A Crunchyroll, plataforma de streaming especializada em animes e conteúdos orientais, anunciou uma parceria com o Centro Cultural da Diversidade de São Paulo para abrir a primeira Mostra Crunchyroll de Animes LGBTQ+. A ideia é que haja três encontros mensais até o fim do ano, começando no próximo mês de outubro, todos com entrada gratuita.

Por enquanto, apenas o primeiro evento está definido. No próximo dia 2 de outubro, às 20h, a recente série given, que vem ganhando destaque entre os fãs de anime, comandará o encontro com a exibição de seus três primeiros episódios. Além disso, haverá uma mesa-redonda sobre a animação, contando com Fábio Garcia (redator do Omelete e editor do blog Mais de Oito Mil), Patrícia Machado (ditora-chefe do blog Blyme Yaoi) e Sayuri Tanamate, tradutora de given para a Crunchyroll.

Sobre a ideia da mostra, o gestor do Centro Cultural e diretor do Festival Mix Brasil, o maior evento cultural de diversidade da América Latina, André Fischer, comentou: “Estamos muito felizes que o Teatro Décio/Centro Cultural da Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura esteja sediando a Mostra Crunchyroll de Anime LGBT, uma importante vitrine da produção de animações japonesas que aborda a temática da diversidade sexual. Ela funcionará como ponto de encontro dos fãs do gênero em São Paulo que poderão assistir juntos e na tela grande os seriados e filmes favoritos e outros lançamentos.

As datas das mostras de novembro e dezembro devem ser anunciadas em breve. O local está sujeito à lotação, com capacidade para até 186 lugares.

SERVIÇO

1ª Mostra Crunchyroll de Animes LGBTQ [com exibição do anime given + mesa-redonda]
Local: Teatro Décio de Almeida Prado (futuro Centro Cultural da Diversidade)
Endereço: Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi, São Paulo – SP
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Capacidade: 186 lugares

Sobre given

given (estilizado assim mesmo, com “g” minúsculo) é originalmente um mangá criado por Natsuki Kizu em 2013, em publicação desde então na revista japonesa Cheri+. Em julho de 2019 estreia a adaptação animada, uma série produzida pelo estúdio Lerche (o mesmo de Assassination Classroom e Asobi Asobase).

Sinopse pela Crunchyroll: Por algum motivo, a guitarra que ele amava tocar e o basquete que ele adorava jogar perderam a graça. Essa era a vida de Ritsuka Uenoyama até encontrar Mafuyu Sato. Ritsuka tinha começado a perder seu amor pela música, mas ao ouvir Mafuyu cantar pela primeira vez, a canção ressoou em seu coração e a distância entre os dois começou a encurtar.

[Via Press Release]