Reafirmados no último mês de setembro, mais de três anos após o anúncio do lançamento, os DVDs e Blu-rays da série Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro finalmente começam a ganhar forma. O site CavZodíaco recebeu as imagens das capas dos novos discos da PlayArte, que você pode conferir na galeria abaixo.

Ainda sem valores e data de lançamento revelados, o grande atrativo do material físico para os fãs da franquia é a inédita dublagem em português. O trabalho feito pelo estúdio Dubrasil traz a última gravação do personagem Máscara da Morte com a voz de Paulo Celestino, falecido em 2017. A abertura, uma reinterpretação da música “Soldier Dream“, foi gravada por Rod Rossi, Ricardo Cruz e Larissa Tassi.

O CavZodíaco também divulgou a lista de dubladores que encarnaram os novos Guerreiros Deuses no animê:
Frodi de Gullinbursti: Raul Ferreira Neto
Fafner de Nidhogg: Jorge Cerruti
Hércules de Tanngrisnir: Douglas Monteiro
Surt de Eikschnir: Ricardo Monastero
Sigmund de Granyl: Fabricio Rinaldi
Balder de Hraesvelgr: Pedro Alcantara
Utgardar de Garmr: Heitor Assali

Outro diferencial é que os episódios contidos nos DVDs e Blu-rays trazem melhorias na animação, como aconteceu para o material de home video japonês, sendo visualmente diferentes dos que foram vistos na transmissão original por streaming.

Lançado originalmente em abril de 2015, ‘Alma de Ouro‘ (Saint Seiya: Soul of Gold) traz uma história exclusiva que “revive” os Cavaleiros de Ouro para enfrentar um novo mal que ataca as terras gélidas de Asgard, isso tudo enquanto os guerreiros de bronze enfrentam Hades nos Elíseos. A série foi exibida oficialmente com legendas em português através dos serviços de streaming Crunchyroll e Daisuki (extinto).

Ainda em 2015, os dois primeiros episódios ganharam dublagem em português para uma exibição especial durante o evento Comic Con Experience, em dezembro daquele ano. Somente os fãs presentes no painel puderam assistir ao primeiro episódio com essa dublagem – por questão de tempo, a exibição do segundo acabou sendo cancelada.

Provavelmente, esse deve ser o último lançamento em mídia física envolvendo as animações d’Os Cavaleiros do Zodíaco no Brasil. A franquia que outrora vendeu milhares de cópias em DVD para a PlayArte não resistiu ao forte declínio desse tipo de mercado no Brasil, vendo coleções recentes recorrendo a edições limitadas e inflacionadas para poderem se pagar.

[Via CavZodíaco]


Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa Weekly Shonen Jump em dezembro de 1985. De autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, que marcou época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.

A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.

Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon NetworkBandPlay TV, e teve passagem recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão. A Crunchyroll também disponibiliza a série por streaming, com dublagem. Foi lançada por completo em DVD e Blu-ray pela PlayArte.

O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publica atualmente uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban.

Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás, os títulos Episódio G (Conrad), Lost Canvas, Next Dimension e Saintia Shô (JBC) foram publicados no Brasil. Entre os animês, Os Cavaleiros do Zodíaco Hades (2002), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015, apenas legendado) e Saintia Shô (2018) também foram exibidos. Em julho de 2019, foi lançada a 1ª parte do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco.