As plataformas de streaming de música ainda são uma realidade recente no Japão no que tange os costumes – já que por lá o consumo de mídia física ainda é bastante considerável no mercado fono gráfico. Com isso, aos poucos algumas canções mais antigas vão aparecendo no catálogo de serviços como o Spotify, caso recente da trilha sonora de uma série muito querida no Brasil, Sakura Card Captors (Cardcaptor Sakura).

Há alguns dias, os temas principais do animê apareceram de forma oficial no Spotify com a entrada dos artistas do selo Flying Dog, caso por exemplo de Maaya Sakamoto, intérprete do 3º tema de abertura da série e do 1º de ‘Clear Card‘. Temas de outras animações, como .hack//SIGN, Blood Lad, Last Exile e The Ancient Magus Bride também chegaram recentemente à plataforma e uma boa dica para acompanhar esses lançamentos é seguir o perfil do AniPlaylist, que mantém informado das últimas novidades das animesongs por lá.

Catch You, Cathe Me (1ª faixa, na voz de gumi) e “Groovy!” (13ª faixa, de Kohmi Hirose), respectivamente os primeiros temas de abertura e encerramento de Sakura Card Captors podem ser encontrados nesta coletânea de músicas da série. Também tem uma versão da abertura cantada pela voz original da Sakura, Sakura Tange (sim, ela tem o mesmo nome da personagem) – é a 14ª faixa. Há, claro, vários temas de inserção também.

Já “Tobira wo Akete” (1ª faixa, da ANZA) e “Honey” (2ª faixa, de chihiRO), segundos temas, aparecem na 2ª coletânea, a mesma onde constam os terceiros temas, “Platina” (7ª faixa, da Maaya Sakamoto) e “FRUITS CANDY” (8ª faixa, da Kojima Megumi). O mesmo disco traz também os temas de encerramento do 1º filme, “Tooi Kono Machi de” (4ª faixa, da Naomi Kaitani), e do filme A Carta Selada, “Ashita e no Melody” (faixa 16), interpretado no original pela CHAKA (e no Brasil pela Sarah Regina: “pra ter vocêeeee”).

Cardcaptor Sakura: Clear Card, a continuação da série original, não fica de fora. A primeira trilha sonora oficial está lá completinha, contando com a versão TV de “CLEAR“, 1º tema de abertura interpretado pela Maaya Sakamoto. Porém, a faixa “Jewelry“, 1º tema de encerramento cantado pela Saori Hayami, não está liberada para o Brasil, com o álbum da cantora bloqueado pela Warner por enquanto.

Os segundos temas de ‘Clear Card‘ tiveram mais sorte, sendo representados pelos singles de suas respectivas cantoras. “Rocket Beat” está no disco de Kiyono Yasuno e “Rewindno disco de Minori Suzuki.

[Via AniPlayslist]


No Brasil foi diferente…

Sakura Card Captors estreou no Brasil pelo canal por assinatura Cartoon Network juntamente com Sailor Moon R em 1º de novembro de 2000. Trazida pra cá pela distribuidora Cloverway, a série teve uma “redução” de sua trilha sonora. Embora os vídeos dos segundos e terceiros temas fossem mantidos, os primeiros temas adaptados em português seguiram “tocando por cima” a série inteira. Resumindo, só tivemos adaptações das músicas da 1ª abertura e do 1º encerramento – interpretadas por aqui por Soraya Orenga.

A coisa mudou um pouco quando o animê passou a ser apresentado pela Globo em TV aberta. Várias das músicas que tocavam em meio a episódios da série ganharam uma versão em português. Uma dessas canções foi justamente o 3º tema de abertura, interpretado por Nísia Moraes.


Sakura na Amazon:
Comprando a partir desses links você pode ajudar na manutenção deste site.