Três anos após a sua estreia na TV japonesa, a série Digimon Universe: App Monsters finalmente terá uma exibição oficial no Brasil. A Crunchyroll anunciou que vai disponibilizar todos os episódios em sua plataforma de streaming a partir do próximo dia 28 de outubro. Nada foi comentado sobre uma possível dublagem em português, então provavelmente haverá apenas a opção de áudio original em japonês com legendas em nosso idioma.

Lançada no Japão em outubro de 2016, ‘App Monsters‘ é a sétima série da franquia dos monstrinhos digitais, mas a que mais se distancia de todas, apresentando o conceito dos Appmon – seres inteligentes que vivem nos aplicativos de smartphones (como se aquelas figurinhas que você manda no zapzap tivessem vida própria). A produção da Toei Animation conta com 52 episódios dirigidos por Gou Kouga (do especial One Piece Episode of Sabo), com roteiros de Yoichi Kato (Yo-kai Watch), e rendeu também títulos em mangá e um RPG para o Nintendo 3DS.

Sinopse pela Crunchyroll:
O mundo todo usa aplicativos de smartphone, mas dentro deles moram criaturas desconhecidas conhecidas como App Monsters – ou Appmon. Os Appmon são inteligências artificiais com a capacidade de pensar e agir, vivendo no limiar entre o mundo humano e o digital. No vasto mar da internet, uma vilanesca IA chamada Leviathan cria um L-vírus para obter controle sobre os Appmon e começa a hackear todos os sistemas do mundo, controlando o mundo humano com a força da internet. Haru Shinkai obtém o Appli Drive e o usa para materializar Gatchmon, um Appmon de aplicativo de busca.

[Via Crunchyroll]


Inspirado no popular TamagotchiDigimon surgiu em 1997 pela Bandai, como uma série de bichinhos virtuais que também podiam batalhar. Em 1999 a Toei Animation lançou uma série animada derivada, sob o título de Digimon Adventure.

Creditada a uma equipe criativa denominada como Akiyoshi Hongo, Digimon Adventure fez sucesso suficiente para render uma continuação no ano seguinte, com Digimon 02. Depois foi a vez de Digimon Tamers Digimon Frontier, séries que possuíam seus próprios enredos, sem dar continuidade às duas primeiras. Após uma pausa, o título voltou com mais uma série original em 2006, intitulada de Digimon Savers (Data Squad no Ocidente). Entre 2010 e 2012 foi a vez de Digimon Xros Wars (Fusion) e em 2016 chegou Digimon Universe: App Monsters.

Trazida ao Brasil como forma de contra-ataque à mania PokémonDigimon ganhou grande destaque na programação da Rede Globo a partir de julho de 2000, sendo exibido também pelo extinto canal pago Fox Kids. Dublada nos lendários estúdios da Herbert Richers, foi um enorme sucesso comercial, rendendo inúmeros produtos estampados com a marca, como materiais escolares, alimentos, revistas, jogos e brinquedos.

Parte dos episódios da 1ª série foi lançada em DVD pela Focus Filmes. Atualmente, pode ser vista na íntegra com a dublagem original pelo serviço de compra e aluguel digital Looke. Entre 2015 e 2018, uma série de 6 filmes foi lançada, trazendo os personagens do anime original na adolescência. Chamada de Digimon Adventure tri., foi exibida aqui no Brasil com os filmes divididos em episódios de meia hora, através da Crunchyroll.

Um novo filme está previsto para 2020.