Anunciado pela Panini no início de agosto, o quinto databook de One Piece, intitulado One Piece: Blue Deep, será publicado ainda neste mês de outubro. A confirmação se deu após a empresa listar o produto em sua loja virtual, com aviso de disponibilidade “em breve”. Curiosamente, a mesma página do site indica que a edição estaria a venda a partir de ontem (2), mas como mencionamos anteriormente, a edição ainda não está à venda no mesmo site, nem em lojas parceiras que verificamos, como a Amazon.

O databook custará R$29,90 e compila informações da série nos arcos do Novo Mundo, além da adição do capítulo zero do décimo filme da franquia, subintitulado “Strong World” e lançado no Japão em 2009. Confira todos os detalhes do produto:

Título nacional: ‘One Piece: Blue Deep’
Autor: Eiichiro Oda
Formato: 13,7×20 cm
Classificação Etária: 14 anos
Número de páginas: 292
Lombada/Encadernação: Quadrada
Tipo de capa: Cartão

Capa nacional de ‘One Piece Blue Deep’

Sinopse pela Panini: “Este é o quinto databook recheado de informações sobre a série de One Piece e seus personagens nas aventuras pelo Novo Mundo! Além disso, contém o Capítulo Zero de “Strong World”, uma entrevista incrível com o autor Eiichiro Oda e muitas informações sobre os navios e os akuma-no-mi!! A verdadeira enciclopédia AZUL e PROFUNDAMENTE informativa sobre estes grandes aventureiros e heróis em busca do One Piece!!”

A editora atualmente também publica o mangá principal e, no passado, já lançou outros databooks da série que antecedem o novo volume (One Piece Red, Blue, Yellow e Green). Após este lançamento, só um databook da série ainda continuará inédito no país, Vivre Card – One Piece Visual Dictionary, lançado no Japão em 2018. One Piece: Blue Deep foi originalmente lançado em março de 2012.

[Via Biblioteca Brasileira de Mangás]


Databook, ou livro de dados numa tradução literal, é uma publicação que compila um conjunto de informações sobre uma respectiva obra. Os databooks de séries japonesas costumam incluir informações sobre os personagens, mais detalhes da história, conceitos descartados e entrevistas com o autor.


One Piece é uma obra de autoria de Eiichiro Oda, o mangá começou a ser publicado na Shonen Jump em julho de 1997 e logo tornou-se um fenômeno mundial, já tendo vendido mais de 400 milhões de cópias, sendo atualmente o quadrinho japonês mais vendido da história, e a 3° série de quadrinhos mais vendida no mundo (atrás de Superman e Batman). Na história, acompanhamos as aventuras do pirata Monkey D. Luffy e de sua tripulação, os Chapéus de Palha, que navegam o mundo à procura do “One Piece,” o tesouro perdido do antigo Rei dos Piratas, Gol D. Roger, enquanto enfrentam diversos piratas e o Governo Mundial.

No Brasil, o mangá foi publicado pela primeira vez no formato “meio-tanko” pela Editora Conrad, que interrompeu a publicação na 70° edição (correspondente a 2° parte do volume 35 no original japonês). Em 2012, a série foi relançada pela Editora Panini, seguindo o formato original japonês, e conta atualmente com 89 volumes encadernados lançados. A versão em anime é produzida pelo estúdio Toei Animation (Dragon Ball Z) e exibida oficialmente via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português.