Saudações inca-venusianas! (Awika!) ULTRAMAN ganha show exclusivo em dezembro na terra do sol nascente. David Yost, o primeiro Ranger Azul de Power Rangers, virá no Brasil neste fim de ano. Akira Kushida lança álbum comemorativo de 50 anos de carreira. Essas e outras notícias sobre o universo tokusatsu (faça seu checklist) você confere a partir de agora na Coluna do Daileon. E vamos que vamos! Hooray! Hooray!


Da TV para o palco

A Tsuburaya anunciou para o dia 14 de dezembro um espetáculo devotado ao animê ULTRAMAN, que acontecerá no Tokyo Dome Hotel, como parte da TSUBURAYA CONVENTION 2019. O evento de dois dias incluirá uma programação com cerimonias, shows, restaurante temático, entre outras atividades ligadas à franquia.

O elenco de ULTRAMAN Anime Stage Show será formado pelos dubladores Ryohei Kimura (como Shinjiro Hayata/Ultraman), Sumire Moroboshi (como Rena Sayama) e Kenjiro Tsuda (como Adad).

O animê é baseado no mangá de Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi (ambos de Linebarrels of Iron) e atualmente conta com 13 volumes publicados pela editora japonesa Shogakukan. No Brasil, ULTRAMAN é publicado pela Editora JBC e 10 volumes foram lançados até o momento.

ULTRAMAN tem 13 episódios exibidos exclusivamente pela Netflix. A animação é uma produção conjunta entre o Production I.G. e o Sola Digital Arts, com direção de Kenji Kamiyama (Ghost in the Shell: Stand Alone Complex) e Shinji Aramaki (Appleseed).

O mangá no qual o animê se baseia é uma sequência alternativa da série tokusatsu original de 1966, produzida pela Tsuburaya Productions. Ou seja, desconsidera os eventos apresentados na cronologia principal como em Ultra SevenO Regresso de UltramanUltraman Ace e assim por diante. O protagonista é Shinjiro Hayata, filho único de Shin Hayata, o hospedeiro do gigante prateado. O adolescente descobre que possui o misterioso fator Ultra, que lhe dá estranhos poderes. Assim, passa a vestir uma armadura baseada na forma heroica de seu pai e passa a ser um novo Ultraman.

Uma segunda temporada foi anunciada e a data de estreia ainda não foi revelada.


Billy na CCXP!

David Yost, ator que interpretou Billy Cranston/Ranger Azul em Mighty Morphin Power Rangers, é confirmado como atração da CCXP 2019. Saiba mais aqui.


Deleite

Em comemoração aos 50 anos de carreira, Akira Kushida vai lançar seu mais novo álbum em 6 de novembro. Delight reunirá temas de séries tokusatsu como Jaspion, Jiraiya, Jiban, Gavan, Abaranger, além de animês como Kinnikuman.

Nota do colunista: No JBox TV, nosso canal no YouTube, você confere um programa especial que fizemos em homenagem ao cantor. Assista aqui.


Memória

Programação matinal da TV aberta em 31 de outubro de 1999 | Reprodução/Jornal do Brasil

Numa manhã de domingo, mais precisamente em 31 de outubro de 1999, as séries tokusatsu Jiraiya e Maskman se despediam definitivamente da TV brasileira, junto com os animês Shurato e Yu Yu Hakusho. Naquele momento, os quatro títulos passaram pela fase decadente da Rede Manchete e consequentemente serviram como tapa-buraco da programação durante a transição para a RedeTV! (nome abreviado simbolicamente naquela fase como TV!) com inconstantes mudanças de horário. Fim melancólico!


Vulcânicos

A linha Candy Toy, da Premium Bandai, anunciou uma nova série chamada Super SHODO. As figures que vão inaugurar essa série são os heróis da série Taiyou Sentai Sun Vulcan (de 1981), incluindo suas armas. O lançamento será em fevereiro de 2020 e a coleção vai custar 5,500 ienes. Veja na galeria:


Vulcânicos 2

A linha Super Minipla divulgou imagens oficiais das miniaturas da fortaleza voadora Jaguar Vulcan e do Sun Vulcan Robo, também de Sun Vulcan. A data de lançamento ainda não foi relevada, mas você já pode conferir as imagens na galeria:


Amazons Halloween

Para celebrar o dia das bruxas, o Kamen Rider the Diner promove um menu temático inspirado em Kamen Rider Amazons (de 2016). Os itens estarão disponíveis até 13 de novembro. Veja as imagens:


Livro exclusivo

Kishiryu Sentai Ryusoulger “Lets Go to Ryusou World!”, livro da atual série Super Sentai, será lançado em 11 de novembro e seu conteúdo exclusivo será com entrevistas com o elenco principal, da equipe e fotos de bastidores.


Ultra relógio

Ultraman será tema de uma nova linha de relógios. Produto feito em parceria entre a Premuim Bandai e a Seiko, o relógio terá 780 unidades à venda e seu design é formado por uma pulseira de prata com aparência profissional, além de ponteiros minimalistas e marcas de minutos/segundos no mostrador. O detalhe vermelho no peito do herói e até o Color Timer também são destacados.

Tem mais: o Color Timer brilha no escuro e as marcas das 7h e 8h possuem estrelas como referência à Nebulosa M78. O relógio custará 33,600 ienes e será lançado em março de 2020. Confira na galeria:


Mãe da nova era

Mika Hijii (37), a Kaoru Mitsuki de Garo, está esperando seu primeiro filho, que carinhosamente ganhou o apelido de “Reiwa Baby” e deverá nascer na primavera japonesa (entre março e junho) de 2020. A atriz se casou em 1º de maio desse ano, data conhecida como o primeiro dia da era Reiwa.


Segunda filha

A segunda filha de Hiro Mizushima (35), o Kamen Rider Kabuto original, e de sua esposa, a cantora pop japonesa Ayaka (31), nasceu. O anúncio foi feito pelo ator em sua página oficial no Instagram.


Mãozinha

A linha S.H.Figuarts, da Tamashii Nations, anunciou o lançamento da figure da forma humana da Ankh, anti-herói de Kamen Rider OOO – ou seja, aquela mão monstruosa que toma um humano como hospedeiro. As imagens oficiais revelam a semelhança com a fisionomia do ator Ryosuke Miura, bem como elementos como picolé e o estojo das medalhas OOO, que eram características do personagem. A figure vai custar 6,600 ienes e será lançada em maio de 2020. Veja:


R.I.P.

Morreu no último dia 15, aos 90 anos, o sr. Banjiro Uemura. Ele foi o fundador do estúdio Tohokushinsha, o mesmo que produz as séries Garo. A informação veio a público nesta segunda (21). Uemura foi vítima de pneumonia.


Galera, vou ficando por aqui, mas sem antes de lembrar que o Alma Tokusatsu vai acontecer neste sábado (26) e domingo (27) em São Paulo, na associação Aichi do Brasil, que fica na rua Santa Luiza, 74, bairro da Liberdade. Se você mora por lá, compareça e prestigie esse evento que é 100% voltado para o tokusatsu. Fica aqui os votos de sucesso desse colunista que vos escreve e que venham mais edições. E a gente se fala na próxima edição da Coluna do Daileon. Inté!