Se seguir o registro de ISBN, a Panini deve lançar em breve o clássico mangá Dragon Ball em formato digital (e-book). A plataforma de registro de publicações demonstra que os 10 primeiros volumes da obra já estão listados.

Registro da edição digital de Dragon Ball pelo ISBN.

Até o momento a editora não se pronunciou oficialmente sobre o lançamento – no entanto, tem sido comum a Panini não divulgar seus lançamentos digitais, que simplesmente surgem em lojas como a Amazon. Vale frisar também que está sendo utilizada a numeração dos encadernados originais (material em preto e branco, já lançado em formato impresso em 42 volumes pela própria Panini entre 2012 e 2015).

Atualmente, a editora publica em formato impresso Dragon Ball – Edição Definitiva, uma reedição do material original, completo em 34 volumes (no passado, a Conrad lançou no Brasil 16 volumes desses 34), com acabamento de luxo.

[Via ISBN]


Dragon Ball surgiu em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump (também publicado aqui pela Panini). Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.

O título foi publicado pela primeira vez no Brasil em 2000, pela Conrad Editora, sendo ao lado de Cavaleiros do Zodíaco o primeiro mangá em sentido de leitura oriental no país. Dividindo as sagas nos títulos Dragon Ball e Dragon Ball Z, as 42 edições japonesas se transformaram em 83 edições nessa primeira versão. Em 2005, a mesma editora começava a publicar uma Edição Definitiva, que foi cancelada perto da metade.