Nos últimos dias houve um movimento de atualizações curiosas na página de InuYasha no Prime Video, serviço de streaming da Amazon. A última temporada da série regular juntamente com o arco ‘The Final Act‘ (a verdadeira conclusão) aparecem por lá como as temporadas 4 e 5, respectivamente. No entanto, os vídeos ainda estão marcados como “indisponível em sua localidade“, não liberados para os usuários brasileiros.

Outro ponto: todos os episódios aparecem com opção de áudio apenas em espanhol. Pelo que monitoramos, as legendas em português surgiram gradualmente (o Final Act estava sem legendas até ontem à noite). Significa que assim será disponibilizado, não havendo dublagem em português? Não necessariamente. O fato dos episódios ainda não estarem liberados pode ser um indicativo de que é um “problema que está sendo resolvido” – ou não.

Oficialmente, os 7 episódios finais de InuYasha e os 26 de InuYasha The Final Act são inéditos no Brasil. Em 2013, o estúdio Lexx teria dublado alguns episódios inéditos da série, mas o material nunca viu a luz do dia. Nenhuma informação sobre uma versão brasileira do final do anime surgiu nos últimos tempos, sendo o último trabalho conhecido o que foi feito com os 4 filmes (também disponíveis pelo Prime Video).

Uma coisa já podemos prever: são baixíssimas as chances de haver o áudio original em japonês. Caso a estreia seja realmente apenas com legendas, os espectadores vão ter que lidar com o áudio dublado em espanhol mesmo. A única dica que podemos dar é… reclamem com a plataforma.

[Via Prime Video]


InuYasha é mais uma criação da autora Rumiko Takashi, famosa por sucessos como Urusei Yatsura (Turma do Barulho no Brasil) e Ranma 1/2. Seriado nas páginas da revista Shonen Sunday entre 1996 e 2008, a série rendeu um total de 56 volumes encadernados, acompanhando a jornada da jovem Kagome, que viaja sem querer para o Japão feudal e liberta um meio-youkai chamado InuYasha, com quem deve se aliar para procurar os fragmentos da Joia de Quatro Almas.

A série animada estreou no Japão em 2000, com produção do estúdio Sunrise, sendo finalizada com 167 episódios em 2004. Anos mais tarde, em 2009, mais 26 episódios foram lançados na temporada conhecida como InuYasha: Kanketsu-hen (ou The Final Act), que finalizou a saga do meio-youkai e da garota que veio do futuro.

No Brasil, o mangá foi publicado pela Editora JBC a partir de 2002 em formato meio-tanko (totalizando 112 volumes) e há uma expectativa para um futuro relançamento. Já o anime estreou via Cartoon Network também em 2002 e fez sucesso junto ao público – mesmo  sofrendo com cortes e censuras promovidos pela distribuidora Televix. 30 episódios chegaram a ser exibidos também em TV aberta pela Rede Globo e os filmes estrearam por aqui pela Netflix.

A série Kanketsu-hen permanece inédita oficialmente no Brasil.