lembrar também que a plataforma conta com a série exclusiva Kamen Rider Amazons (intitulado mundialmente como Amazon Riders), mas apenas com legendas em inglês, coreano e chinês.

Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman) é a nona série da franquia Super Sentai, produzida em 1985 pela Toei Company. Quando o Império Gozma, liderado pelo comandante Giluke em nome de Bazoo, ameaça a Terra, uma lendária energia chamada de “força terrestre” se manifesta. Há tempos em um treinamento militar, os jovens Tsurugi, Hayate, Ozora, Sayaka e Mai são banhados por essa energia, transformando-se em Changeman para lutar pela paz do planeta.

Por intermédio da Everest VideoChangeman chegou ao Brasil inicialmente em VHS, juntamente com Jaspion, em meados de 1987. No dia 22 de fevereiro de 1988, o quinteto colorido estreava no programa Clube da Criança, da Rede Manchete, tornando-se um fenômeno ao lado do herói metálico, abrindo portas para dezenas de séries tokusatsu em nossa TV. Vendeu vários produtos licenciados e chegou até a virar história em quadrinhos oficial desenhada no Brasil.

Nos anos 1990, Changeman foi reprisado nas emissoras Record e CNT/Gazeta. Em 2009, a Focus Filmes lançou a série completa em duas boxes de DVD – que trouxe alguns problemas, como episódios aleatórios com imagem capturada do canal japonês Toei Channel.

Clique aqui para acessar a página de Changeman.

Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.