O longa animado Kimi to, Nami ni Noretara (Ride Your Wave), de Masaaki Yuasa – mesmo diretor de Lu over the Wall e Devilman Crybaby – foi premiado na noite de ontem (13) no 52° Festival de Cinema de Sitges, vencendo a categoria de Melhor Filme Animado, consagrando esta obra cinematográfica, que já acumula outros dois prêmios conquistados em renomados festivais de cinema. Disputavam nesta mesma categoria, outras duas animações japonesas de peso: HUMAN LOST, de Fuminori Kizaki (que será exibido mundialmente pela Netflix), e Birthday Wonderland de Keiichi Hara.

Ride Your Wave venceu em junho, a Taça de Ouro nesta mesma categoria, no Festival Internacional de Cinema de Xangai, e no mês seguinte, recebeu o Axis: Prêmio Satoshi Kon de Excelência em Animação, no Festival Internacional de Cinema de Montreal. Também competiu no Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França; e em novembro, pode levar seu quarto prêmio no 39° Hawai’i International Film Festival.

Mas a estatueta de Sitges pode representar uma conquista mais valiosa para Yuasa, visto que este festival espanhol é reconhecido como um dos 3 mais renomados festivais de cinema do mundo, juntamente com o Fantasporto de Portugal, e do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Bruxelas, na Bélgica.

Apesar da ótima aceitação crítica, o filme produzido no estúdio Science SARU (onde o diretor é um dos fundadores) acabou tendo uma arrecadação nacional decepcionante. No Japão, estreou nos cinemas em 21 de junho deste ano, em 299 salas, e terminou arrecadando 250 milhões de ienes, um número considerado abaixo das expectativas.

Em Kimi to, Nami ni Noretara (Ride Your Wave), Hinako Mukaimizu é uma jovem surfista que se muda para uma cidade costeira afim de entrar na universidade e praticar seu esporte favorito. No entanto, quando seu novo apartamento pega fogo, ela é salva pelo bombeiro Minato Hinageshi. Os dois logo se tornam amigos e passam a surfar juntos, o que acaba criando um vínculo afetivo, mas o trauma de um triste acontecimento pode impedir que Hinako siga sua vida em frente…

[Via Crunchyroll]