Ash e vitória nunca foram uma combinação muito comum no imaginário do espectador de Pokémon. Mesmo que competições como a Liga Laranja ou a Batalha da Fronteira estivessem em seu currículo, faltava um troféu em uma liga principal que simbolizasse o arco de geração do anime – o que finalmente rolou recentemente. Essa descrença atingia inclusive a atriz e cantora Rica Matsumoto, intérprete original do Satoshi (nome do Ash no Japão).

Em entrevista ao site da revista infantil CoroCoro, Rica comentou sobre como foi a reação quando descobriu que o personagem seria campeão. “Quando começamos a trabalhar na Liga Pokémon de Alola, o diretor veio até mim e disse: ‘Desta vez, nós definitivamente queremos deixar que o Satoshi vença’ e eu fiquei tipo ‘O quê? Ele vencendo!?’ E foi assim que eu descobri. Por algum tempo fiquei incrédula, dizendo: ‘Você está brincando comigo?‘ ou ‘Você quer dizer que realmente podemos fazer isso?’ (Risos)”.

A publicação ainda destaca que a atriz vem seguindo essa jornada há longos 22 anos, desde que o anime estreou no Japão – provavelmente o único lugar do mundo que não trocou seu elenco de vozes, exceto por algum ator falecido. Rica agradeceu as parabenizações pela vitória do personagem, mas fez questão de destacar seus companheiros: “Acho que não poderia ter feito isso se estivesse sozinha. Meus amigos estavam lá, meus outros colegas estavam lá torcendo comigo, muitas pessoas estavam me ajudando, e todos os Pokémon estavam lutando com tudo o que tinham e é por isso que acho que acabei vencendo. Então, obrigada a todos por me ajudarem a vencer! É o que mais sinto agora.”

‘O quê? Ele vencendo!?’

Durante as gravações do episódio da vitória, todos que participam da cena estavam juntos. “[…] todos nós queríamos a intensidade extra que sentimos brilhar em nossas apresentações e, por isso, todos acabamos gritando no limite de nossos pulmões. Realmente acho que os eventos que se desenrolavam na tela falaram conosco e acenderam uma chama dentro de todos nós. […] E mais do que algumas vezes nos tornamos tão barulhentos que nos pediam para ‘por favor, se afastar do microfone’ (risos). E então, é claro, nos dias seguintes às gravações, todos perderíamos nossas vozes.” – ilustrou Rica.

Na entrevista, a voz original do Ash ainda buscou em sua trajetória quais seriam as batalhas mais marcantes em ligas. “Hmm … Existem muitas para escolher, mas se estamos falando sobre essa Liga (Alola), então teria que ser a batalha de hoje (15) com Glazio. Ah, mas também tem a batalha contra Hau, onde Mokuroh fez o seu melhor … Ugh, não posso escolher apenas uma. Quanto à séries anteriores, eu teria que ir com a batalha de Shinji (Paul) na Liga Sinnoh! Goukazaru vs. Elekible (Infernape vs. Electivire)!

Você pode conferir a entrevista completa, traduzida em inglês pelo site Bulbagarden, clicando aqui.