A Sony apresentou nesta quarta (30) os resultados financeiros da empresa no ano fiscal de 2019, e divulgou que foram comercializados 2,8 milhões de unidades do PlayStation 4 durante o período do terceiro trimestre, encerrado no dia 30 de setembro. Portanto, o console agora acumula a marca de 102,8 milhões de unidades vendidas mundialmente desde o lançamento do produto em 2013, passando a ser o segundo console de mesa mais vendido, atrás do PlayStation 2 (155 milhões), e na frente do primeiro PlayStation (102,4 milhões) e Nintendo Wii (101,6 milhões).

Dessa forma, todos os três aparelhos de jogos eletrônicos de mesa (não-portáteis) mais vendidos da história pertencem à Sony. Todavia, quando incluso consoles portáteis, o PlayStation 4 é apenas o 4° maior em vendas, ficando atrás do Game Boy/Game Boy Color (3° – 118, 6 milhões) e Nintendo DS (2° – 154 milhões), assim como do PlayStation 2, que permanece como o recordista de vendas.

Os números também mostram uma “perda de força” do PS4, que teve vendas menores quando comparado com o ano fiscal anterior (que fechou em 3,9 milhões), limitando consideravelmente suas chances de superar o PS2. No entanto, vale lembrar que uma nova geração de consoles se aproxima, e por isso, as baixas nas vendas são esperadas. A partir dos dados, a empresa optou em reduzir sua previsão de vendas total do PS4 para este ano fiscal, de 15 milhões para 13,5 milhões.

O PlayStation 4 chegou no Brasil de uma forma discreta custando R$4 mil e foi, na época, o preço mais caro do console no mundo. Começou a ser fabricado no país a partir de 2015, passando a custar R$2.599 em preço oficial, mas este processo foi interrompido nesse ano, quando um porta-voz da empresa confirmou que atualmente todos os aparelhos vendidos no país são importados. Um modelo mais avançado com suporte a 4K, nomeado PlayStation 4 Pro, foi lançado mundialmente em novembro de 2016.

[Via Anime News Network]